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Reingresso - 2020/2021

Cursos/CE disponíveis

Licenciatura

Mestrado Integrado

Mestrado

Doutoramento

Destinatários

Nota: Informação provisória, aguadar aprovação

O regime de INGRESSO POR REINGRESSO destina-se aos estudantes que, tendo tido uma interrupção dos estudos, pretendam inscrever-se no mesmo estabelecimento de ensino superior e ciclo de estudos em que estiveram anteriormente matriculados ou em ciclo de estudos que o tenha sucedido.

Notas:

- Os estudantes de Licenciatura e de Mestrado que no ano letivo de 2019/2020 tenham estado prescritos e queiram prosseguir os seus estudos, terão de solicitar o reingresso para 2020/2021.

- Os estudantes de Licenciatura e de Mestrado Integrado que no ano letivo 2019/2020 tenham estado inscritos e tenham solicitado anulação de matrícula não poderão de solicitar o reingresso no ano letivo 2020/2021.

- Os estudantes que no ano letivo de 2019/2020 tenham estado inscritos e tenham solicitado anulação de inscrição, não necessitam de solicitar o reingresso no ano letivo 2020/2021, pelo que terão de realizar a inscrição no prazo definido (brevemente disponível).

- De acordo com o nº3 do Artigo 5º da Lei 37/2003 de 22 de Agosto, um estudante que esteja prescrito encontra-se impedido de se candidatar de novo a esse ou outro curso nos dois semestres seguintes.

- De acordo com o Artigo 2º do Regulamento - Regime de Prescrições para os ciclos de estudos da Universidade do Porto, os estudantes que tenham prescrito pela 2.ª vez no seu ciclo de estudos não podem solicitar o reingresso (consultar informação sobre prescrições).


Propinas:

Informação de propinas 2020/2021 disponível aqui.



Vagas

Curso/CE Fase Vagas Ano Curricular
Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1
2
3
Mestrado em Ciência da Informação 1
2
3
Mestrado em Engenharia Biomédica 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Software 1
2
3
Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil 1
2
3
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 1
2
3
Mestrado em Mecânica Computacional 1
2
3
Mestrado em Multimédia 1
2
3
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 1
2
3
Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios 1
2
3
Mestrado Integrado em Bioengenharia 1
2
3
Mestrado Integrado em Engenharia Civil 1
2
3
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente 1
2
3
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial 1
2
3
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1
2
3
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação 1
2
3
Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 1
2
3
Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais 1
2
3
Mestrado Integrado em Engenharia Química 1
2
3
Programa Doutoral em Engenharia Biomédica 1
2
Programa Doutoral em Engenharia Civil 1
2
Programa Doutoral em Engenharia de Minas e Geo-Recursos 1
2
Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente 1
2
Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 1
2
Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas 1
2
Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1
2
Programa Doutoral em Engenharia Física 1
2
Programa Doutoral em Engenharia Informática 1
2
Programa Doutoral em Engenharia Mecânica 1
2
Programa Doutoral em Engenharia Metalúrgica e de Materiais 1
2
Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica 1
2
Programa Doutoral em Líderes para Indústrias Tecnológicas 1
2
Programa Doutoral em Materiais e Processamento Avançados 1
2
Programa Doutoral em Media Digitais 1
2
Programa Doutoral em Planeamento do Território 1
2
Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais 1
2
Programa Doutoral em Sistemas de Transportes 1
2
Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia 1
2

O reingresso não está sujeito a limites quantitativos de vagas.

Candidaturas

Prazos

1.ª Fase (exceto Programas Doutorais)
De 10 dezembro 2019 até 15 janeiro 2020 Apresentação das candidaturas
31 de janeiro 2020 Afixação dos resultados provisórios
De 3 a 14 fevereiro 2020 Audiência prévia
21 de fevereiro 2020 Afixação dos resultados definitivos
De 24 fevereiro até 16 março 2020 Apresentação de reclamações
Até 23 de março 2020 Publicação da decisão de reclamações
De 28 fevereiro até 9 março 2020 Realização de matrículas (online)
Até 9 de março 2020 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 30 de março 2020 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação
2.ª fase (1ª fase Programas Doutorais)
De 16 janeiro até 6 maio 2020 Apresentação das candidaturas
25 de maio 2020 Afixação dos resultados provisórios
De 26 maio até 8 junho 2020 Audiência prévia
17 de junho 2020 Afixação dos resultados definitivos
De 18 junho até 9 julho 2020 Apresentação de reclamações
Até 16 de julho 2020 Publicação da decisão de reclamações
De 25 junho até 7 julho 2020 Realização de matrículas (online)
Até 7 julho 2020 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 28 julho 2020 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação
3.ª fase (2ª fase Programas Doutorais)
De 7 maio até 5 agosto 2020 Apresentação das candidaturas
3 de setembro 2020 Afixação dos resultados definitivos
De 4 até 24 de setembro  2020 Apresentação de reclamações
Até 1 outubro 2020 Publicação da decisão de reclamações
De 10 até 17 de setembro 2020 Realização de matrículas (online)
Até 17 de setembro 2020 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 9 outubro 2020 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação



Critérios de seriação

Para o regime de ingresso por reingresso, não havendo limitação de vagas, não se aplicam critérios de seriação.

 

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/ Passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação (obrigatório);
  • Certidão das unidades curriculares realizadas (a ser apresentada pelos candidatos que não tenham informação visualizável no Sistema de Informação da FEUP) (opcional);
  • Fotografia (opcional).

 

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Procedimento para geração de Referências Multibanco:
1. Clicar na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicar em "voltar à conta corrente" para ver a referência gerada.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- Nome do ordenante e nome do candidato, morada, país, número de identificação fiscal e indicação da finalidade do pagamento (candidatura).

Nota:
- Após a data limite para apresentação das candidaturas os candidatos dispõem de mais 2 dias para garantir o pagamento do correspondente emolumento, condição necessária para que a candidatura se torne efetiva. Terminado esse prazo, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.

 

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar a candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário. Por questões técnicas, não é aconselhável utilizar endereços de e-mail Hotmail ou Yahoo.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura, verá informação para pagamento do respetivo emolumento por referência multibanco. No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá consultar a informação da secção Emolumentos (ver acima).
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Selecione o ano letivo da(s) candidatura(s) submetida(s);
  4. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimento/creditação

  1. O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos emolumentos indicados na Tabela de Emolumentos da U.Porto.
  2. Caso pretenda criar o pedido, no formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de creditação", coloque “Sim”.
  3. Nas opções do lado direito da página, em Reconhecimentos, selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  4. Após criar o pedido de reconhecimento/creditação, deverá concluir e submeter a candidatura.
Procedimento para realização da matrícula

Este procedimento será disponibilizado através de um link na página inicial da FEUP, no início do prazo de matrículas.

Legislação Aplicável

Portaria n.º 181-D/2015 de 19 de junho - Aprova o Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.

 

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