Código Oficial: | 6090 |
Sigla: | MESHO |
Descrição: | O MESHO é um curso de perfil transversal, dirigido à formação de profissionais com elevada qualificação técnica e científica na área da Segurança e Higiene Ocupacionais. Para além do grau académico de Mestre, o MESHO permite o reconhecimento profissional, pela possibilidade de acesso ao CAP em SHT junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). No sentido de uma melhor adaptação da formação ao perfil individual de cada estudante e às exigências do mercado de trabalho, foram criadas duas opões, uma para aqueles que pretendam uma formação na área da Tecnologia e outra mais direcionada para a a gestão da Segurança e Emergência. |
Estimar os elementos básicos de avaliação económica: investimentos, custos e mercado 2. Efectuar estimativas económicas relativamente a projectos de vária índole: produtores de serviços, geradores de receitas, análise marginal, comparações entre leasing e aquisição em contextos sucessivamente mais complexos.
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.
Esta unidade curricular pretende garantir a aquisição de sólidos conhecimentos no cálculo de probabilidades e estatística, considerada uma ferramenta imprescindível nas mais diversas áreas e situações de incerteza, fundamentais no domínio da Engenharia. Pretende-se ainda desenvolver nos alunos a capacidade de comunicação rigorosa quando se referem a temas que têm por base conceitos de Probabilidades e Estatística. Esta unidade curricular pretende ainda desenvolver uma atitude crítica quando necessário proceder à análise de problemas estatísticos assim como a capacidade de aplicação dos conceitos adquiridos na resolução dos mesmos. Esta aquisição de conhecimentos fundamentais deverá munir os alunos de uma capacidade de aquisição futura de conceitos mais avançados que surjam no seu percurso de formação académica e/ou profissional.
O estudante deverá ter conhecimentos básicos de probabilidade e funções reais.
Componente científica: 100%
• Identificar as principais características e contingências associadas à gestão das organizações;
• Definir os principais modelos organizativos da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho;
• Dar a conhecer o enquadramento normativo dos Sist. de Gestão da Seg. e Saúde do Trabalho;
• Conhecer e aplicar as metodologias de prevenção dos riscos profissionais, na fase de conceção de novos locais de trabalho;
• Identificar requisitos técnico-legais prévios ao exercício de uma atividade económica.
-Identificar as principais características e critérios associados aos riscos naturais e tecnológicos;
-Definir os principais tipos de riscos (naturais e tecnológicos);
-Dar a conhecer o(s) enquadramento(s) normativo(s) para os diferentes tipos de riscos;
-Conhecer e aplicar as metodologias de prevenção dos riscos (naturais e tecnológicos), na fase de conceção, instalação e usufruto dos locais de trabalho
• Introduzir o conceito de Segurança (Rodo)viária e desenvolver as competências dos alunos para identificar os fatores de risco, em geral, e em casos concretos, e a sua capacidade para definir e propor medidas e soluções que reduzam os riscos de acidentes viários. • Identificar os principais fatores de risco e estudar, analisar e propor soluções; • Identificar situações e efetuar análise de risco no terreno; • Analisar medidas de prevenção, incluindo as de formação e educação para a segurança viária e a condução defensiva.
Elaborar um trabalho original especialmente desenvolvido para este fim, adequadoàs problemáticas da segurança e higiene ocupacionais
Na dissertação, o estudante deve atingir os seguintes objetivos: - Saber efetuar pesquisa de informação científica técnica e legal de forma sistemática, integrando os resultados dessa pesquisa; - Adquirir conhecimentos e competências numa área específica da tecnologia da segurança;
- Adquirir competências de trabalho sistemático sobre um tema;
- Apresentar um trabalho original que evidencie as conpetências adquiridas.
-Identificar as principais características e critérios associados aos riscos naturais e tecnológicos;
-Definir os principais tipos de riscos (naturais e tecnológicos);
-Dar a conhecer o(s) enquadramento(s) normativo(s) para os diferentes tipos de riscos;
-Conhecer e aplicar as metodologias de prevenção dos riscos (naturais e tecnológicos), na fase de conceção, instalação e usufruto dos locais de trabalho
• Introduzir o conceito de Segurança (Rodo)viária e desenvolver as competências dos alunos para identificar os fatores de risco, em geral, e em casos concretos, e a sua capacidade para definir e propor medidas e soluções que reduzam os riscos de acidentes viários. • Identificar os principais fatores de risco e estudar, analisar e propor soluções; • Identificar situações e efetuar análise de risco no terreno; • Analisar medidas de prevenção, incluindo as de formação e educação para a segurança viária e a condução defensiva.
Elaborar um trabalho original especialmente desenvolvido para este fim, adequadoàs problemáticas da segurança e higiene ocupacionais
Na dissertação, o estudante deve atingir os seguintes objetivos: - Saber efetuar pesquisa de informação científica técnica e legal de forma sistemática, integrando os resultados dessa pesquisa; - Adquirir conhecimentos e competências numa área específica da tecnologia da segurança;
- Adquirir competências de trabalho sistemático sobre um tema;
- Apresentar um trabalho original que evidencie as conpetências adquiridas.