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Entrada em 2º ciclos de estudo - 2016/2017


Aviso: Não existe definição de concursos abertos para este tipo de regime de ingresso.

Destinatários

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do ciclo de estudos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos pela respetiva Comissão Científica.

A Comissão Cientifica de cada Ciclo de Estudos poderá definir quais as condições de ingresso que pretende considerar, restringindo ou detalhando as condições gerais previstas (consultar informação de cada ciclo de estudos). 


Propinas:

Informação de propinas para 2016/17.

 

Vagas

Curso/CE Fase Vagas Ano Curricular
Mestrado em Ciência da Informação 1 10
2 23
Mestrado em Engenharia Biomédica 1 15
2 26
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1 15
2 20
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 1 35
2 45
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 1 15
2 15
Mestrado em Engenharia de Software 1 20
2 29
3 11
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 1 20
2 19
Mestrado em Mecânica Computacional 1 10
2 17
3 23
Mestrado em Multimédia 1 35
2 49
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 1 20
2 13
Ciclos de Estudos

Total de
Vagas

Vagas
1.ª fase
Vagas
2.ª fase
Vagas
3.ª fase
Mestrado em Ciência da Informação 25 10 23 -----
Mestrado em Engenharia Biomédica 30 15 26 -----
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 20 15 20 -----
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 50* 35* 45* -----
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 30 15 15 -----
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 30 20 19 -----
Mestrado em Mecânica Computacional 30 10 17 23
Mestrado em Multimédia 60 35 49 -----
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 30 20 13 -----
Mestrado em Engenharia de Software 30 20 29 11

 

Número mínimo de estudantes para funcionamento de cada ciclo de estudos:

Ciclos de Estudos N.º mínimo de estudantes para funcionamento
Mestrado em Ciência da Informação 10
Mestrado em Engenharia Biomédica 15
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 5
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 15
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 15
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 15
Mestrado em Mecânica Computacional 15
Mestrado em Multimédia 20
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 10
Mestrado em Engenharia de Software 15

 

Notas:

1 - Na 1.ª fase está apenas disponível uma parte das vagas. As restantes vagas e as que não forem ocupadas na 1.ª fase, estarão disponíveis para a 2.ª e 3.ª fase (quando prevista).
O n.º de vagas da 2.ª fase foi atualizado e inclui já as vagas sobrantes da 1.ª fase.
 
2 - * Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais - Das 35 vagas para 1.ª fase, 15 destinam-se a candidatos detentores de CCP (Certificado de Competências Profissionais) em SHT (Segurança e Higiene do Trabalho). Das 45 vagas para 2.ª fase, 17 destinam-se a candidatos detentores de CCP em SHT.

3 - Às vagas acima indicadas poderão acrescer vagas especialmente destinadas a candidatos ao abrigo de protocolos.

 

Candidaturas

Prazos

 Prazos Gerais

1.ª fase
Até 30 de abril de 2016 Apresentação das candidaturas
20 de maio de 2016 Afixação de resultados provisórios
23 de maio a 6 de junho de 2016 Audiência prévia
13 de junho de 2016 Afixação de resultados definitivos
13 a 28 de junho de 2016 Apresentação de reclamações
Até 12 de julho de 2016 Publicação da decisão de reclamações
20 a 27 de junho de 2016 Realização de matrículas
Até 8 de julho de 2016 Eventual colocação de suplentes
Até 27 de junho de 2016 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 18 de julho de 2016 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração à inscrição resultante do processo de creditação
2.ª fase
1 de maio a 8 de agosto de 2016 Apresentação das candidaturas
5 de setembro de 2016 Afixação de resultados provisórios
6 a 19 de setembro de 2016 Audiência prévia
23 de setembro de 2016 Afixação de resultados definitivos
23 de setembro a 7 de outubro de 2016 Apresentação de reclamações
Até 21 de outubro de 2016 Publicação da decisão de reclamações
27 a 30 de setembro de 2016 Realização de matrículas
Até 14 de outubro de 2016 Eventual colocação de suplentes
Até 30 de setembro de 2016 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 24 de outubro de 2016 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração à inscrição resultante do processo de creditação

Prazos Específicos

Ciclos de Estudos em que algumas ou todas as fases de candidaturas se realizarão em prazos específicos (consultar informação):

- Mestrado em Mecânica Computacional
- Mestrado em Engenharia de Software

 

Critérios de seriação

Os critérios de seriação são definidos por ciclo de estudos (consultar informação de cada ciclo de estudos).

Notas:

1 - Na 1.ª fase serão admitidos apenas os candidatos com nota de candidatura igual ou superior a 14 valores (escala numérica 0-20) e que apresentem documentação que prove que concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso*.
A comissão científica do ciclo de estudos poderá definir, para efeitos de seriação, uma nota de candidatura superior à mencionada.
Nota de candidatura: Resultado obtido pela aplicação da fórmula de cálculo prevista nos critérios e métodos de seriação.
 
2 - Nas fases seguintes serão aceites para seriação candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o curso até ao final do prazo de candidatura*. Caso ainda não disponham da certidão de conclusão de curso, será aceite declaração de compromisso de honra em como concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso.
A matrícula será condicionada à apresentação da respetiva certidão.

* Exceto os ciclos de estudos cuja abertura de funcionamento contemple outras condições de admissão.

 

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte) (obrigatório);
  • Certidão de conclusão de um curso superior (obrigatório);
    - Na 2.ª fase e fases seguintes de candidaturas, caso já tenha concluído o curso mas não tenha ainda a respetiva certidão de conclusão, deve apresentar declaração indicando data de conclusão e média final previsível, ficando a sua matrícula condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
  • Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de UC/ECTS. Caso não obtenha a certidão contendo todos estes elementos, deverá acrescentar lista discriminativa das unidades curriculares realizadas, com a informação em falta (obrigatório);
    - A matrícula ficará condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
    - Estudantes UP, poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico;
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
  • Curriculum vitae (Obrigatório);
  • Cartas de recomendação (opcional);
  • Fotografia ("tipo passe", a cores, de preferência com fundo neutro; 200 pixeis de altura por 140 pixeis de largura; Formato JPG; Qualidade média ou superior no algoritmo de compressão do JPG) (opcional).

(1) Notas para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro:
Os documentos deverão ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas em Portugal dos países estrangeiros a que a habilitação diz respeito, ou com Apostilha de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções, obrigatórias, de documentos cuja língua original não seja a portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

Para além destes documentos, poderão ser solicitados documentos específicos em cada ciclo de estudos (informação disponível no processo de candidatura).

Os candidatos colocados que tenham algum documento pendente no processo de candidatura, só poderão efetuar a matrícula mediante a entrega/envio desse documento.

 

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Procedimento para geração de Referências Multibanco:
1. Clicar na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.

Notas:
- Terminado o prazo para apresentação das candidaturas, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
- Os candidatos excluídos ou não colocados (suplentes) numa fase e que pretendam candidatar-se a outra fase terão de apresentar nova candidatura e pagar os respetivos emolumentos.

O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos seguintes emolumentos (consultar Tabela de Emolumentos da Universidade do Porto):

- Pedido de reconhecimento/creditação de formação anterior (exceto nos processos de reingresso, quando a formação a creditar tenha sido realizada enquanto estudante do ciclo de estudos a que se candidata): 50 euros;

- Pedido isolado de creditação de unidades curriculares singulares do ciclo de estudos a que o estudante se candidata (por qualquer concurso/regime, incluindo reingresso): 25 euros;

- Pedido de reconhecimento/creditação de experiência profissional: 200 euros;

- Reapreciação do processo de creditação (incluindo em processos de reingresso): 80 euros.

 

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar a candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura receberá informação sobre a forma de pagamento do respetivo emolumento (nota: as referências multibanco poderão demorar algum tempo a serem geradas).
    No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
    Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
    - Nome, morada, país, número de identificação fiscal.
    Nota: Terminado prazo para apresentação das candidaturas, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimento/creditação

  1. No formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de reconhecimento", coloque “Sim”.
  2. Após submissão da candidatura, nas opções do lado direito da página em Reconhecimentos selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  3. Só será dado seguimento ao pedido de creditação após pagamento dos respetivos emolumentos (consultar Tabela de Emolumentos da Universidade do Porto).
Procedimento para realização da matrícula

Este procedimento será disponibilizado através de um link na página de entrada da FEUP, no início do prazo de matrículas.

 

Legislação Aplicável

 

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