Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP
Hoje é domingo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MEMG > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

Dados Gerais

Código Oficial: 6917
Sigla: MEMG
Descrição:

O Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-ambiente (MEMG) é o segundo ciclo de estudos (mestrado) em engenharia de minas da FEUP.
Tem como objetivo a formação de engenheiros de minas com um perfil de conceção, capazes não só de operar mas também conceber um sistema mineiro com toda a sua complexidade.

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Diagramas de Processo

MEMG0002 - ECTS

Construção de um ponto de vista quantitativo sobre um Diagrama de Tratamento em Operações. Estudos dos indicadores que descrevem o desempenho dos Processos separativos.

Diagrama de tratamento como “solução optimizada”.

 Projecto: optimização estrutural e optimização paramétrica.

 

Hidrogeologia

MEMG0003 - ECTS
  1. Dotar o aluno com um conjunto de conceitos estruturantes na compreensão e no estudo da circulação da água subterrânea.
  2. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam projetar, dimensionar, implementar e fiscalizar atividades de execução de captação de água para diversos fins.
  3. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam identificar, consultar e aplicar os requisitos legais na instrução dos processos de licenciamento e gestão da exploração dos recursos geológicos – recursos hidrogeológicos

Impacte Ambiental Mineiro

MEMG0001 - ECTS

Os objectivos da disciplina são: - Conhecimento: Diagnosticar os principais problemas ambientais gerados pela indústria extractiva antes da exploração, durante a actividade industrial e durante e após o encerramento; técnicas e método de resolução dos problemas diagnosticados. - Compreensão: Fases do ciclo de vida da indústria transformadora e suas implicações ambientais; - Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas operacionais de minimização de impacte ambiental adverso e seleccionar as tecnologias adaptadas a cada situação. - Análise: Decomposição analítica dos impactes gerados na Análise de Impacte Ambiental, na criação de um plano de Gestão ambiental e durante a elaboração da estratégia de encerramento e abandono. - Síntese: Criar uma metodologia coerente de resolução integrada das implicações ambientais adversas. Avaliação: Comparar alternativas tecnológicas e metodológicas.

Lavra e Obras Subterrâneas

MEMG0004 - ECTS

Na sequência da disciplina de Desmonte de Maciços, a disciplina de Lavra e Obras Subterrâneas contituirá, em certa medida, um aprofundamento de matérias daquela UC mas agora sob a óptica da sua aplicação a trabalhos subterrâneos. Deste modo, retomam-se com substancial desenvolvimento os Métodos de Exploração de Minas (colocando a ênfase nos mais utilizados modernamente), analisa-se a problemática da mecanização das operações mineiras (determinantes do fenómeno, evolução histórica dos equipamentos, equipamentos actuais, vantagens e inconvenientes da mecanização intensiva de minas), bem como o seu impacto na selecção de métodos de exploração e na panóplia de métodos aplicaveis actualmente. Posta a tendência crescente para o recurso a Túneis como solução para inúmeros problemas de tráfego rodóviario e ferroviário, este tema (Túneis) merecerá um tratamento bastante desenvolvido, mormente no que respeita aos métodos actuais de escavação, aos equipamentos a mobilizar, ao domínio dos terrenos envolventes das escavações e à implementação das operações mineiras subsidiárias, com destaque para a Ventilação, Drenagem dos terrenos e Esgoto. Por extensão, far-se-á o estudo dos métodos e tecnologias aplicáveis à escavação de Cavernas para múltiplos fins. Ainda em estreita relação com o tema dos Métodos de Exploração, serão estudadas as tecnologias clássicas e actuais de abertura de Poços (de extração e ventilação), de Rampas e de Chaminés. A utilização de explosivos para as finalidades atrás apontadas será assunto a retomar, em virtude da especificidade das escavações em causa e dos seus reflexos na concepção e implementação dos diagramas de fogo a utilizar. Tanto quanto o consinta a economia da disciplina, serão sempre tratados com o pormenor possível os aspectos conceptuais, práticos e legais relacionados com a Organização dos trabalhos de escavação (sentido lato do tremo) e a Segurança da sua execução.

Mecânica dos Solos

MEMG0005 - ECTS JUSTIFICAÇÃO:
Todas as obras de Engenharia Civil e de Engenharia de Minas (edifícios, pontes, estradas, vias férreas, túneis, grandes escavações, portos, barragens, etc.) têm o seu comportamento, logo, também, a conceção, o projeto, a construção e a própria exploração, dependentes do comportamento mecânico e hidráulico dos maciços geológicos em que estão implantadas. A grande maioria destas construções concentra-se nas áreas mais densamente povoadas, isto é, perto da costa, nas margens ou junto à foz de grandes rios, logo, em zonas geologicamente recentes, onde a superfície da Terra está tipicamente coberta por camadas de solos brandos, por vezes com grande espessura.

OBJETIVOS:
Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir e explicar o comportamento mecânico (resistência e rigidez) e hidráulico (permeabilidade) dos maciços terrosos.

Exploração de Massas Minerais

MEMG0007 - ECTS

Esta disciplina tem como principal objectivo o contacto dos alunos com o elenco de matérias agrupáveis sob a designação genérica de Exploração de Minas. Direccionada principalmente para as metodologias de Exploração de Recursos Minerais a Céu Aberto, nela são analisadas ao pormenor todas a Operações Elementares em que esta actividade extractiva se pode decompor. É dado particular realce ao desmonte e transformação de Rocha Ornamental.

Geomecânica

MEMG0009 - ECTS Transmissão aos estudantes de um conjunto de conhecimentos formais teóricos e de conceitos passíveis de aplicação prática, permitindo uma abordagem integrada e fundamentada de problemas da Mecânica das Rochas e da Geologia Estrutural.

Hidromineralurgia

MEMG0010 - ECTS

Os objectivos da disciplina são: - Conhecimento: Relembrar conceitos relativos a balanços de massa de sistemas bi-fásicos (sólido-líquido); Conceitos gerais de química; - Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processo hidromineralúrgico; - Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Seleccionar as tecnologias adaptadas a cada situação. - Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada - Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.

Projecto Mineiro Integrado

MEMG0008 - ECTS

Integrar conhecimentos adquiridos em outras UCs do curso e desenvolver de competências no âmbito da realização, avaliação económica, planeamento e controlo de projetos Mineiros.

Teoria dos Métodos Geofísicos

MEMG0006 - ECTS

Familiarizar o estudante com a Análise de Fourier e suas aplicações, no processamento de sinal, apoiada no formalismo da Teoria das Distribuições Temperadas. Ilustrar a teoria com aplicações práticas, nomeadamente em ambiente Matlab. Pretende-se que este núcleo de conhecimentos fique bem assimilado, permitindo futuros aprofundamentos caso a prática profissional assim o exija.

Análise de Dados com Variabilidade Espacial

MEMG0012 - ECTS

Introdução aos conceitos e procedimentos fundamentais da análise de dados com variabilidade espacial - Geoestatística - com o intuito de virem a formar um corpo de conhecimento passível de uma eficaz e criteriosa aplicação prática, nomeadamente nos domínios mineiro, geoambiental e geotécnico.

Economia e Gestão de Empresas

MEMG0013 - ECTS

Compreender e adquirir conceitos fundamentais sobre a Economia e Gestão de Empresas

(em geral e em particular no Sector Extrativo).

Identificar as principais características e contingências associadas à gestão das organizações;

Definir os principais modelos organizativos do Sector Extrativo dando a conhecer o enquadramento normativo do sector.

Identificar requisitos técnico-legais prévios ao exercício de uma atividade económica.

Gestão de Sistemas Mineiros

MEMG0017 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos conceitos, das técnicas e das estratégias que lhes permitam implementar uma Gestão Integrada de Sistemas de Produção Mineira.

Instrumentação e Controlo

MEMG0011 - ECTS

1) Conhecimentos: Relembrar métodos de resolução de equações diferenciais lineares utilizando a transformada de Laplace;
2) Compreensão: Reconhecer e explicar o comportamento de sistemas simples paradigmáticos; modelar processos com comportamento típico; Explicar a fundamentação física de sensores. Saber seleccionar sensores e válvulas ajustadas à sua função no laço de controlo.
3) Aplicação: Reconhecer estruturas de modelos a partir do seu comportamento experimental;
4) Análise: Utilizar a simulação dinâmica como ferramenta de compreensão e de acção sobre o processo; 5) Síntese: Distinguir e elaborar estratégias paradigmáticas de controlo; Avaliação: Avaliar o comportamento de um laço de controlo e o respectivo campo de estabilidade.

Investigação e Caracterização de Maciços

MEMG0014 - ECTS

Apresentação e estudo dos métodos e ensaios mecânicos e geofísicos de investigação e caracterização de maciços terrosos e rochosos, nomeadamente sob uma perspectiva geotécnica e/ou geoambiental.

Reabilitação de Solos e Aquíferos

MEMG0021 - ECTS

- Conhecimento: Relembrar conhecimentos relativos a equilíbrios multi-fásicos, química ambiental e eco-toxicologia; - Compreensão: Identificar, reconhecer e caracterizar situações de contaminação de solos e aquíferos; - Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes tecnologias; Seleccionar as tecnologias adaptadas a cada situação. - Análise: Elaborar uma Análises de Risco simples; Definir a investigação a desenvolver para realizar um Plano de Acção Correctiva; - Síntese: Estabelecer a metodologia da elaboração de um plano de acção correctiva; Dimensionar unidades de remediação de solos e/ou águas subterrâneas.

Dissertação

MEMG0020 - ECTS Promover a integração, aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes individuais, pela  realização de um trabalho individual de projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso.

Poderá ser realizada em:
  • Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro);
  • Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D.

Deverá resultar na elaboração, apresentação e defesa de um relatório de dissertação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2020-06-07 às 04:15:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais