Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Workshop de Culinária Vegetariana
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > PDMD > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Programa Doutoral em Media Digitais

Dados Gerais

Código Oficial: 5740
Sigla: PDMD
Descrição:

Programa doutoral em média digitais é um programa conjunto da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Universidade do Texas em Austin. O programa que contem uma natureza multidisciplinar está organizado em quatro áreas de especialização: (1) Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos; (2) Tecnologias; (3) Jornalismo; (4) Indústria, Públicos e Mercados. NA UP o curso funcionará ancorado na FEUP, envolvendo as Faculdades de Letras, Belas Artes, Economia e Ciências.

Diplomas

  • Doutoramento em Media Digitais - Indústria, Públicos e Mercados (240 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Media Digitais - Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos (240 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Media Digitais - Tecnologias (240 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Media Digitais - Jornalismo (240 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Media Digitais (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

História e Tendências dos Media Digitais

PDMD001 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é o de dar uma visão sobre a cultura digital, de abordar a história multimédia nas artes performativas e de reflectir sobre as tendências e influências do multimédia na sociedade contemporânea.

 

O módulo curricular de Cultura Digital pretende dotar os estudantes de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.

 

O módulo sobre a História do Multimédia procura dar uma visão sobre o modo como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura expressiva. Desta forma pretende-se promover também um posicionamento crítico sobre o impacto cultural das alterações tecnológicas na área do multimédia.

 

O módulo sobre as Tendências do Multimédia tem por objectivo promover a reflexão conjunta e o pensamento crítico individual sobre a influência do Multimédia na sociedade contemporânea, perspectivando a sua evolução num futuro próximo.

Seminário I

PDMD018 - ECTS

1. Promover o contacto dos estudantes com o "State of the art" nas diversas áreas científicas que integram o PDMD. Para o efeito, pretende-se organizar um conjunto de seminários/ cursos com oradores convidados de reconhecido mérito.

 

2. Articular revisoes aprofundadadas do estado da arte no domínio da pesquisa densenvolvida no contexto da análise de problemas científicos relevantes e inovadores. 

Teoria da Comunicação

PDMD004 - ECTS

- Criar espaços de análise e reflexão sobre os modos como as diferentes epistemologias constroem visões diferenciadas sobre a Comunicação. 

- Analisar teorias da comunicação, numa perspectiva diacrónica e interdisciplinar. 

- Desenvolver um raciocínio compreensivo que permita uma aplicação das teorias e conceitos substantivos a hipotéticas situações de terreno.

- Situar os novos media no quadro das teorias da comunicação. 

Laboratório dos Media

PDMD002 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo o desenvolvimento de competências de concepção e desenvolvimento de soluções com base em tecnologias multimédia emergentes e num contexto de experimentação, onde se pretende a formulação de uma hipótese, a preparação e realização de testes, a extracção e análise dos resutados obtidos. 

Possiveis tópicos a desenvolver:

a) new multimedia paradigms (virtual environments, mobile devices);

b) interactive narrative models for spatio-temporal data (metadata, networks, search results, etc): Depicting changes;

c) information processing and visualization for social media.

d) game analytics

e) Big data visualization

Métodos de Investigação

PDMD017 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objetivos principais:

  • Tomar consciência das várias partes integrantes de um trabalho académico de investigação.
  • Caracterizar a investigação quanto ao método e ao propósito.
  • Conhecer técnicas e instrumentos de recolha de dados.
  • Conhecer técnicas de análise de dados.
  • Conhecer estratégias para uma correta seleção de fontes bibliográficas.
  • Tomar contacto com boas práticas de investigação e analisar criticamente projetos de investigação.
  • Conhecer a investigação relacionada com as várias especializações do Programa Doutoral em Media Digitais
  • Desenvolver uma revisão bibliográfica sobre um determinado tema científico.
  • Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 

 

Seminário II

PDMD019 - ECTS Seminário II tem como objetivo garantir aos estudantes o contacto com outras experências do campo científico e profissional, de modo a contribuir para o processo de construção do projeto de investigação.

Tecnologia dos Media

PDMD003 - ECTS

A unidade curricular tem por objectivos aprofundar e sistematizar os conhecimentos sobre tecnologias usadas em Media Digitais, considerando os seguintes tópicos:

  • Características principais dos diferentes media e da sua representação digital.
  • Processamento de informação multimédia.
  • Arquitecturas, modelos de software e ambientes para construção de aplicações multimédia.
  • Modelos de estruturação e navegação de informação multimédia e hipermédia.
  • Sistemas e aplicações avançados, incluindo aplicações móveis, interfaces tangíveis e realidade aumentada.

Plano de Tese


PDMD020 - ECTS
Elaboração e desenvolvimento de um trabalho de investigação científica autónomo e relevante que conduza à apresentação de uma tese original em Media Digitais, contendo resultados de elevado nível científico. 



Plano de Tese


PDMD021 - ECTS

Plano de Tese


PDMD020 - ECTS
Elaboração e desenvolvimento de um trabalho de investigação científica autónomo e relevante que conduza à apresentação de uma tese original em Media Digitais, contendo resultados de elevado nível científico. 



Plano de Tese


PDMD020 - ECTS
Elaboração e desenvolvimento de um trabalho de investigação científica autónomo e relevante que conduza à apresentação de uma tese original em Media Digitais, contendo resultados de elevado nível científico. 



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-03-26 às 23:15:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais