Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MIEM > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Inauguração da Exposição A Velha Escola Morreu

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Dados Gerais

Código Oficial: 9369
Sigla: MIEM
Descrição:

O Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica é uma formação abrangente, que aborda os 5 grandes domínios tradicionais da Engenharia Mecânica: Energia Térmica e Mecânica dos Fluídos; Projeto e Construção Mecânica; Materiais e Processos Tecnológicos; Gestão da Produção; Automação e Controlo. Sob o ponto de vista profissional, os Mestres em Engenharia Mecânica são profissionais que intervêm num vasto conjunto de atividades, tais como: Construção de equipamentos mecânicos e térmicos, Produção de energia, Planeamento e de gestão da produção, Automação industrial, Projeto e desenvolvimento de novos produtos, Criação de novas empresas de índole tecnológica.

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Mecânica - Energia Térmica (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Mecânica - Automação (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Mecânica - Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Mecânica - Gestão da Produção (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Mecânica - Projecto e Construção Mecânica (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - orientação em Engenharia Mecânica (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Álgebra Linear e Geometria Analítica

EM0005 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Esta disciplina tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma disciplina propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às disciplinas mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.

RESULTADOS ESPERADOS:
No final do período lectivo os alunos devem ser capazes de:
1) Conhecer as operações algébricas com vectores, suas propriedades e saber aplicá-las.
2) Definir espaço vectorial, subespaço vectorial e espaço euclideano.
3) Definir combinação linear de vectores, independência/dependência linear de vectores e subespaço gerado por um conjunto de vectores.
4) Definir e determinar uma base e a dimensão de um espaço vectorial; obter as componentes de um vector em relação a uma base.
5) Definir recta e plano, conhecer as suas propriedades e saber representá-los através de expressões matemáticas adequadas.
6) Resolver problemas com rectas e planos envolvendo distâncias, ângulos e ser capaz de identificar as suas posições relativas no espaço.
7) Conhecer as operações básicas com matrizes, suas propriedades e saber operar com elas.
8) Definir e determinar a característica de uma matriz.
9) Definir matriz não singular, conhecer as propriedades da matriz inversa e saber determiná-la.
10) Definir o determinante de uma matriz, conhecer as suas propriedades e saber determiná-lo.
11) Analisar e resolver sistemas de equações lineares.
12) Definir uma transformação linear, calcular e caracterizar o seu núcleo e contradomínio, conhecer as suas operações algébricas, saber em que condições ela é injectiva e, neste caso, definir e calcular a sua transformação inversa.
13) Recorrer à matriz para representar uma transformação linear e operar com transformações lineares recorrendo à álgebra matricial.
14) Definir matriz mudança de base e aplicá-la a problemas de mudanças de base envolvendo elementos de um espaço vectorial e transformações lineares.
15) Definir matrizes semelhantes e conhecer as suas propriedades.
16) Calcular valores próprios e vectores próprios de transformações lineares, conhecer as suas propriedades e identificar, no caso de ser possível, uma representação matricial diagonal para a transformação linear.

Análise Matemática I

EM0009 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais de variável real e sobre algumas das suas aplicações.

RESULTADOS ESPERADOS:
No fim do período lectivo os alunos devem ser capazes de:

1 - Saber aplicar as regras da derivação e calcular diferenciais de funções de uma variável.
2 - Obter a aproximação polinomial de funções reais de variável real usando os Polinómios de Taylor e ter a noção do erro cometido.
3 - Construir as séries de Taylor a partir do polinómio respectivo.
4- Analisar a convergência das séries numéricas.
5 - Usar os Teoremas Fundamentais do Cálculo como o elo de ligação entre os conceitos de integral definido, de integral indefinido e de primitiva.
6 - Calcular integrais por substituição e por partes.
7 - Calcular áreas em coordenadas cartesianas e polares.
8 - Calcular volumes usando a integração.
9 - Saber primitivar fracções racionais algébricas e expressões racionais trigonométricas.
10 - Saber primitivar expressões irracionais por substituição trigonométrica.
11 - Calcular integrais impróprios.
12 - Saber resolver equações diferenciais de primeira ordem.

Desenho Técnico

EM0006 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

Introdução do conceito de Normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de bons conhecimentos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS). Aquisição de conhecimentos básicos sobre métodos de planificação de superfícies geométricas. Introdução aos desenhos esquemáticos. Complementarmente, pretende-se desenvolver a capacidade de estabelecer relações entre sistemas mecânicos reais de utilização corrente e os seus respectivos desenhos de conjunto.

RESULTADOS ESPERADOS:

No final do período lectivo, os estudantes devem ser capazes de:

1) Elaborar desenhos de objectos em representação ortográfica e com cotagem nominal.
2) Ler desenhos de objectos em representação ortográfica e fazer as correspondentes representações perspécticas em axonometria isométrica.
3) Interpretar o significado das tolerâncias dimensionais inscritas em desenhos e determinar ajustamentos ISO que satisfaçam requisitos de concepção pré-determinados.
4) Estabelecer planificações de superfícies poliédricas e de simples curvatura.
5) Identificar diferentes componentes mecânicos normalizados existentes em alguns sistemas mecânicos de utilização corrente; conhecer a sua representação em desenho e as funções mecânicas elementares desempenhadas.
6) Realizar operações simples de metrologia dimensional.

Economia

EM0008 - ECTS Um entendimento da economia enquanto ciência social é essencial para a compreensão da realidade sobre o ponto de vista económico que a todos afecta.O programa tem cariz introdutório ao estudo da economia, sendo por isso apropriado para os estudantes que não pretendem prossseguir os seus estudos para além do nível introdutório.O programa pretendem proporcionar uma aprendizagem da teoria económica, em especial a natureza do raciocínio económico, o que são os mecanismos económicos e como funciona o sistema económico, compreendendo a realização dos objectivos económicos através de medidas de política económica;abrange ainda o estudo do comportamento dos agentes económicos( famílias, empresas e estado) na resolução do problema da escassez, tomamdo decisões em ordem à alocação eficiente dos recursos escassos.Por outro lado pretende-se proporcionar aos estudantes uma abordagem introdutória à gestão das organizações, em especial, a natureza, objectivos e estrutura das organizaçãoes e como os gestores realizam os objectivos através da utilização de princípios e técnicas de gestão .Espera-se que os estudantes obtenham desenvoltura nas seguintes actividades:
Recolha, selecção e interpretação de informação de natureza económica e financeira para utilização em variadas e complexas situações profissionais;
Aplicação dos princípios de economia: princípio da escassez; análise custo-benefício; custo de oportunidade;vantagem conparativa e eficiência económica.
Formulação de cenários simples relativamente à interpretação dos agregados económicos de modo a anteciparem o comportamneto dos consumidores, empresas e autoridades económicas e entidades financeiras reguladoras.
Saibam equacionar as variáveis de decisão respeitantes ao equilíbrio do produtor no curto prazo
Saibam equacionar as variáveis de decisão respeitantes ao equilíbrio do consumidor.
Tenham capacidade de interagir com outros profissionais em ambiente empresarial.
Conhecimentos prévios
Não são necessários conhecimentos prévios especiais, para além de conhecimentos de álgebra que os alunos aquiriram no secundário
Distribuição percentual

Princípios de economia, raciocínio económico e macroeconomia: 45% do tempo disponível.
Microeconomia : 45%
Gestão : 10%
No final do curso os alunos devem estar aptos a :
Aplicar o raciocínio económico
Aplicar os princípios de economia
Expôr e comentar a situação económica de uma nação/país
Predizer o comportamento dos consumidores, empresas e autoridades económicas e financeiras em face de situações da vida real.
Identificar a problemática da gestão das empresas e o papel das teorias da organização
Expôr as estratégias genéricas das empresas.

Física e Química

EM0004 - ECTS Revisão de conhecimentos com vista à homogeneização de conceitos fundamentais de Química.
Espera-se que no fim do período lectivo os alunos tenham obtido conhecimentos de nível básico em ciências de engenharia (quimica) e sejam capazes de resolver problemas simples da matéria leccionada.

Introdução aos Processos de Fabrico e Desenvolvimento de Produto

EM0007 - ECTS Objectivos específicos:
Dar a conhecer aos alunos campos de aplicação da engenharia mecânica.
Facultar informações sobre os principais processos tecnológicos e de desenvolvimento de produto utilizados em engenharia mecânica. Proporcionar a abertura de perspectivas relativamente aos factores condicionantes da sua produção e uso, relacionadas com os utentes ('design for all'), com questões ambientais e de sustentabilidade. Realização de visitas e de conferências para melhor enquadramento dentro da realidade actual e das necessidades futuras.

Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos
1. Tenham conhecimento da multiplicidade de campos de aplicação da engenharia mecânica e saibam os fundamentos dos processos estudados.
2. Saibam distinguir e tenham a capacidade de saber qual o processo mais adequado para a realização de um componente ou de uma operação num componente.
3. Sejam capazes, para um dado produto, de sugerir as diversas operações e processos envolvidos na sua realização. Adicionalmente devem ter espírito crítico e estarem sensíveis aos problemas relacionados com a importância do ambiente, da sustentabilidade e da sua relação com as indústrias de processamento.

Matemática

EM0003 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial de funções reais de variável real e algumas das suas aplicações.

RESULTADOS ESPERADOS:
No fim do período lectivo os alunos devem ser capazes de:

1 - Saber aplicar as regras da derivação a funções polinomiais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas
2 - Calcular a derivada da função composta e aplicá-la a problemas práticos.
3 - Obter a derivada da inversa de uma função.

Projeto FEUP

FEUP002 - ECTS SOAPFEUP significa Socialização e Aprendizagem na FEUP.
Trata-se de uma oportunidade criada aos alunos que pela primeira vez ingressam na FEUP de poderem, de Forma activa e em trabalho de equipa, conhecerem a Escola e os recursos à sua disposição, bem como adquirirem conhecimentos pela prática nos domínios da pesquisa bibliográfica, da resolução de problemas, do uso de “ferramentas” informáticas e da comunicação.

Análise Matemática II

EM0010 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e vectoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações.

RESULTADOS ESPERADOS:
No fim do período lectivo os alunos devem ser capazes de:

1- Usar representações paramétricas de curvas em Rn e obter o seu vector tangente e normal; calcular integrais de linha ao longo dessas curvas.
2- Discutir a continuidade de funções escalares de várias variáveis.
3 - Obter derivadas parciais e direccionais para campos escalares e campos vectoriais e saber. construir o vector gradiente e a matriz jacobiana
4 - Calcular derivadas de funções compostas, de campos escalares e vectoriais, bem como de funções definidas implicitamente.
5 - Obter máximos e mínimos livres de funções de duas ou três variáveis, bem como máximos e mínimos condicionados dessas mesmas funções, com uma ou duas restrições, pelo método dos multiplicadores de Lagrange.
6 - Calcular integrais duplos sobre regiões limitadas de R2, quer em coordenadas cartesianas quer em coordenadas polares e calcular áreas dessa regiões. Relacionar um integral duplo com um integral de linha, usando o teorema de Green.
7 - Calcular integrais triplos sobre regiões limitadas de R3, obter o volume dessas regiões por integração e transformar integrais triplos em coordenadas cartesianas para integrais em coordenadas cilíndricas e esféricas.

Ciência e Engenharia dos Materiais

EM0013 - ECTS Apresentação dos diferentes materiais usados pelo Engenheiro Mecânico: metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos. Relações entre propriedades globais destes grandes grupos de materiais e a composição, as ligações químicas, a estrutura, os defeitos da estrutura e o processamento dos materiais, e ainda as condições de solicitação. Reconhecimento dos materiais existentes no ambiente social e industrial: noções gerais da grande diversidade de propriedades que os materiais possuem. Estrutura dos materiais constituintes dos átomos e sua interpretação no quadro da Ciência Moderna. Limites da Ciência e do Conhecimento. Apresentação de noções gerais sob princípios básicos de Química necessárias para compreender certos fenómenos da Engenharia Mecânica (Termodinâmica, Corrosão, Reacções Químicas, entre outros).
Espera-se que no final do período lectivo os alunos tenham adquirido conhecimentos de nível avançado em ciências de base e engenharias nomeadamente:
- Conheçam os diversos materiais utilizados em Engenharia Mecânica, suas principais utilizações e propriedades.
- Sejam capazes de interpretar o que são propriedades mecânicas (rigidez, ductilidade, resistência), ópticas, térmicas e eléctricas.
- Compreendam e relacionem os diversos factores que contribuem para a grande diversidade de propriedades que os materiais podem possuir (composição química, defeitos, ligações químicas, processamento, etc).
- Sejam capazes de relacionar observações feitas em épocas diferentes por pessoas diferentes com as respectivas interpretações e o seu contributo para o conhecimento da constituição da matéria e da luz.
- Resolvam problemas simples sobre termoquímica, cinética química e electroquímica e associem alguns fenómenos da vida e do dia a dia a conceitos básicos de química.
- Realizem trabalhos de pesquisa bibliográfica sobre temas sugeridos, recorrendo a diversas fontes (livros, artigos, internet, visitas a empresas/lojas, entrevistas) e os apresentem para os colegas e professores sob a forma de relatórios escritos, posters e apresentações orais.

Desenho de Construção Mecânica

EM0012 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolvimento de conceitos relativos à normalização em Desenho de Construção Mecânica. Aperfeiçoamento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Primeira abordagem ao desenho de concepção. Introdução à análise funcional de mecanismos com a execução de desenhos de definição de produto acabado. Desenvolvimento da capacidade para estabelecer relações entre as fases de concepção, definição e fabricação.

RESULTADOS ESPERADOS:

No final do período lectivo, os estudantes devem ser capazes de:

1) Elaborar desenhos de conjunto em representação ortográfica e listas de artigos de sistemas mecânicos, com a selecção dos elementos mecânicos normalizados.
2) Ler desenhos de conjunto em representação ortográfica e fazer as correspondentes vistas explodidas.
3) Elaborar desenhos de definição de produto acabado de elementos componentes de sistemas mecânicos, a partir de uma análise funcional baseada nos correspondentes desenhos de conjunto.

Mecânica I

EM0014 - ECTS Objectivos específicos:
Identificar correctamente as forças que actuam sobre uma estrutura e as ligações desta ao exterior. Caracterização dos esforços gerados internamente por acção das cargas e caracterização de corpos e estruturas em termos da sua distribuição de massa.

Espera-se que no final do período lectivo, os alunos
- Consigam identificar todas as acções sobre uma dada estrutura e desenhar o respectivo diagrama de corpo livre;
-Saibam aplicar o cálculo vectorial ao estudo da estática a 3D e dominem os conceitos de equilíbrio estático de sistemas de corpos;
-No que respeita à análise de estruturas os alunos deverão identificar correctamente as forças nas ligações e determiná-las, com e sem a presença de atrito seco;
-Os alunos deverão ainda aprender a caracterizar áreas e corpos a 3D determinando o seu centroide, centro de massa, momentos e produtos de inércia e obter a respectiva matriz de inércia.

Programação de Computadores

EM0011 - ECTS Objectivos específicos:
Sendo uma disciplina de formação de base são fornecidos aos alunos os conceitos necessários para a formulação e construção de algorítmos que permitam resolver vários tipos de problemas. Os programas focarão entre outros temas o cálculo vectorial e matricial, a integração numérica e a aproximação polinomial, necessários à resolução de problemas de engenharia.
A linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento e teste dos programas é o Visual Basic .NET.

Resultados esperados:
Espera-se que no final da disciplina os alunos tenham autonomia para abordar situações de média complexidade, capacidade de concepção e implementação de novos problemas em áreas emergentes e habilidade para resolver problemas com implementações legíveis e eficientes, em tempo de cálculo e em espaço de memória.
O aluno deve adquirir aptidões para utilizar outras linguagens de programação para além da que é utilizada nas aulas e ser capaz de utilizar correctamente programas comerciais, modificar e construir programas de simulação de processos tecnológicos ou outros no âmbito da Engenharia Mecânica.
Com a realização e apresentação de um trabalho de grupo pretende-se que os alunos sejam capazes de formar e trabalhar em equipa. Neste trabalho pretende-se que se implemente um programa para simular um jogo de forma a avaliar-se a iniciativa e a originalidade dos elementos do grupo.

Análise Matemática III

EM0015 - ECTS Nesta disciplina pretende-se atingir os seguintes objectivos: transmitir aos alunos conceitos e técnicas de integração de equações diferenciais ordinárias (e de sistemas de equações diferenciais ordinárias), de modo a que aprendam a reconhecer uma equação diferencial(ou sistema) e resolvê-la usando essas técnicas. Pretende-se também que o aluno consiga resolver alguns problemas, quer de natureza física quer de natureza geométrica, pondo-os sob a forma de uma equação diferencial e determinando a sua solução, assim como dotar o aluno com os conhecimentos de cálculo diferencial e integral em espaços tridimensionais que permitam a sua utilização como ferramenta no estudo e resolução de problemas de engenharia. Os alunos deverão ainda ficar habilitados a usar a representação e/ou aproximação de funções periódicas em séries de Fourier em variadas aplicações.
Espera-se que os alunos fiquem aptos a:
-resolver equações diferenciais e sistemas
-calcular integrais de linha e de superfície
-representar funções em séries de Fourier
-integrar algumas equações de derivadas parciais

Análise Numérica

EM0016 - ECTS Para cada problema base de Análise Numérica, conhecer os métodos de resolução numérica mais aplicáveis e mais eficientes. Procura-se que os alunos conheçam as condições de aplicabilidade e teoremas de convergência destes métodos, que os saibam programar, e que executem testes de aplicação prática em computador, discutindo os resultados obtidos. Abilidade no desenvolvimento de projectos de programação de média complexidade em ambiente Matlab. Abilidade na utilização dos métodos numéricos do Matlab.

Mecânica II

EM0018 - ECTS 1. Conhecer os conceitos de CINEMÁTICA necessários à caracterização do movimento dos CORPOS RÍGIDOS, nomeadamente a determinação de velocidades e acelerações.

2. Saber determinar os campos de velocidades e acelerações contemporâneas, em movimentos absolutos ou relativos dos diversos componentes de um mecanismo, em movimento arbitrário 3 D.

3. Conhecer as "solicitações" que actuam sobre um sólido devidas ao seu movimento (massa e inércia).

4. Saber determinar o equilíbrio dinâmico de sistemas mecânicos atrvés dos teoremas vectoriais, dos teoremas energéticos e do teorema do impulso e quantidade de movimento.

No final do semestre espera-se que o aluno saiba analisar os comportamentos cinemático e dinâmico de mecanismos bidimensionais e tridimensionais.

Metalurgia Mecânica

EM0017 - ECTS Aquisição de conhecimentos sobre o comportamento mecânico de materiais e estudo dos princípios metalúrgicos que explicam este comportamento.
Espera-se que no final do período lectivo o aluno tenha adquirido conhecimentos na área do comportamento mecânico e metalúrgico dos materiais e também:
- Seja capaz de comparar materiais de acordo com as propriedades mecânicas estáticas, cíclicas e dinâmicas.
- Saiba explicar o papel dos defeitos cristalinos e de outras variáveis metalúrgicas naquele comportamento mecânico
- Conheça os mecanismos de endurecimento possíveis, suas vantagens e limitações.
- Seja capaz de relacionar a microestrutura com as propriedades mecânicas através do estudo dos diagramas de equilíbrio.
- Adquira a capacidade experimental básica para utilizar as ferramentas metalúrgicas para o estudo dos materiais: ensaios mecânicos, dilatometria e metalografia.

Termodinâmica I

EM0019 - ECTS Ministrar aos alunos as noções de energia (calor e trabalho). Aplicar as Leis da Termodinâmica para determinar as transferências de energia em sistemas térmicos.

Estatística

EM0020 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

Garantir que os alunos adquiram uma visão integrada de conceitos básicos da Estatística no âmbito do curso de Engenharia Mecânica.

RESULTADOS ESPERADOS:

No final do período lectivo, espera-se que os alunos:
- Conheçam as noções fundamentos da Estatística;
- Sejam utilizadores críticos dos métodos de análise estatística, com autonomia para os aplicarem na preparação de decisões.

Materiais de Construção Mecânica I

EM0022 - ECTS Conhecimentos e compreensão das propriedades mecânicas das ligas metálicas e do modo como obter essas propriedades através da selecção adequada de materiais e (ou) tratamentos térmicos, mecânicos ou termoquímicos.

Espera-se que no fim das primeiras cinco semanas os alunos
1 - Sejam capazes de compreender e antecipar as microestruturas dos aços e ferros fundidos e relacioná-las com a composição química e as velocidades de arrefecimento impostas pelos diversos tratamentos térmicos.
2 - Sejam capazes de relacionar as microestruturas obtidas com as propriedades mecânicas dependentes delas: resistência, ductilidade e tenacidade.

Espera-se que no final do período lectivo, os alunos
3 - Conheçam a nomenclatura e objectivos dos principais estados de fornecimento das ligas metálicas e respectivos tratamentos térmicos.
4 - Sejam capazes de discutir a selecção de aços, ferros fundidos e ligas não ferrosas baseando-se nas propriedades mecânicas previstas em função da composição química e estado de fornecimento
5 - Sejam capazes de projectar e compreender tratamentos térmicos para objectivos pré- definidos.
6 - Saibam como antecipar a necessidade de seleccionar materiais, revestimentos, tratamentos superficiais químicos ou termoquímicos, tendo em conta a resistência à corrosão, facilidade do processo de fabrico e reciclabilidade das soluções propostas.

Mecânica dos Sólidos

EM0023 - ECTS Apreensão pelo aluno dos Conceitos Fundamentais da Mecânica dos Sólidos. Sua aplicação ao estudo das Peças Lineares sujeitas a solicitações simples de tracção/compressão, torção e flexão. Desenvolvimento no aluno da capacidade de assimilação de conhecimentos na área da Mecânica dos Sólidos e da capacidade da sua utilização na resolução de problemas estruturais simples.

Sistemas Eléctricos

EM0021 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar os conceitos fundamentais da Electricidade e das Máquinas Eléctricas no âmbito do curso de Engenharia Mecânica.

RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos:
1. saibam utilizar as ferramentas tradicionais de análise de circuitos eléctricos de corrente contínua e de corrente alternada;
2. tenham conhecimento das noções fundamentais do electromagnetismo, incluindo a capacidade de análise de circuitos magnéticos básicos;
3. conheçam os princípios de funcionamento das Máquinas Eléctricas;
4. saibam utilizar equipamento laboratorial elementar: osciloscópios, multímetros, fontes de alimentação, geradores de sinal.

Termodinâmica II

EM0024 - ECTS Aplicar os conceitos fundamentais da Termodinâmica aos principais ciclos motores e de refrigeração.

Resultados finais esperados: capacidade de análise de ciclos transformadores de energia.

1ª semana: conhecimento e compreensão dos parâmetros importantes na análise dos principais ciclos termodinâmicos;
Restante período: conhecimentos dos ciclos transformadores de energia e a determinação do seu desempenho.

Conceção e Fabrico Assistidos por Computador

EM0025 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Transmitir aos alunos a capacidade de manusear informação geométrica e não geométrica, na área da produção.
Implementar programas computacionais que permitam o processamento de informação de sistemas CAD/CAM.
Identificar e utilizar as diversas características inerentes aos programas de desenho e máquinas de controlo numérico.

RESULTADOS ESPERADOS:
No final do semestre, os discentes deverão ser capazes de:
1) Conhecer os sistemas CAD/CAM mais usuais, bem como saber utilizar as funções disponibilizadas pelos mesmos;
2) Executar adequadamente um desenho de definição ou de conjunto usando sistemas CAD;
3) Modelar tridimensionalmente os componentes de sistemas mecânicos bem como proceder à sua montagem usando sistemas CAD;
4) Obter automaticamente desenhos de definição e de conjunto de sistemas mecânicos previamente modelados ou de um dos seus componentes usando sistemas CAD;
5) Desenvolver programas computacionais para processar informação de sistemas CAD/CAM;
6) Conhecer os princípios base de sistemas de comando numérico e de máquinas ferramenta associadas;
7) Desenvolver programas de comando numérico para operações de maquinagem em torno e fresadora.

Materiais de Construção Mecânica II

EM0027 - ECTS Aquisição de conhecimentos sobre materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos de matriz polimérica que permitam a selecção optimizada destes materiais.
Espera-se que no final do período lectivo os alunos tenham adquirido conhecimentos básicos e avançados de engenharia na área dos materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos de matriz polimérica, nomeadamente:
- Conheçam os diversos materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos de matriz polimérica, utilizados em diversos ramos da engenharia, suas principais aplicações e propriedades;
- Sejam capazes de compreender o que são propriedades mecânicas, ópticas, térmicas e eléctricas nestes materiais;
- Capacidade de realizar diferentes tipos de trabalhos experimentais para recolher dados, interpretá-los e relacioná-los com os diferentes assuntos tratados. Realização de pequenos projectos envolvendo os materiais leccionados, nomeadamente selecção de materiais e respectivos processos de produção;
- Capacidades para recolha de informação científica, recorrendo a diversas fontes (livros, artigos científicos, bases de dados, Internet, visitas técnicas ou entrevistas), elaboração de relatórios técnicos, posters e apresentação e discussão orais públicas;
- Aptidão para a realização de trabalhos práticos em grupo e apresentação e discussão dos resultados alcançados.

Mecânica das Estruturas I

EM0028 - ECTS Objectivos
Análise e dimensionamento de peças e estruturas.

Resultados esperados
Os alunos devem adquirir competências para:
1. Traçar diagramas de esforços em estruturas isostáticas simples
2. Seleccionar o Critério de Resistência apropriado em função do tipo de material.
3. Conhecer os princípios de combinação de acções (RSA) e os critérios de dimensionamento de estruturas metálicas ( REAPE) .
4. Dimensionar peças lineares sujeitas a solicitações simples ou combinadas.
5. Tratar problemas de estabilidade de colunas e vigas.
6. Aplicar Teoremas Energéticos à Análise de Estruturas e em particular o Teorema da Carga Unitária ao cálculo de flechas.
7. Aplicar o Método das Forças na análise de estruturas hiperestáticas (calcular coeficientes de flexibilidade aplicando o Teorema da Carga Unitária e o Método de Bonfim Barreiros).
8. Aplicar o Método de Cross na análise de estruturas hiperestáticas.
9. Aplicar os conceitos de Cálculo Plástico ao dimensionamento de vigas (cálculo do momento plástico da secção resistente).

Mecânica dos Fluidos I

EM0029 - ECTS Conhecer os fundamentos da Mecânica dos Fluidos, designadamente a caracterização dos fluidos e das suas propriedades, incluindo a sua diferenciação relativamente aos sólidos.
Conhecer as leis fundamentais que regulam o comportamento dos fluidos em repouso e a sua acção sobre as superfícies confinantes.
Aprender e saber aplicar os princípios de conservação de massa, quantidade de movimento e energia na Mecânica dos Fluidos. Conhecer as formas diversas em que estes princípios são formulados, tanto na formulação integral como na diferencial.
Conhecimento e aplicação dos princípios da análise dimensional e da semelhança na perspectiva do estudo experimental da Mecânica dos Fluidos.

Como objectivo final (e em conjunto com a Mecânica dos Fluidos II) pretende-se que o aluno adquira a capacidade para resolver problemas concretos de Mecânica dos Fluidos em qualquer área de engenharia, em particular na Engenharia Mecânica.

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

EM0026 - ECTS Estudo dos sistemas de accionamento, transmissão de energia e comando através de fluidos:pneumática e hidráulica convencional.
No final da disciplina o aluno deverá:
-conhecer as tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos,
-conhecer as funções desempenhadas por cada órgão,
-dimensionar sistemas
-selecçionar componentes para uma aplicação.
-saber conceber sistemas hidráulicos e pneumáticos, mediante uma especificação.

Automação e Segurança Industrial

EM0031 - ECTS O objectivo específico desta disciplina é o de proporcionar uma compreensão global das potencialidades dos sistemas lógicos de controlo e das tecnologias que lhes estão associadas no contexto da automação industrial, dando-se um particular destaque às questões de segurança. Trata-se assim de uma disciplina introdutória ao projecto de controladores lógicos, especialmente adaptada aos alunos de um mestrado integrado em engenharia mecânica. Depois de compreender a matéria versada nesta disciplina o aluno estará na posse dos conceitos científicos e técnicos necessários à prossecução de estudos avançados de projecto e utilização de sistemas lógicos de controlo na automação industrial – tanto programados como cablados - mostrando-se simultaneamente consciente das necessidades de segurança exigidas em máquinas automáticas.

Mecânica das Estruturas II

EM0033 - ECTS Objectivos específicos:

Conhecimento, compreensão e análise do MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS (formulado pelo método dos deslocamentos), aplicando-o à resolução de problemas de análise linear elástica e térmica de estruturas.

Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os alunos

1. Sejam capazes de construir, numa folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de uma estrutura reticulada (contínua, articulada ou mista, 2D e 3D), sob a acção de diversos tipos de carregamento; saibam introduzir as condições de fronteira que simulem as ligações ao exterior da referida estrutura e determinar o vector de deslocamentos nodais; saibam calcular os esforços actuantes em secções críticas desta estrutura.

Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos

2. Conheçam os fundamentos do Método dos Elementos Finitos.

3. Sejam capazes de construir, por integração numérica em folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de um elemento finito 2D, isoparamétrico, de forma triangular e quadrangular, com aproximação quadrática, destinado à análise linear-elástica de estruturas 2D e axissimétricas, em estado plano de tensão e deformação, sob a acção de cargas concentradas e/ou distribuídas, no domínio e/ou na fronteira.

4. Sejam capazes de, a partir dos deslocamentos nodais, calcular os deslocamentos, as deformações e as tensões em pontos do interior de um elemento finito.

5. Saibam como formular, por elementos finitos, um problema de transferência de calor em regime estacionário e não estacionário, num domínio 2D, com diversas condições de fronteira, que incluam temperatura, fluxo térmico e transferência de calor por convecção / radiação.

6. Sejam capazes de analisar uma estrutura 2D ou axissimétrica, sob a acção de solicitações mecânicas e/ou térmicas utilizando um software comercial.

Mecânica dos Fluidos II

EM0034 - ECTS Aprender e saber aplicar os princípios de conservação de massa, quantidade de movimento em escoamentos de fluidos, em situações diversas no campo da engenharia mecânica, nomeadamente escoamentos em tubagens (regime laminar e turbulento), funcionamento de bombas e ventiladores centrífugos, medição das grandezas fundamentais, escoamentos exteriores e noções de escoamentos incompressíveis.

A disciplina é semestral e é complementar da Mecânica dos Fluidos I (1º semestre).

Processos de Fabrico I

EM0032 - ECTS Objectivos específicos:
Aquisição dos conceitos necessários à análise teórica e prática dos processos de Fabrico e em especial dos processos tecnológicos relacionados com as tecnologias de conformação plástica e com as tecnologias de maquinagem. Aplicação desses conceitos ao desenvolvimento de produto e à concepção e realização de produtos e ferramentas.

Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos
1. Conheçam as características fundamentais dos processos estudados, as suas vantagens e limitações, assim como a sua aplicabilidade à obtenção de produtos.
2. Conheçam as máquinas associadas a cada processo e em particular a sua constituição, accionamento e diferentes tipos.
3. Conheçam as ferramentas usadas em cada processo, o seu modo de funcionamento e elementos constituintes principais.
4. Sejam capazes de definir os processos associados à obtenção de diferentes componentes/produtos e correspondentes etapas de realização.

Sistemas de Informação

EM0030 - ECTS OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para projectarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objectivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo.

OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de identificação de factores críticos de sucesso e de modelação de actividades e processos de negócio.

2. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação conceptual de informação, em particular de classes de objectos.

3. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação da interacção com os utilizadores, em particular interacção gráfica.

4. Preparar os alunos para utilizarem uma metodologia de projecto de engenharia informática.

5. Preparar os alunos para utilizarem as ferramentas informáticas disponíveis nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados de modelo relacional, ou SGBDr, para prototipificação de Sistemas de Informação.

6. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação relacional.

Electrónica e Instrumentação

EM0036 - ECTS O ensino da instrumentação deve ser encarado nas vertentes da instrumentação para certificação, medição laboratorial e industrial, controlo e informação. Os conceitos, princípios e metodologias da instrumentação para medição laboratorial e industrial serão os objectivos fundamentais da disciplina, sendo também abordados aspectos relevantes para as outras áreas referidas.
Mais de 50% da disciplina será dedicada a aspectos práticos, aulas de laboratório (62,5% da escolaridade) e demonstrações. É também objectivo o ensino de procedimentos, o aumento de familiaridade com a instrumentação e o desenvolvimento das capacidades de desempenho em laboratório.

São objectivos específicos das aulas de anfiteatro:
Conhecimento clarificado dos termos mais comuns do VIM no âmbito da Instrumentação para Medição;
Conceitos básicos para utilização de sistemas de aquisição de dados;
Conceitos claros dos princípios de funcionamento de sensores/transdutores/actuadores examinados no contexto da matéria, e suas características mais específicas na perspectiva da aplicação;
Conceito de funcionamento e funcionalidades de alguns blocos de condicionamento e transmissão de sinais;
Conhecimento teórico de metodologias para minimizar causas de erro nas medições;
Conhecimentos essenciais para identificar componentes de incerteza nas medições de grandezas físicas;
Prática na utilização de cursos temáticos de e_learning, segundo estruturação e metodologia definidas, incluídos no âmbito de I&M como apoio ao ensino presencial;
Utilização de algumas regras básicas usadas na comunicação gráfica.

São objectivos específicos das aulas de Laboratório:
Manusear com facilidade e conhecimento equipamentos genéricos de laboratório (multímetros, osciloscópios, geradores de funções, fontes de corrente/tensão, pontes de medição);
Ter presente e dominar as causas de erro mais comuns na medição de grandezas físicas;
Esclarecer conceitos como os de resolução, sensibilidade, linearidade, histerese, calibração, padrão de trabalho;
Conhecer e distinguir os princípios básicos de funcionamento dos diferentes sensores/transdutores/actuadores utilizados tradicionalmente nos laboratórios da indústria e de I&D para medição de deslocamento, deformação, força, pressão, velocidade, temperatura e detecção de proximidade, nomeadamente os observados em funcionamento;
Conhecer algumas técnicas para minimizar erros nas medições;
Conhecer e identificar alguns elementos típicos do bloco de condicionamento e transmissão de sinal;
Adquirir capacidades e noções básicas para manipulação de sistemas de aquisição e processamento de resultados bem como a noção de instrumento virtual;
Utilizar as funcionalidades básicas de uma folha de cálculo: manipulação de ficheiros de dados, processamento de dados, representação gráfica de resultados;
Saber como medir experimentalmente o coeficiente de Poisson, o módulo de Young, determinar um estado de tensão mecânica à superfície de um corpo;
Ter ganho capacidade para reflectir sobre como identificar pequenas avarias;
Ter praticado a capacidade de explorar a integração em grupo, na perspectiva de desempenho em grupo e do grupo. Ter melhorado a capacidade de auto-avaliação.

Investigação Operacional

EM0039 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentação de uma visão global da Investigação Operacional (IO) salientando-se, em particular, o papel que esta desempenha como método de abordagem de processos de decisão. Capacidade de formular problemas de Programação Linear. Aquisição de conhecimentos nas técnicas de Programação Linear, de Gestão de Projectos e da Teoria da Decisão.

RESULTADOS ESPERADOS:
No final do período lectivo, os alunos devem ser capazes de:
1) Formular problemas de Programação Linear.
2) Conhecer e aplicar algoritmos para a obtenção das soluções óptimas desses problemas.
3) Conhecer e aplicar técnicas para a gestão (planeamento e controle) de Projectos.
4) Conhecer os princípios da Teoria da Decisão, e saberem estruturarProblemas de Decisão e de estabelecer critérios de decisão.

Órgãos de Máquinas

EM0038 - ECTS A disciplina visa fornecer conhecimentos relativos ao
projecto de máquinas, através da análise de problemas de dimensionamento e de alguns tipos de órgãos de máquinas de uso frequente. Pretende-se que os alunos façam aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos noutras disciplinas (Mecânica dos Sólidos, Estruturas, Materiais, ... ) e os complementem com a aplicação a orgãos mecânicos.

______________________________________
The objective of this course is to give knowledge relevant for machine design, through the analysis of design problems and of some machine elements frequently used. Students are expected to use knowledge already obtained in other courses, such as Solid Mechanics, Structures and Materials, and to complement that knowledge through applications to design of machine elements.

Processos de Fabrico II

EM0035 - ECTS A disciplina trata de processos tecnológicos em que os processos de fusão e solidificação de ligas metalicas são fundamentais. Será esse o nucleo agregador central a partir do qual se desenvolvem dois blocos: um na área da fundição e outro na área de ligação de metais.

BLOCO FUNDIÇÃO
Aprofundar conhecimentos de Fundição, quer os teóricos, relacionados com a fusão, a solidificação, nomeadamente as questões relacionadas com a germinação e as interfaces que a condicionam, quer tecnológicos. Desenvolver as capacidades dos alunos de autoaprendizagem e de trabalho em grupo.

BLOCO PROCESSOS DE LIGAÇÂO DE METAIS
Este bloco da disciplina tem como objectivo fazer uma primeira introdução às técnicas de ligação por soldadura e brasagem no fabrico de estruturas de aços ao carbono e carbono/manganês. Em particular pretende-se que o aluno fique com um conhecimento das:

- Principais tecnologias usadas na indústria nacional e parâmetros mais significativos que as controlam;
- Limitações específicas da tecnologia em relação a outros métodos alternativos;
- Conceito de soldabilidade de um material e das principais dificuldades de ligação;
- Necessidade de conceber uma peça tendo em conta que vai ser soldada.
Será feita ainda uma introdução sumária às técnicas de ligação de materiais com adesivos estruturais

Transferência de Calor

EM0037 - ECTS Transmitir os conhecimentos básicos da Transferência de Calor: mecanismos e modos.
Transferência de Calor sem e com mudança de fase.
Introdução aos permutadores de calor.

Gestão de Empresas

EM0040 - ECTS Objectivos específicos:

Conhecimento elementar de contabilidade e de análise financeira. Conhecimento e capacidade de aplicação de modelos de análise e suporte de decisões de operações relevantes da cadeia produtiva de empresas industriais.

Espera-se que os alunos, no final do período lectivo:

1. Sejam capazes de emitir uma opinião sobre a situação económico-financeira (geral) de uma empresa.
2. Saibam avaliar o impacto de diferentes decisões de gestão na situação económico financeira da empresa.
3. Compreendam a mecânica dos principais instrumentos da matemática financeira.
4. Sejam capazes de analisar e resolver problemas de tomada de decisões envolvendo operações industriais, através da aplicação de modelos apresentados na disciplina.


Iniciação ao Projecto

EM0044 - ECTS A disciplina de Iniciação ao Projecto destina-se a iniciar a actividade dos alunos como engenheiros de projecto. Destina-se sobretudo a fazer uma introdução às metodologias de projecto, com a realização de um trabalho que envolve o desenvolvimento de práticas de projecto, simulando situações possíveis na prática industrial, o que é conseguido através da orientação dos trabalhos por parte de docentes convidados com larga experiência profissional e entre os mais conceituados do sector.
Consegue-se desta forma que os alunos adquiram competências na área das aptidões pessoais e profissionais, a identificação e formulação de problemas, a procura de soluções dos mesmos, a experimentação e descoberta do conhecimento, o pensamento sobre sistemas, a melhoria das aptidões pessoais e atitudes perante problemas novos e a análise ética na resolução dos mesmos, a melhoria das aptidões inter pessoais e de comunicação com a apresentação de um relatório final, o estudo da concepção , projecto implementação dos sistemas desenvolvidos em ambiente industrial simulado.

Máquinas Térmicas

EM0042 - ECTS Objectivos específicos:
Conhecimento, compreensão e aplicação dos princípios fundamentais de funcionamento das diversas Máquinas Térmicas.

Resultados esperados:

Aptidão para identificar e determinar as principais características de comportamento e a seleccionar de entre diferentes opções/sistemas.

Sistemas de Controlo

EM0041 - ECTS Objectivos específicos:
Proporcionar aos futuros engenheiros mecânicos um conjunto de conhecimentos nucleares e estruturantes na área dos sistemas de controlo automático.

Espera-se que no final do período lectivo os alunos consigam:
i) elaborar modelos matemáticos de parâmetros concentrados de sistemas dinâmicos, utilizando sistemas de equações diferenciais ordinárias;
ii) analisar e elaborar diagramas de blocos e diagramas de simulação de sistemas dinâmicos lineares;
iii) realizar a análise das respostas temporal e em frequência de sistemas dinâmicos lineares;
iv) projectar controladores clássicos que permitam cumprir especificações de desempenho;
v) elaborar os algoritmos numéricos necessários à implementação em computador dos controladores projectados.

Vibrações e Ruído

EM0043 - ECTS Objectivos específicos:
•compreensão da fenomenologia das vibrações mecânicas;
•análise e caracterização do movimeno oscilatório de sistemas mecânicos e das forças associadas;
•determinação dos efeitos da vibração na performance e segurança de sistemas mecânicos.

Resultados esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
•conheça os conceitos básicos e a terminologia da teoria das vibrações mecânicas;
•conheça o comportamento tipo de sistemas canónicos;
•seja capaz de estabelecer modelos físicos/matemáticos discretos e contínuos unidimensionais para análise da vibração de sistemas mecânicos;
•saiba aplicar adequados métodos de solução para determinação das características dinâmicas e da resposta de sistemas mecânicos sujeitos a solicitações dinâmicas;
•conheça e saiba aplicar algumas técnicas de controlo de vibrações.

Comando Numérico Computadorizado


EM0045 - ECTS
Dotar os alunos de uma base de conhecimento sobre tecnologia CNC, designadamente:
1. Sobre o campo e potencial de aplicação da tecnologia CNC;
2. No confronto de tecnologias CNC com tecnologia alternativas;
3. Na concepção e projecto de equipamentos comandados por CNC;
4. Na programação de CNC e,
5. Na integração de tecnologia CNC com outros sistemas computorizados.

Complementos de Controlo Automático


EM0046 - ECTS
Objectivos específicos:
Complementar os conhecimentos de Teoria de Controlo Automático, adquiridos no tronco comum da licenciatura, orientando-os mais especificamente para o controlo de sistemas que se encontram na área de intervenção do Engenheiro Mecânico.

Espera-se que no final do período lectivo os alunos consigam:
i) modelar e simular numericamente o comportamento temporal de sistemas dinâmicos;
ii) ter em conta os, sempre presentes, comportamentos não-lineares dos sistemas a controlar;
iii) projectar controladores capazes de impor uma dinâmica pretendida a um sistema, utilizando ferramentas de Computer-Aided Control System Design;
iv) implementar controladores sob a forma de algoritmos numéricos, possibilitando o controlo de sistemas por computador;
v) identificar modelos lineares, pelo princípio dos mínimos quadrados, utilizando informação da entrada e da saída do sistema ao longo do tempo.

Computação Industrial


EM0047 - ECTS
Trata-se de uma disciplina de computação aplicada, especialmente adaptada aos alunos finalistas de uma licenciatura em engenharia mecânica, opção de automação. Depois de compreender a matéria versada nesta disciplina, o aluno é suposto estar na posse dos conceitos científicos e técnicos necessários à prossecução de estudos avançados na área da aplicação e integração de sistemas computacionais à automação industrial, em especial em termos do controlo e monitorização de processos contínuos e discretos, tanto centralizados como distribuídos. Adicionalmente, estará também na posse dos conhecimentos que lhe permitam especificar requisitos funcionais e projectar partes informáticas de soluções de automação. O principal objectivo desta disciplina é pois proporcionar uma base para a utilização e integração dos computadores (nas suas múltiplas formas) na área da automação industrial.

Projecto


EM0050 - ECTS
Objectivos específicos
Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da área de conhecimento da opção de Automação.
O trabalho terá lugar em ambiente académico, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, selecção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública e discussão de resultados.

Robótica


EM0049 - ECTS
Background:
Robótica e sistemas automáticos de transporte e armazenagem fazem parte de um conjunto alargado de tecnologias adoptadas pelas mais variadas actividades industriais de produção e de distribuição.
Assim é reconhecido que um engenheiro mecânico, especializado na área da automação, deve estar familiarizado com estas tecnologias, as suas aplicações e seu modo de funcionamento. Esta disciplina pretende assim preparar os alunos de modo a que sejam capazes de reconhecer a aplicabilidade e as implicações da utilização destas tecnologias robóticas e de sistemas automáticos de transporte e armazenagem

Specific Aims:
Providenciar ao aluno as ferramentas e conhecimentos necessários para que seja capaz de compreender, caracterizar, especificar e utilizar manipuladores robóticos, sistemas automáticos de transporte e armazenamento.

Previous knowledge:
Controlo automático
Cinemática de corpos rígidos
Tecnologias de accionamentos
Instrumentação e sensores
Computação industrial – autómatos programáveis

Percentual Distribution:
Componente científica (establishes and develops scientific bases) – 30%
Componente tecnológica (apply to design and process operation) - 70%

Learning outcomes:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno seja capaz de:
- identificar e avaliar as potencialidades da utilização de sistemas de manipulação robotizados em soluções de automação, bem como explicar e determinar as suas limitações;
- identificar e classificar diferentes tipos de robôs existentes no mercado e explicar os seus princípios de funcionamento;
-especificar uma solução para uma célula robotizada e analisar criticamente uma proposta de solução;
- estar habilitado a programar um robô industrial;
- efectuar uma análise cinemática de um qualquer manipulador robótico de estrutura série;
- descrever o funcionamento dos sistemas de geração de trajectórias utilizados em manipuladores robóticos;
- determinar as necessidades de automação para uma dada aplicação com recurso a utilização de manipuladores robóticos;
- descrever os objectivos e funções principais associadas a sistemas de transporte e armazenamento, e explicar a sua importância quando inserido num sistema industrial;
- distinguir entre soluções baseadas em tapetes transportadores, veículos guiados automaticamente do tipo “AGV” e soluções baseadas em sistemas manuais;
- identificar e avaliar as alternativas para armazenamento automático.

Servomecanismos


EM0048 - ECTS

Tese de Investigação


EM0051 - ECTS
Objectivos específicos
Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da área de conhecimento da opção de Automação.
O trabalho terá lugar em ambiente académico, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, selecção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública e discussão de resultados.

Projecto


EM0050 - ECTS

Tese de Investigação


EM0051 - ECTS

Climatização


EM0056 - ECTS
De uma forma geral os objectivos da disciplina dividem-se em dois grupos, um directamente associado ao edifício e respectivo conforto dos seus ocupantes, e um outro grupo relacionado com os equipamentos de climatização.
Numa primeira fase, pretende-se que os alunos aprendam os conceitos básicos ligados ao comportamento térmico de edifícios, em termos dos requisitos funcionais que determinam o estabelecimento das condições ambientais interiores pretendidas, em termos das solicitações climáticas a que estão sujeitos, e em termos da resposta dos componentes dos edifícios, individualmente e no seu conjunto, a essas solicitações, no sentido de desenvolver um espírito crítico que leve a decisões correctas aquando do projecto e dimensionamento térmico de edifícios.
É objectivo que os alunos se familiarizem com os diferentes tipos de sistemas e equipamentos de climatização, suas vantagens e inconvenientes, dominem as suas condições de funcionamento e tenham uma primeira introdução a critérios de dimensionamento e de selecção dos equipamentos. Pretende-se ainda uma familiarização com os conceitos de eficiência energética e de conservação de energia nos sistemas de climatização, bem como com a regulamentação existente para a térmica de edifícios e sistemas AVAC.

Pretende-se também que os alunos completem a aprendizagem dos conceitos básicos ligados ao comportamento térmico de edifícios com o estudo das metodologias de cálculo, dinâmico e simplificado, das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento, bem como os métodos de estimar as correspondentes necessidades energéticas para climatização de um edifício durante um ano típico.

Energias Renováveis


EM0055 - ECTS
Familiarização com a problemática da utilização dos recursos energéticos e sua relação com o ambiente.
Aquisição de conhecimentos relativos às principais tecnologias do aproveitamento de fontes renováveis de energia, métodos de avaliação do recurso energético primário e dimensionamento aproximado dos sistemas de conversão.
Percepção das valias económica e ambiental das fontes renováveis de energia.

Gestão de Energia Térmica


EM0052 - ECTS
a) Objectivos Específicos:
Dar um enquadramento da Térmica Industrial

b) Resultados Esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
a)Conheça a importância da economia de energia;
b)Saiba avaliar os resultados de uma Auditoria Energética;
c)Seja capaz de definir os parâmetros arespeitar num Plano de Racionalização dos Consumos Energéticos;
d)Esteja habilitado a trabalhar em Gestão de Energia.

Métodos Computacionais em Engª Térmica


EM0054 - ECTS
Esta disciplina pretende fornecer aos alunos os conhecimentos necessários à modelação numérica de sistemas e processos térmicos, incluindo a representação matemática das suas componentes e a resolução das equações resultantes, com recurso a algoritmos de computação. São discutidos métodos e algoritmos, com vista à optimização de sistemas térmicos. É feita uma introdução aos métodos das diferenças finitas e volumes finitos, para aplicação a sistemas distribuidos particularmente com transferência de calor.

Métodos Experimentais em Engª Térmica


EM0053 - ECTS
Esta disciplina tem por finalidade habilitar os alunos para a realização de estudos experimentais no âmbito da Mecânica dos Fluidos e da Transferência de Calor e Massa. Pretende-se que conheçam instrumentos de medição e métodos experimentais típicos daqueles domínios e compreendam os princípios físicos que lhes estão associados, tendo em vista a sua correcta selecção e utilização. Procura-se também sensibilizar os alunos para a incerteza das medições e suas implicações ao nível da planificação das experiências e da análise e representação de resultados experimentais. Com a realização de trabalhos laboratoriais, procura-se proporcionar aos alunos o exercício do estudo experimental, a consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação e a promoção do trabalho em grupo.

Projecto


EM0058 - ECTS
Realização de um projecto ou tese de investigação na área da energia. O trabalho poderá ser realizado na FEUP ou empresas. Como resultado espera-se que os alunos apliquem todos os conhecimentos anteriormente adquiros e que deselvolvam as competências necessárias para a realização do projecto/tese.

Tecnologias Energéticas Avançadas


EM0057 - ECTS
Apresentar um vasto leque de novas tecnologias energéticas, particularmente as que podem contribuir para uma racionalização e sustentabilidade dos consumos energéticos: tecnologias de frio, tecnologias de combustão, incluindo células de combustível, tecnologias solares avançadas e outras. Adquirir os conhecimentos necessários ao ante-projecto dessas tecnologias.

Tese de Investigação


EM0059 - ECTS
Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da área de conhecimento da opção de Fluidos e Calor. O trabalho terá lugar em ambiente académico e empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.

Projecto


EM0058 - ECTS

Tese de Investigação


EM0059 - ECTS
Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da área de conhecimento da opção de Fluidos e Calor. O trabalho terá lugar em ambiente académico e empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.

Análise de Projetos de Investimento


EM0062 - ECTS
O objectivo desta disciplina é dotar os alunos do conhecimento das metodologias base para a análise da viabilidade económica e financeira de projectos de investimento em condições de certeza e de incerteza.

Pretende-se que no final do curso os alunos estejam aptos a fundamentar a tomada de decisões de Investimentos Reais nas empresas e saibam elaborar um Plano de Negócios.

Gestão da Manutenção


EM0085 - ECTS
O objectivo desta disciplina é o de proporcionar aos alunos uma visão integrada dos conceitos, técnicas e estratégicas mais utilizadas na Gestão da Manutenção. No final do curso espera-se que os alunos detenham uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis por forma a poderem tomar as melhores decisões no âmbito da Gestão da Manutenção.

Gestão da Produção


EIG0029 - ECTS
O objectivo desta disciplina é o de proporcionar aos alunos uma visão integrada dos conceitos, técnicas e estratégias mais utilizadas na Gestão da Produção. No final do curso espera-se que os alunos fiquem com uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis de forma a poderem tomar melhores decisões no âmbito da Gestão da Produção.

Gestão da Qualidade Total


EIG0028 - ECTS
No âmbito desta disciplina pretende-se transmitir aos alunos os conceitos básicos da Gestão pela Qualidade Total (TQM), ensinar a analisar, desenvolver, implementar e operar Sistemas da Qualidade, e dotá-los com as ferramentas fundamentais do Controlo Estatístico dos Processos. É atribuída uma ênfase especial às normas ISO 9000 e à metodologia de resolução de problemas.

Logística Industrial


EM0060 - ECTS
No âmbito desta disciplina procura-se transmitir aos alunos uma visão global da função Logística na indústria. A matéria leccionada engloba os aspectos de gestão operacional e planeamento estratégico da Logística.

Métodos Quantitativos


EM0061 - ECTS
Os gestores de qualquer empresa – sector privado ou público, industrial ou serviços – têm que tomar decisões sobre como afectar os recursos da organização. Sendo parte da informação necessária para tomar estas decisões quantitativa/numérica, os gestores de hoje devem ser capazes de a valorizar, analisar e utilizar.
O objectivo da disciplina é o de, recorrendo à análise de modelos quantitativos e ferramentas teóricas que suportam as melhores práticas de gestão de operações de empresas, dotar os estudantes de competências de análise e tratamento de dados para a preparação de decisões.

Projecto


EM0063 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da área de conhecimento da opção de Gestão da Produção.
O trabalho terá lugar em ambiente empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, selecção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública e discussão de resultados.


Tese de Investigação


EM0064 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema relacionado com a Opção de Gestão da Produção.
Deve ser um trabalho de investigação que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de dissertação pertinente, apresentação pública e discussão dos resultados.

Pode ser realizado em ambiente académico ou misto (académico e empresarial).


Projecto


EM0063 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da área de conhecimento da opção de Gestão da Produção.
O trabalho terá lugar em ambiente empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, selecção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública e discussão de resultados.


Tese de Investigação


EM0064 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema relacionado com a Opção de Gestão da Produção.
Deve ser um trabalho de investigação que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de dissertação pertinente, apresentação pública e discussão dos resultados.

Pode ser realizado em ambiente académico ou misto (académico e empresarial).


Dinamica de Máquinas


EM0069 - ECTS
Objectivos específicos:
•Modelização analítica e experimental de sistemas mecânicos para análise do comportamento dinâmico;
•Técnicas analíticas/numéricas de resolução dos modelos dinâmicos para determinação de propriedades dinâmicas e da resposta de sistemas mecânicos;
•Controlo de vibrações.

Resultados esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
•seja capaz de modelizar analítica e experimentalmente sistemas mecânicos para análise do seu comportamento dinâmico;
•saiba aplicar métodos de solução e técnicas de resolução para determinação das propriedades dinâmicas e da resposta no tempo e na frequência de sistemas mecânicos;
•esteja habilitado a realizar medições de respostas dinâmicas e a identificar propriedades dinâmicas;
•compreenda o comportamento dinâmico de sistemas mecânicos;
•conheça e saiba dimensionar soluções de controlo de vibrações;
•tenha adquirido capacidade de interpretação e crítica de resultados;
•esteja habilitado a dimensionar sistemas mecânicos sujeitos a condições operacionais prescritas.

Estruturas Metálicas


EM0071 - ECTS
Dotar os os alunos de conhecimentos nas áreas de análise e projecto de estruturas metálicas.
O aluno com base na síntese de conhecimentos adquiridos ao longo do curso e na da frequência da disciplina estará habilitado a :
- Definir acções em estruturas de acordo com normas e regulamentos como o RSA e o Eurocodigo 1.
- Efectuar análise de estuturas metálicas recorrendo a programas de cálculo automático.
- Dimensionar e verificar a estabilidade de estruturas de acordo com o REAPE e o EC3.
- Projectar e definir detalhes construtivos, nomeadamente ligações, de acordo com as regras de arte de estruturas metálicas.


Fadiga e Mecânica da Fratura


EM0067 - ECTS
A disciplina visa fornecer conhecimentos relativos à avaliação da integridade estrutural de construções mecânicas, na possível presença de fendas.
Os conhecimentos a adquirir são relevantes quer para o projecto de equipamentos tomando em consideração a sua danificação em serviço, nomeadamente por fadiga, quer para a interpretação de causas de falhas estruturais ('failure analysis').

Espera-se que os alunos aprovados desenvolvam nomeadamente a capacidade de:

- selecionar os critérios e os procedimentos relevantes para a avaliação da integridade estrutural de componentes mecânicos, de estruturas e ligações estruturais contendo fendas, e realizar essa avaliação;
- proceder e coordenar a análise de causas de rotura por fractura e fadiga, em casos reais;
- interpretar criticamente a literatura relevante, nomeadamente os códigos e normas, e as partes de códigos e normas, que tratam o problema da fractura e fadiga.

Materiais Compósitos


EM0068 - ECTS
Objectivos genéricos:
Dar noções básicas de comportamento mecânico de materiais compósitos e suas especificidades
Dar uma introdução aos conceitos e teorias asssociadas ao dimensionamento com Materiais Compósitos
Introduzir tecnologias de fabrico e controlom de qualidade com Materiais Compósitos

Objectivos específicos:
Familiarizar os alunos com a especificdade dos Materiais Compósitos de Matriz Polimérica, em particular com as características de anisotropia e de facilidade de adequação das propriedades à aplicação

Resultados Esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
- conheças prinicpais matrizes e fibras, bem como semi-produtos para produção de materiais compósitos
- saiba os principais parâmetros dos diferentes processos de fabrico e seja capaz de fazer uma selecção e avaliação de tecnologias
- seja capaz de Conceber e Dimensionar produtos simples em materiais compósitos
- esteja habilitado a preparar um procedimento de controlo de qualidade para estes materiais

Mecânica do Contato e Lubrificação


EM0070 - ECTS

Mecânica Experimental


EM0066 - ECTS
Objectivos específicos:
Aprendizagem e familiarização com os principais MÉTODOS E TÉCNICAS EXPERIMENTAIS utilizados na análise e monitorização do comportamento de estruturas e componentes.

No fim do primeiro trimestre
Os alunos deverão estar familiarizados com os principais procedimentos necessários à realização de medições em estruturas e à interpretação dos resultados obtidos.

No final do semestre
Os alunos deverão ser capazes de distinguir completamente as diferentes técnicas de medição apresentadas, quer quanto à forma de medição, quer quanto à resolução desta. Quando confrontados com um problema de monitorização deverão saber qual, ou quais, as técnicas a seleccionar e os cuidados a ter na sua utilização.

Método dos Elementos Finitos


EM0065 - ECTS
Compreender e Programar o Método dos Elementos Finitos aplicado ao cálculo de sólidos e estruturas.
No final da disciplina o aluno deve ter capacidade de programação do Método dos Elementos Finitos para Problemas Lineares e/ou não Lineares. Deve ter também capacidade de dissertar sobre o desenvolvimento de novos elementos e capacidade de interpretação de resultados para um leque variado de problemas.

Placas e Cascas


EM0072 - ECTS
Aprendizagem e compreensão das teorias e métodos de solução descritos, formação essa necessária à compreensão de problemas de Engenharia nas quais componentes tipo Placa e Casca surjam como elementos fundamentais. Desenvolvimento das capacidades de análise, síntese e crítica através da realização de alguns trabalhos com uso de Programação Simbólica Maple que visam o estudo de placas e/oulaminados anisotrópicos.
Espera-se que com o conhecimento adquirido os alunos sejam capazes de:
- Interpretar literatura publicada sobre o assunto incluindo códigos
- Derivar as equações fundamentais para problemas de investigação envolvendo Placas e Cascas
- Obter soluções analíticas para Placas e Cascas
- Ter uma noção das limitações do conhecimento em Placas e Cascas.
- Obter soluções por elementos finitos de Placas e Cascas usando Packages comerciais e ter alguma noção das limitações dos elementos e como detecta-las por forma a escolherem os elementos mais adequados.

Projecto


EM0073 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da área de conhecimento da opção de Projecto e Construção Mecânica.
O trabalho terá lugar em ambiente empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, selecção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública e discussão de resultados.


Tese de Investigação


EM0074 - ECTS
Ojectivos específicos:
Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema relacionado com a Opção de Projecto e Construção Mecânical.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

Resultados esperados:
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de dissertação pertinente, apresentação pública e discussão dos resultados.

Pode ser realizado em ambiente académico ou misto (académico e empresarial).

Projecto


EM0073 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da área de conhecimento da opção de Projecto e Construção Mecânica.
O trabalho terá lugar em ambiente empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, selecção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública e discussão de resultados.


Tese de Investigação


EM0074 - ECTS
Ojectivos específicos:
Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema relacionado com a Opção de Projecto e Construção Mecânical.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

Resultados esperados:
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de dissertação pertinente, apresentação pública e discussão dos resultados.

Pode ser realizado em ambiente académico ou misto (académico e empresarial).

Design Integrado de Produto


EM0075 - ECTS
1. Organizar e definir o processo de desenvolvimento de produto/serviço na empresa
2. Ser capaz de definir um plano estruturado de desenvolvimento de produto ou serviço
3. Conhecer e ser capaz de usar um conjunto de métodos e ferramentas para uma prática sistemática de introdução de novos produtos inovadores e em particular conhecer o papel das múltiplas áreas funcionais da empresa no seu desenvolvimento e lançamento comercial
4. Integrar o desenvolvimento de novos produtos na estratégia da empresa

Fabricação de Moldes


EM0080 - ECTS
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

Aquisição de conhecimentos sobre a arquitectura dos moldes. Desenvolvimento da capacidade para estabelecer relações entre as formas das peças, os processos de maquinagem (fresagem, torneamento, electroerosão, etc.) e as ferramentas mais adequadas à sua obtenção. Capacidade de manuseamento da informação 3D obtida a partir de programas de geração de sólidos e de superfícies complexas. Conhecimento de sistemas CAD/CAM comerciais, que permita a obtenção de programas de geração de superfícies em máquinas CNC (desbaste e acabamento na fresagem e no torneamento), com uma perfeita identificação da terminologia utilizada.

RESULTADOS ESPERADOS:

No final do período Lectivo, os estudantes devem ser capazes de:

1) Conhecer os componentes mais comuns num molde de injecção.
2) Perceber o funcionamento das soluções mais usuais na resolução de dificuldades de desmoldagem da peça.
3) Ser capaz de determinar as dimensões do molde, dos canais de alimentação, do circuito de refrigeração e dos dispositivos de travamento.
4) Realizar a modelação 3D de um molde com observação das superfícies de apartação e respectivo desenho 2D.
5) Realizar programas CNC com software CAD/CAM e seleccionar entre os diversos processos de maquinagem (electro-erosão, fresagem e torneamento).

Gestão da Produção


EIG0029 - ECTS
O objectivo desta disciplina é o de proporcionar aos alunos uma visão integrada dos conceitos, técnicas e estratégias mais utilizadas na Gestão da Produção. No final do curso espera-se que os alunos fiquem com uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis de forma a poderem tomar melhores decisões no âmbito da Gestão da Produção.

Manutenção, Reparação e Sistemas de Controlo Automóvel


EM0082 - ECTS
No final desta disciplina, espera-se que o aluno possua as ferramentas necessárias para entender e dominar o meio de transporte fundamental do séc XX e XXI. Entender os grandes processos que presidem á produção e desenvolvimento do produto, á sua distribuição e ás cadeias e redes de manutenção. Dominar a reparação e a manutenção preventiva associadas á distribuição automóvel.
Conhecer e manipular os sistemas de controlo do automóvel: segurança e controlo na condução, gestão de motores, travões, direcção, equipamentos de conforto.

Projecto


EM0083 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de projecto, conducente à elaboração de um relatório de natureza científica ou tecnológica sobre um tema relacionado com a à Opção de Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de trabalho individual ou em grupo, de inovação e de pensamento criativo e crítico.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas ou novas abordagens de questões correntes, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública (oral, página web e em poster) e discussão dos resultados.

Será realizado em ambiente empresarial ou misto (académico e empresarial).

Seleção de Materiais


EM0077 - ECTS
Estudar usando casos estudo as metodologias de selecção de materiais e processos de fabrico de componentes mecânicos.
Espera-se que ao longo do ano o aluno fique habilitado a usar os conhecimentos de comportamento mecânicos dos materiais na comparação e selecção de materiais e também:
- Modelar comportamentos mecânicos mais complexos: tenacidade, fadiga e fluência.
- Apresentar perfis técnicos dos materiais sob o pontos de vista mecânico e energético.
- Escolher metodologias para a selecção de materiais aplicadas a casos concretos.
- Discutir casos estudo de selecção de materiais e respectivos processos de fabrico.

Seminários


EM0076 - ECTS
Promover o desenvolvimento de capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Espera-se que no final desta disciplina cada aluno tenha desenvolvido competências e capacidades importantes em que estiver deficitário no início da mesma.

Simulação de Processos Tecnológicos


EM0078 - ECTS
Objectivos específicos:
Aquisição de conhecimentos que permitam a realização, compreensão e análise da modelação numérica de Processos Tecnológicos e em especial a modelação dos processos de Fundição, Conformação Plástica em Massa e Conformação Plástica de Chapas Metálicas

Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos
1. Conheçam os fundamentos dos métodos usados nos programas de modelação numérica a utilizar: Método das Diferenças Fintas e Método dos Elementos Finitos.
2. Saibam utilizar as ferramentas de pré-processamento, análise e pós-processamento necessárias à simulação numérica dos processos a estudar.
3. Sejam capazes de criar o modelo numérico de casos práticos de componentes obtidos por Fundição e Conformação Plástica, fazer a sua análise e obter os resultados que lhes permitam ter um espírito crítico sobre a realização do componente. Devem ser capazes de analisar os resultados obtidos, definir os defeitos que o componente tenha tendência para apresentar, conhecer a relação desses defeitos com as variáveis do processo e estimar um rumo para a resolução dos problemas e a optimização do processo.

Sistemas de Propulsão e Suspensão Automóvel


EM0081 - ECTS
Esta disciplina tem como objectivo proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente ou indirectamente com as matérias leccionadas. Deste modo, o objectivo fundamental da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos.

Tecnologia de Moldação


EM0079 - ECTS
A disciplina terá dois blocos, um de Fundição e outro de injecção de plásticos.

Bloco de Fundição

Aprofundamento e consolidação de conhecimentos sobre algumas tecnologias de fundição já referidas em disciplinas anteriores do MIEM, com ênfase na fundição injectada de ligas leves, fundição em coquilha e em baixa pressão de ligas de cobre e fundição por cera perdida de aços, com especial ênfase nos equipamentos principais e complementeres, bem como no projecto de moldes.

Bloco de Injecção de plásticos

Rever os conceitos fundamentais sobre materiais poliméricos, propriedades e processamento, na perspectiva do projecto de moldes de injecção de termoplásticos. Apresentar conceitos específicos para o desenvolvimento de produtos técnicos em plástico. Aplicar ferramentas computacionais para o projecto com termoplásticos.

Tese de Investigação


EM0084 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema relacionado com a à Opção de Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de dissertação pertinente, apresentação pública e discussão dos resultados.

Pode ser realizado em ambiente académico ou misto (académico e empresarial).

Projecto


EM0083 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de projecto, conducente à elaboração de um relatório de natureza científica ou tecnológica sobre um tema relacionado com a à Opção de Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de trabalho individual ou em grupo, de inovação e de pensamento criativo e crítico.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas ou novas abordagens de questões correntes, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública (oral, página web e em poster) e discussão dos resultados.

Será realizado em ambiente empresarial ou misto (académico e empresarial).

Tese de Investigação


EM0084 - ECTS
Ojectivos específicos
Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema relacionado com a à Opção de Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de dissertação pertinente, apresentação pública e discussão dos resultados.

Pode ser realizado em ambiente académico ou misto (académico e empresarial).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-09-29 às 23:30:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias