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Cursos

Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais

Dados Gerais

Código Oficial: 6090
Sigla: MESHO
Descrição:

 Apresentar Candidatura:O MESHO é um curso de perfil transversal, dirigido à formação de profissionais com elevada qualificação técnica e académica na área da Segurança e Higiene Ocupacionais. Permite ainda o reconhecimento profissional, pela possibilidade de acesso ao CAP em SHT junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
No âmbito académico, a qualidade do curso foi novamente reconhecida em 2015 pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) com a renovação da acreditação.
Página web do MESHO

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais - Tecnologia (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais - Segurança e Emergência (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais - Tecnologia (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais - Segurança e Emergência (90 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
1 Reingresso Reingresso - 2017-03-24 a 2017-04-24

Unidades Curriculares

Engenharia de Custos e Avaliação de Projetos

EMG0030 - ECTS

Estimar os elementos básicos de avaliação económica: investimentos, custos e mercado. Efetuar estimativas económicas relativamente a projetos de vária índole: produtores de serviços, geradores de receitas, análise marginal, comparações entre leasing e aquisição em contextos sucessivamente mais complexos.

Ergonomia

MESHO0016 - ECTS
  1. Enquadrar a Ergonomia no contexto laboral, apresentar a sua fundamentação científica e os principais ramos do saber em que se baseia;
  2. Caraterizar a abordagem ergonómica dos sistemas homem-máquina-organização-ambiente, identificando os seus aspetos essenciais (interface homem-máquina, espaço de trabalho, carga de trabalho e respetivas exigências fisiológicas, biomecânicas, psicofísicas e psicológicas);
  3. Dotar os estudantes de conhecimento sobre metodologias de avaliação ergonómica do risco ocupacional e da instrumentação utilizada na obtenção e medição dos parâmetros utilizados;

Seminários de Higiene Ocupacional

MESHO0004 - ECTS

Os objectivos são: Conhecimento - Conhecer e distinguir o conceito de Higiene do Trabalho; Compreensão - Identificar os principais agentes físicos e químicos presentes nos locais de trabalho e, de forma sumária, alguns agentes biológicos; Aplicação - Caracterizar medidas de proteção contra os agentes físicos, químicos e biológicos; Síntese - Definir métodos de análise e de controlo específicos.

Seminários de Segurança Ocupacional

MESHO0005 - ECTS

No final da componente letiva da UC, o estudante deve ser capaz de:

    • Conhecer e distinguir o conceito de Segurança do Trabalho;
    • Identificar os riscos mais frequentes de acidente de trabalho;
    • Identificar alguns riscos especiais;
    • Enunciar uma perspetiva económica da sinistralidade;
    • Apontar soluções para diferentes situações de risco.

 

Sistemas de Gestão do Trabalho e da Empresa

MESHO0017 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a identificação das atividades de segurança e saúde do trabalho e a aplicação ao regime jurídico de gestão da segurança e saúde do trabalho.

Avaliação de Riscos e Emergência


MESHO0009 - ECTS

Os principais objetivos da Unidade Curricular são os seguintes:

  • Conhecer metodologias de análise de Acidentes Graves;
  • Definir um sistema integrado de gestão da segurança ocupacional e ambiental;
  • Compreender o papel dos diferentes elementos de um sistema e a contribuição relativa que têm para o risco global;
  • Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade de acidentes e perturbações ou disfuncionalidades;
  • Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade
  • Entender e aplicar técnicas e métodos de análise de gestão de riscos;
  • Estabelecer os princípios da organização da emergência;
  • Identificar e dimensionar sistemas de gestão para planear e organizar a resposta a situações de perigo grave e iminente.

 


Laboratórios de Segurança e Higiene Ocupacionais


MESHO0019 - ECTS

CRIAR COMPETÊNCIA PARA executar AUTONOMAMENTE MEDIÇÕES E AVALIAÇÕES:

  • CUMPRINDO REQUISITOS LEGAIS;
  • INTERPRETANDO E APLICANDO PROCEDIMENTOS NORMATIVOS.

Segurança Contra Incêndios


MESHO0014 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
No mundo atual, a qualidade, a segurança e o ambiente são preocupações incontornáveis. No domínio da segurança, a problemática do incêndio assume uma posição relevante. Num curso de Engenharia Civil, estará sobretudo em causa a Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE). Por outro lado, trata-se de uma área técnica regulamentada há já vários anos, cujas disposições não podem ser ignoradas pelos engenheiros civis; com a agravante de se ter verificado, recentemente, uma remodelação profunda da regulamentação aplicável. Os Conceitos da disciplina também se inserem na atividade de projeto parcelar de segurança contra incêndio, atividade de um Engenheiro Civil. E ainda na implementação das medidas de autoproteção, enquanto medidas de OGS - Organização e Gestão da Segurança Contra Incêndio

OBJECTIVOS:
Aprofundamento e complemento da formação básica adquirida em física das Construções. Sensibilizar os futuros engenheiros para a problemática da SCIE. Fornecer-lhes uma abordagem aos conceitos fundamentais e princípios físicos e químicos da "Engenharia do Fogo". Familiarizá-los com as técnicas correntes, bem como com a regulamentação e a normalização portuguesas, relativas à segurança contra incêndio em edifícios. Proporcionar-lhes capacidade para a identificação e a resolução de problemas de SCIE. Aplicação regulamentar e de conhecimentos na ótica do projetista. Pretende-se dar uma visão tão ampla quanto possível das prescrições e exigências regulamentares.


Seminários de Segurança Viária


MESHO201 - ECTS

Introduzir o conceito e de Segurança (Rodo)viária e desenvolver as competências dos alunos para identificar os fatores de risco, em geral, e em casos concretos, e a sua capacidade para definir e propor medidas e soluções que reduzam os riscos de acidentes viários. Identificar os principais fatores de risco e estudar, analisar e propor soluções. Identificar situações e efetuar análise de risco no terreno. Analisar medidas de prevenção, incluindo as de formação e educação para a segurança viária e a condução defensiva.


Projeto de Dissertação


MESHO0021 - ECTS

O objetivo global é o de:

Desenvolver o conjunto de competências metodológicas que capacitem cada estudante a circunscrever um tema, identificar um problema e definir objetivos de trabalho.


Projeto em Segurança e Higiene Ocupacionais


MESHO0022 - ECTS

Integrar conhecimentos adquiridos em outras UCs do CE e desenvolver competências no âmbito da realização, avaliação económica, planeamento e controlo de projetos no domínio da Segurança e Higiene Ocupacionais.

Uma vez concluída a UC, o estudante deve ser capaz de acompanhar e avaliar de forma crítica o desenvolvimento de um projeto no domínio da Segurança e Higiene Ocupacionais.


Psicossociologia, Comunicação e Formação


MESHO100 - ECTS

I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO

Dar a conhecer as principais correntes da psicossociologia do trabalho e proporcionar um conhecimento aprofundado de alguns temas centrais, para a consideração do fator humano na gestão da segurança e saúde no trabalho;

II. COMUNICAÇÃO

Sensibilizar para a compreensão dos fenómenos comunicacionais e para o diálogo interdisciplinar na avaliação dos riscos;

III. FORMAÇÃO

Identificar oportunidades de formação, a partir da análise e conceção dos processos de trabalho;

Conceber programas de formação em segurança e saúde ocupacionais, articulados com as reais necessidades dos sistemas produtivos e as experiências e competências dos formandos;


Dissertação


MESHO0025 - ECTS

Desenvolver um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico dentro das problemáticas da segurança e higiene ocupcionais, em ambiente académico, académico e empresarial ou empresarial, em que são integrados e aplicados os conhecimentos, competências e atitudes desenvolvidas ao longo do curso.


Avaliação de Riscos e Emergência


MESHO0009 - ECTS

Os principais objetivos da Unidade Curricular são os seguintes:

  • Conhecer metodologias de análise de Acidentes Graves;
  • Definir um sistema integrado de gestão da segurança ocupacional e ambiental;
  • Compreender o papel dos diferentes elementos de um sistema e a contribuição relativa que têm para o risco global;
  • Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade de acidentes e perturbações ou disfuncionalidades;
  • Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade
  • Entender e aplicar técnicas e métodos de análise de gestão de riscos;
  • Estabelecer os princípios da organização da emergência;
  • Identificar e dimensionar sistemas de gestão para planear e organizar a resposta a situações de perigo grave e iminente.

 


Laboratórios de Segurança e Higiene Ocupacionais


MESHO0019 - ECTS

CRIAR COMPETÊNCIA PARA executar AUTONOMAMENTE MEDIÇÕES E AVALIAÇÕES:

  • CUMPRINDO REQUISITOS LEGAIS;
  • INTERPRETANDO E APLICANDO PROCEDIMENTOS NORMATIVOS.

Patologia e Toxicologia do Trabalho


MESHO0020 - ECTS

O estudante deve conhecer e identificar as principais patologias do trabalho, bem como os agentes toxicológicos mais significativos e respetivas consequências.


Segurança Contra Incêndios


MESHO0014 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
No mundo atual, a qualidade, a segurança e o ambiente são preocupações incontornáveis. No domínio da segurança, a problemática do incêndio assume uma posição relevante. Num curso de Engenharia Civil, estará sobretudo em causa a Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE). Por outro lado, trata-se de uma área técnica regulamentada há já vários anos, cujas disposições não podem ser ignoradas pelos engenheiros civis; com a agravante de se ter verificado, recentemente, uma remodelação profunda da regulamentação aplicável. Os Conceitos da disciplina também se inserem na atividade de projeto parcelar de segurança contra incêndio, atividade de um Engenheiro Civil. E ainda na implementação das medidas de autoproteção, enquanto medidas de OGS - Organização e Gestão da Segurança Contra Incêndio

OBJECTIVOS:
Aprofundamento e complemento da formação básica adquirida em física das Construções. Sensibilizar os futuros engenheiros para a problemática da SCIE. Fornecer-lhes uma abordagem aos conceitos fundamentais e princípios físicos e químicos da "Engenharia do Fogo". Familiarizá-los com as técnicas correntes, bem como com a regulamentação e a normalização portuguesas, relativas à segurança contra incêndio em edifícios. Proporcionar-lhes capacidade para a identificação e a resolução de problemas de SCIE. Aplicação regulamentar e de conhecimentos na ótica do projetista. Pretende-se dar uma visão tão ampla quanto possível das prescrições e exigências regulamentares.


Seminários de Segurança Viária


MESHO201 - ECTS

Introduzir o conceito e de Segurança (Rodo)viária e desenvolver as competências dos alunos para identificar os fatores de risco, em geral, e em casos concretos, e a sua capacidade para definir e propor medidas e soluções que reduzam os riscos de acidentes viários. Identificar os principais fatores de risco e estudar, analisar e propor soluções. Identificar situações e efetuar análise de risco no terreno. Analisar medidas de prevenção, incluindo as de formação e educação para a segurança viária e a condução defensiva.


Clínica do Trabalho


MESHO0023 - ECTS

Identificar e diagnosticar tendo por suporte a medicina baseada na evidência, as doenças decorrentes das condições laborais.


Organização e Administração de Serviços de Saúde Ocupacional


MESHO0024 - ECTS

Adquirir de conhecimentos no que se refere aos conceitos e métodos específicos da área Organização e Administração de Serviços de Saúde Ocupacional.

Aquisição de conhecimentos relativos aos valores e princípios que devem nortear a conceção de políticas de saúde em contexto ocupacional. 

O estudante deverá: saber identificar os diferentes tipos de indicadores de saúde, seus atributos, limitações e indicações e as respetivas fontes de informação; conhecer a evolução epidemiológica do estado de saúde da população e os respetivos fatores determinantes.


Projeto de Dissertação


MESHO0021 - ECTS

O objetivo global é o de:

Desenvolver o conjunto de competências metodológicas que capacitem cada estudante a circunscrever um tema, identificar um problema e definir objetivos de trabalho.


Projeto em Segurança e Higiene Ocupacionais


MESHO0022 - ECTS

Integrar conhecimentos adquiridos em outras UCs do CE e desenvolver competências no âmbito da realização, avaliação económica, planeamento e controlo de projetos no domínio da Segurança e Higiene Ocupacionais.

Uma vez concluída a UC, o estudante deve ser capaz de acompanhar e avaliar de forma crítica o desenvolvimento de um projeto no domínio da Segurança e Higiene Ocupacionais.


Psicossociologia, Comunicação e Formação


MESHO100 - ECTS

I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO

Dar a conhecer as principais correntes da psicossociologia do trabalho e proporcionar um conhecimento aprofundado de alguns temas centrais, para a consideração do fator humano na gestão da segurança e saúde no trabalho;

II. COMUNICAÇÃO

Sensibilizar para a compreensão dos fenómenos comunicacionais e para o diálogo interdisciplinar na avaliação dos riscos;

III. FORMAÇÃO

Identificar oportunidades de formação, a partir da análise e conceção dos processos de trabalho;

Conceber programas de formação em segurança e saúde ocupacionais, articulados com as reais necessidades dos sistemas produtivos e as experiências e competências dos formandos;


Dissertação


MESHO0025 - ECTS

Desenvolver um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico dentro das problemáticas da segurança e higiene ocupcionais, em ambiente académico, académico e empresarial ou empresarial, em que são integrados e aplicados os conhecimentos, competências e atitudes desenvolvidas ao longo do curso.


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