Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação de utilizadores da Biblioteca
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > CINF > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Licenciatura em Ciência da Informação

Dados Gerais

Código Oficial: 9694
Sigla: CINF

Diplomas

  • Licenciatura em Ciência da Informação (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2012 2013 2014 2015 2016
- 141,4 142,8 141,2 143

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 40
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

História da Cultura

CINF015 - ECTS

Informática Básica

CINF019 - ECTS

Dotar os alunos dos conhecimentos básicos necessários ao uso de computadores e habilitá-los a utilizar com desenvoltura as ferramentas de escritório electrónico: processamento de texto, folhas de cálculo e construção de apresentações.

Introdução aos Sistemas e Ciência da Informação

CINF038 - ECTS

Lógica

CINF022 - ECTS

Técnicas de Expressão e Comunicação

CINF033 - ECTS

Fundamentos de Gestão

CINF011 - ECTS

Pretende-se colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão, proporcionando uma visão integrada das diferentes áreas da Gestão. Nesse sentido, abordam-se os principais conceitos de gestão e as áreas funcionais.
O curso terá um carácter teórico-prático, integrando uma componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias aplicadas a casos de estudo e a um projeto de estudo de uma organização.

História da Administração Pública

CINF014 - ECTS

Inglês Técnico

CINF020 - ECTS

Linguística

CINF021 - ECTS

Sistemas Computacionais e de Comunicação

CINF029 - ECTS

Dotar os estudantes com conhecimentos essenciais relativos às tecnologias que suportam a criação, armazenamento e comunicação da informação digital, por forma a poderem utilizá-las eficazmente.

São aqui incluidos arquiteturas de computadores, sistemas operativos (Windows e Linux), arquiteturas e serviços de rede, assim como tecnologias e serviços da Web 2.0.

 

Direito Administrativo

CINF009 - ECTS

Informação para a Internet

CINF018 - ECTS

Este curso destina-se a ajudar os alunos a adquirir competências nos diferentes aspectos de programação da Internet. Uma ênfase especial será dada à World Wide Web, como uma interface consistente para praticamente todas as outras aplicações da Internet em termos de estrutura e tecnologia, criação de documentos, desenvolvimento e manutenção de sítios e as perspectivas de desenvolvimento futuro.

Metainformação Descritiva

CINF039 - ECTS

Organização e Gestão de Empresas

CINF040 - ECTS

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da gestão, dando uma visão integradora da organização e desenvolvimento de estratégias para que a empresa possa desenvolver vantagens competitivas no mercado.
A UC terá um carácter teórico-prático, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias aplicadas a casos de estudo e a um projeto de estudo de uma empresa. 

Teoria e Metodologia da Ciência da Informação

CINF035 - ECTS

Comportamento Informacional

CINF007 - ECTS

Controlo de Autoridade e Indexação

CINF041 - ECTS

Ética da Informação

CINF043 - ECTS

Fontes de Informação e Serviços de Referência

CINF010 - ECTS

Dotar os alunos de competências necessárias para dar resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação de caráter geral e científico-técnica, desenvolvendo concomitantemente o seu sentido crítico no processo de referência. 

Paleografia e Diplomática

HISTO059 - ECTS

Sistemas de Informação nas Organizações

CINF042 - ECTS O objetivo desta UC é dar uma panorâmica geral dos sistemas de informação nas organizações, segundo uma perspetiva teórica  sócio-técnica

Tecnologia Multimédia

CINF034 - ECTS
  • Conhecer os conceitos fundamentais das tecnologias multimédia
  • Conhecer conceitos e componentes fundamentais de redes de computadores
  • Identificar aplicações informáticas de uso comum em tecnologias multimédia
  • Conhecer ferramentas de produtividade no processamento e no tratamento da imagem
  • Conhecer ferramentas de produtividade no tratamento de áudio
  • Conhecer ferramentas de produtividade no tratamento de vídeo
  • Conhecer ferramentas de criação e edição de conteúdos web 
  • Conhecer algumas técnicas no domínio da multimédia interativa
  • Desenvolver capacidades de avaliação do processo de realização de produtos multimédia
  • Conhecer as técnicas mais adequadas na concretização de produtos multimédia
  • Desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização e de solidariedade na realização de projetos de trabalho em grupo

Análise de Sistemas de Informação

CINF044 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular são proporcionar aos alunos conhecimento e competências sobre processos, técnicas e modelos da engenharia de requisitos, incluindo ferramentas de análise organizacional no contexto da análise de sistemas de informação. Pretende-se que dada uma situação de potencial introdução ou desenvolvimento de um sistema de informação numa organização, o estudante seja capaz de participar e/ou conduzir um processo de análise que leve à definição dos requisitos técnicos e organizacionais detalhados desse sistema.

 

Gestão da Informação

CINF012 - ECTS

Dotar os alunos de competências necessárias para que sejam capazes de aproveitar e rentabilizar os recursos de informação de uma organização de forma a flexibilizá-la ao meio circundante e a torná-la mais competitiva.

Gestão de Serviços de Informação

CINF013 - ECTS

Recuperação da Informação

CINF045 - ECTS

A unidade curricular "Recuperação da Informação" tem como contexto a existência de grandes coleções de informação e a necessidade de oferecer métodos e ferramentas para a pesquisa de informação em coleções heterogéneas.

Objectivos 

1. Sensibilizar os estudantes para as diferenças entre informação estruturada e não estruturada, entre documentos com e sem descrição associada. 
2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais, e da sua aplicação em ferramentas. 
3. Usar os métodos estabelecidos na recuperação de informação para avaliar ferramentas de pesquisa. 

Serviços de Arquivo, Biblioteca e Museu

CINF046 - ECTS

Serviços de Informação Empresarial

CINF047 - ECTS

Bases de Dados

CINF005 - ECTS

O objetivo da UC é familiarizar os estudantes com as bases de dados quer enquanto componentes de sistemas de informação a especificar ou a gerir, quer enquanto fontes de informação a explorar, para os habilitar a colaborar na definição de uma estratégia global de armazenamento dos dados da organização.

Preservação da Informação

CINF048 - ECTS

Projeto

CINF049 - ECTS

Sistemas de Apoio à Decisão

CINF030 - ECTS

CONTEXTO

Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objectivo desta unidade curricular é o de proporcionar aos estudantes uma visão global sobre os princípios e técnicas usados em processos de tomada de decisão racionais, perante situações de risco e incerteza e com critérios múltiplos, tendo em consideração aspectos quantitativos e qualitativos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2018-11-16 às 16:29:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais