Código Oficial: | 6197 |
Sigla: | MM |
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:
a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa;
c) capacidade de conceber, projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia inovadores, com base em tecnologias emergentes;
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.
O principal objetivo da disciplina é explorar três pilares fundamentais no âmbito do Multimédia: A Comunicação, a Narrativa e a Experiência do Utilizador. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para estes tópicos, no contexto multimédia.
Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram conhecimentos sobre: a) os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia e hipermédia; b) as técnicas de codificação e representação da informação multimédia; c) as redes e os protocolos mais relevantes para a multimédia; d) aos requisitos de qualidade de serviço dos vários meios e como podem ser satisfeitos.
O objectivo principal desta unidade curricular é o de dar uma visão sobre a cultura digital, de abordar a história da música electrónica e do Multimédia e de focar nas tendências do multimédia.
O módulo curricular de Cultura Digital pretende dotar os estudantes de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.
O módulo sobre a História da Música Electrónica e do Multimédia procura dar uma visão de como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura áudio. Desta forma pretende-se promover também um posicionamento crítico sobre o impacto cultural das alterações tecnológicas na área do multimédia.
Finalmente o módulo sobre as Tendências do Multimédia visa promover um pensamento crítico sobre a forma como alguns dos tópicos emergentes no Multimédia poderão evoluir no futuro.
O sucesso dos projetos e produtos relacionados com o Multimédia depende não só do domínio das competências técnicas e criativas mas também, de um conjunto de capacidades e competências de gestão, comportamentais e comunicacionais.
O principal objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projetos tecnológicos, trabalho em equipa e empreendedorismo, habilitando-os a resolver a diversidade de problemas que surgem em projetos desta natureza.
Para potenciar este objetivo (que é transversal aos vários pontos identificados no campo dos resultados da aprendizagem), selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para a gestão de projetos (em geral e no contexto multimédia) e simultaneamente promovem a aplicação prática e experimentação desses conceitos por parte dos estudantes.
Metodologias de Investigação é uma unidade curricular obrigatória no 2.º semestre do 1.º ano do plano de estudos do Mestrado em Multimédia. Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende contribuir para capacitar o estudante para realizar uma dissertação que inclui uma componente teórica e uma componente empírica. Como tal, torna-se importante promover o desenvolvimento de competências como escrita científica, desenho metodológico, e comunicação científica.
Importa realçar o papel da unidade curricular na tomada de consciência da relevância da dimensão ética e no desenvolvimento de padrões de atuação coerentes com as melhores práticas de investigação na área do Multimédia.
A unidade curricular pretende contribuir para capacitar os futuros mestres a integrar dados da investigação mais recente assim como conciliar investigação e desenvolvimento nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em diferentes contextos profissionais. Simultaneamente, pretende-se contribuir para aumentar a capacidade de significar a relevância da atuação dos mestres em multimédia a nível sócio-profissional.
Nos termos do estipulado no regulamento específico do Mestrado em Multimédia, a caracterização de Dissertação é a seguinte :
Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim que consistirá de uma parte de discussão teórica escrita e de uma parte prática de aplicação. A dissertação poderá ter um caráter mais teórico ou mais prático, dependendo do tipo de trabalho em questão. A componente de discussão teórica e de aplicação prática terão ponderações diferentes na avaliação, dependendo respetivamente da natureza do trabalho ser de caráter teórico ou prático.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Principais objetivos:
Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;
Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;
Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios;
Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.
3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.
1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
3) Desenvolvimento de capacidades performativas.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Principais objetivos:
Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;
Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;
Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios;
Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Principais objetivos:
Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;
Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;
Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios;
Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.
3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.
1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
3) Desenvolvimento de capacidades performativas.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Principais objetivos:
Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;
Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;
Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios;
Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Principais objetivos:
Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;
Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;
Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios;
Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.
3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.
1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
3) Desenvolvimento de capacidades performativas.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Principais objetivos:
Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;
Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;
Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios;
Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Principais objetivos:
Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;
Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;
Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios;
Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.
3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.
1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
3) Desenvolvimento de capacidades performativas.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Principais objetivos:
Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;
Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;
Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios;
Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: