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Transferência ou mudança de curso - 2015/2016


Aviso: Não existe definição de concursos abertos para este tipo de regime de ingresso.

Destinatários

1. Destina-se a estudantes que tenham estado inscritos e matriculados num curso superior num estabelecimento de ensino superior nacional e não o tenham concluído; e estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do país em causa, quer o tenham concluído ou não.

2. O regime de INGRESSO POR MUDANÇA DE CURSO destina-se aos estudantes que pretendam inscrever-se num ciclo de estudos diferente daquele em que praticaram a sua última inscrição, tendo havido ou não interrupção de inscrição no ensino superior.

3. O regime de INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA destina-se aos estudantes que pretendam inscrever-se no mesmo ciclo de estudos em estabelecimento de ensino superior diferente daquele em que estão ou estiveram matriculados, tendo havido ou não interrupção de inscrição no ensino superior.


Notas:

- De acordo com o nº3 do Artigo 5º da Lei 37/2003 de 22 de Agosto, um estudante que esteja prescrito encontra-se impedido de se candidatar de novo a esse ou outro curso nos dois semestres seguintes.


Propinas:

Informação de propinas para 2015/16.

 

Vagas

 


Ciclo de Estudos
Vagas
Totais 1.ª Fase 2.ª Fase
MC_1 T_1 MC_2_5 T_2_5 MC_1 T_1 MC_2_5 T_2_5 MC_2_5 T_2_5
Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1 1 2 2 1 1 1 1 2 2
Mestrado Integrado em Bioengenharia 4 3 0 15* 4 3 0 0 0 15*
Mestrado Integrado em Engenharia Civil 0 0 5 20+5** 0 0 2 5+5** 4 19+5**
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente 2 1 1 1 2 1 1 1 1 1
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 0 0 15 15 0 0 15 15 15 14
Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão 1 0 6 2 1 0 6 2 ---- ----
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação 7 3 10 10 7 3 3 3 8 10
Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 0 0 15 5 0 0 15 5 ---- ----
Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais 3 0 7 3 3 0 2 1 7 3
Mestrado Integrado em Engenharia Química 5 3 6 4 5 3 5 3 4 4

MC_1 - Mudanças de Curso para 1.º ano (equivalência a menos de 30 ECTS)
T_1 - Transferências para 1.º ano (equivalência a menos de 30 ECTS)
MC_2_5 - Mudanças de Curso para 2.º ao 5.º ano (Mudanças de Curso Outros) (equivalência a 30 ou mais ECTS)
T_2_5 - Transferências para 2.º ao 5.º ano (Transferência Outros) (equivalência a 30 ou mais ECTS)

* Estas vagas destinam-se exclusivamente aos estudantes provenientes da Licenciatura em Bioengenharia da UTAD para ingresso no 3.º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia (ao abrigo do protocolo estabelecido entre a FEUP e a UTAD). Os estudantes serão distribuídos pelos 3 ramos do curso, seguindo regras semelhantes às que são aplicadas aos estudantes que frequentaram a FEUP/ICBAS nos primeiros 2 anos do MIB.
No caso de não preenchimento integral das 15 vagas por estudantes da UTAD, as vagas sobrantes perdem-se.

** 5 vagas são para estudantes da École des Ponts ParisTech, ao abrigo do Acordo de Dupla Titulação.

Notas:

1 - Na 1.ª fase está disponível apenas uma parte das vagas.
As restantes vagas e as que não forem ocupadas na 1.ª fase, estarão disponíveis para a 2.ª fase do concurso.
O n.º de vagas da 2.ª fase foi atualizado e inclui já as vagas sobrantes da 1.ª fase.

2 - Para o MIEIG e para o MIEM existe apenas uma fase de candidaturas, sendo aplicáveis as regras da 2.ª fase.

 

Candidaturas

Prazos

Mudança de Curso e Transferência 1.º ano (fase única)
Mudanças de Curso e Transferências para 1.º ano e Outros para MIEM e MIEIG (fase única)
24 de fevereiro a 4 de agosto de 2015 Apresentação das candidaturas
4 de setembro de 2015 Afixação dos editais de colocação
4 a 17 de setembro de 2015 Reclamação sobre as colocações
10 a 16 de setembro de 2015 Matrículas
Até 1 de outubro de 2015 Colocação de suplentes
Até 6 de outubro de 2015 Decisão sobre as reclamações
Até 16 de setembro de 2015 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 7 de outubro de 2015 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação
Mudanças de Curso e Transferências Outros (2.º ao 5.º ano) 1.ª Fase (exceto MIEM e MIEIG)
24 de fevereiro a 16 de abril de 2015 Apresentação das candidaturas
12 de maio de 2015 Afixação dos editais de colocação
12 a 25 de maio de 2015 Reclamação sobre as colocações
15 a 21 de maio de 2015 Matrículas
Até 3 de junho de 2015 Colocação de suplentes
Até 8 de junho de 2015 Decisão sobre as reclamações
Até 21 de maio de 2015 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 12 de junho de 2015 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação
Mudanças de Curso e Transferências Outros (2.º ao 5.º ano) 2.ª Fase (exceto MIEM e MIEIG)
17 de abril a 4 de agosto de 2015 Apresentação das candidaturas
4 de setembro de 2015 Afixação dos editais de colocação
4 a 17 de setembro de 2015 Reclamação sobre as colocações
10 a 16 de setembro de 2015 Matrículas
Até 01 de outubro de 2015 Colocação de suplentes
Até 06 de outubro de 2015 Decisão sobre as reclamações
Até 16 de setembro de 2015 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 07 de outubro de 2015 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação

Condição Habilitacional Prévia

Para o regime de ingresso por mudança de curso, são exigíveis as seguintes condições habilitacionais prévias:

1.Ter realizado as provas de ingresso (ou “equivalentes”) fixadas para o ciclo de estudos a que se candidata.

2.Ter, na candidatura ao ensino superior, classificações nas provas de ingresso (ou em exame nacional equivalente) iguais ou superiores aos limites legalmente fixados:

a.Classificação mínima nas provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200);
b.Classificação mínima de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200).

3.Ter uma classificação nas provas de ingresso (ou em exame nacional equivalente) igual ou superior aos limites mínimos fixados pela direção do ciclo de estudos a que se candidata (caso tenham sido fixados esses mínimos).

a.Para os candidatos que não alcancem as classificações mínimas definidas pela direção do ciclo de estudos, pode o Júri de Avaliação das Candidaturas atribuir uma classificação equivalente, baseada em unidades curriculares entretanto realizadas pelo candidato na mesma área científica.

Para o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica é exigida uma classificação mínima de 13,0 valores na prova de Matemática A.

Para os candidatos provenientes de Sistemas de Ensino Superior Estrangeiros, o Júri de Avaliação das Candidaturas deverá, através da análise da documentação apresentada (ou a solicitar), atribuir uma classificação “equivalente” à classificação das provas de ingresso.

Para o regime de ingresso por transferência não são exigíveis condições habilitacionais prévias.

 

Critérios de seriação

1. Para o regime de ingresso por mudança de curso, os candidatos serão seriados de acordo com a sua Classificação de Percurso Académico (CPA), considerando as provas de ingresso exigidas à data da candidatura para acesso ao ciclo de estudos a que se candidatam (disponíveis na sua Ficha ENES), assim como eventuais creditações que possam ser concedidas a unidades curriculares realizadas no curso de origem.

2. Para o regime de ingresso por transferência, os candidatos serão seriados de acordo com a sua Classificação de Percurso Académico (CPA), considerando, quando aplicável, as provas de ingresso exigidas na candidatura ao ciclo de estudos de proveniência (igualmente disponíveis na sua Ficha ENES), assim como eventuais creditações que possam ser concedidas a unidades curriculares realizadas no curso de origem.
Nota: Quando não tenham sido exigidas provas de ingresso no ciclo de estudos de proveniência, será atribuída uma classificação por júri, tendo em consideração a formação de base, ou outras provas realizadas, nas áreas correspondentes às provas de ingresso.

3. O candidato fornecerá, no ato de candidatura, uma cópia da sua Ficha ENES (ou declaração “equivalente”), com a informação necessária para o cálculo ou atribuição pelo Júri de Avaliação das Candidaturas da sua classificação de percurso académico.

4. Na 1.ª fase de candidaturas serão seriados unicamente os candidatos com CPA igual ou superior a 14 valores, sendo os restantes excluídos. Nota: Não se aplica nos casos em que existe apenas uma fase de candidaturas.

5. Para o Mestrado Integrado em Bioengenharia encontram-se definidos outros critérios adicionais.

6. Para o Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão só serão admitidos candidatos com classificação “equivalente” à classificação de acesso ao Ensino Superior igual ou superior a 15.0 valores (escala 0 a 20), considerando as provas específicas atualmente exigidas para o ciclo de estudos a que se candidata (aplicável a Mudanças de Curso).
Para o Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão só serão admitidos candidatos com uma Classificação de Percurso Académico (CPA) igual ou superior a 14.5 valores (aplicável a Transferências).

 

Método de Seriação

Cálculo da Classificação de Percurso Académico (CPA):

 

A (mudança de curso) - Classificação “equivalente” à classificação de acesso ao Ensino Superior (escala 0 a 20), considerando as provas específicas atualmente exigidas para o ciclo de estudos a que se candidata;
A (transferência) - Classificação “equivalente” à classificação de acesso ao Ensino Superior (escala 0 a 20), considerando as provas específicas anteriormente exigidas pelo ciclo de estudos de proveniência, ou a nota atribuída pelo Juri de Avaliação das candidaturas;
C12 - Classificação do 10.º /12.º anos de escolaridade;
CE1 - Classificação da 1ª disciplina específica, ou de exame nacional equivalente, ou nota atribuída pelo Júri de Avaliação das Candidaturas através da análise do percurso académico do candidato;
CE2 - Classificação da 2ª disciplina específica, ou de exame nacional equivalente, ou nota atribuída pelo Júri de Avaliação das Candidaturas através da análise do percurso académico do candidato (caso só seja exigida uma disciplina específica, então CE2= CE1);
B - Classificação média das unidades curriculares relevantes para o ciclo de estudos a que se candidata (unidades curriculares às quais será posteriormente concedida creditação);
Ni - Número de créditos ECTS já acumulados (n.º de créditos ECTS que serão posteriormente creditados ao estudante), em áreas do ciclo de estudos a que se candidata;
Ci - Classificação de cada unidade curricular a ser posteriormente creditada;
TOT - Número total de créditos ECTS do ciclo de estudos a que se candidata.

O percurso universitário tem assim um peso proporcional ao número de ECTS já acumulados em áreas do curso a que se candidata, com um máximo de 50%, sendo o peso restante atribuído ao percurso pré universitário.

 

 

Documentos a entregar

Os documentos que devem instruir os requerimentos de mudança de curso e transferência são os seguintes:

1.Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/ Passaporte) (obrigatório);

2.Historial da candidatura ao ensino superior, contendo as classificações do 10.º /12.º anos de escolaridade e as classificações das disciplinas específicas ou dos exames nacionais correspondentes às disciplinas específicas, para candidatos do ensino superior nacional, sob a forma da Ficha ENES ou equivalente. Os candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro deverão entregar documento(s) comprovativo(s) com a classificação do 10.º /12.º anos de escolaridade ou equivalente (ano pré universitário) e as classificações das provas específicas (ou exames nacionais equivalentes). Caso tal seja necessário, o Júri de Avaliação das Candidaturas poderá atribuir uma classificação "equivalente" à classificação das provas específicas baseada em unidades curriculares entretanto realizadas pelo candidato no ensino superior e na mesma área científica (obrigatório);

3.Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de UC/ECTS. Caso não obtenha a certidão contendo todos estes elementos, deverá acrescentar lista discriminativa das unidades curriculares realizadas, com a informação em falta (obrigatório);

Obs.:
- Estudantes UP, poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico;
- Se não obteve aprovação em unidades curriculares deve anexar certidão de inscrição no ensino superior;

4.Certidão/ declaração emitida pelo último estabelecimento do ensino superior na qual conste informação de não prescrição no ano letivo a que se candidata. Caso não obtenha a certidão/declaração, deverá acrescentar uma declaração sob compromisso de honra em como não se encontra em condições de prescrever no ano letivo a que se candidata, ficando contudo a matrícula condicionada à apresentação da certidão (obrigatório);

5.Declaração sob compromisso de honra em como não irá concluir o ciclo de estudos até ao término do prazo de candidaturas (obrigatório);

6.Fotografia ("tipo passe", a cores, de preferência com fundo neutro; 200 pixeis de altura por 140 pixeis de largura; Formato JPG; Qualidade média ou superior no algoritmo de compressão do JPG) (opcional);

Os candidatos que não apresentem, à data de candidatura, toda a documentação referida nos pontos anteriores serão excluídos do processo de candidatura.

No caso de candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro:

a)aceitar-se-ão originais devidamente assinados e certificados pela entidade académica máxima da escola de origem, em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola;
b)documentos redigidos em outras línguas deverão ser autenticados pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática ou consular portuguesa ou trazer a apostilha da Convenção de Haia;
c)o mesmo deve acontecer relativamente às traduções, obrigatórias, de documentos cuja língua original não seja a portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

 

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Procedimento para geração de Referências Multibanco:
1. Clicar na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.

O pedido de creditação está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos seguintes emolumentos (consultar tabela de emolumentos):

- Pedido de reconhecimento/creditação de formação anterior (exceto, nos processos de reingresso, quando a formação a creditar tenha sido realizada enquanto estudante do ciclo de estudos a que se candidata): 50 euros;

- Pedido isolado de creditação de unidades curriculares singulares do ciclo de estudos a que o estudante se candidata (por qualquer concurso/regime, incluindo reingresso): 25 euros;

- Pedido de reconhecimento/creditação de experiência profissional: 200 euros;

- Reapreciação do processo de creditação (incluindo em processos de reingresso): 80 euros.

Notas:
- Terminado o prazo para apresentação das candidaturas, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
- Os candidatos excluídos ou não colocados (suplentes) na 1.ª fase e que pretendam candidatar-se à 2.ª fase terão de apresentar nova candidatura e pagar os respetivos emolumentos.

 

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar a candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura receberá informação sobre a forma de pagamento do respetivo emolumento (nota: as referências multibanco poderão demorar algum tempo a serem geradas).
    No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
    Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
    - Nome, morada, país, número de identificação fiscal.
    Nota: Terminado prazo para apresentação das candidaturas, serão excluídas as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimentos

  1. No formulário de candidatura, no campo "Pretende efectuar um pedido de reconhecimentos", coloque “Sim”.
  2. Após submissão da candidatura, nas opções do lado direito da página em Reconhecimentos selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  3. Só será dado seguimento ao pedido de creditação após pagamento dos respetivos emolumentos (consultar tabela de emolumentos).
Se não pretender solicitar creditação, ficando assim posicionado no 1.º ano, deverá anexar, juntamente com a certidão de unidades curriculares, declaração emitida pelo próprio contendo esta informação. Caso não anexe a referida declaração é porque pretende obter creditação às unidades curriculares realizadas, pelo que caso fique colocado e não tenha efetuado o pedido de creditação no processo de candidatura, terá obrigatoriamente de realizar o mesmo no ato de matrícula.

Nota: Qualquer unidade curricular concluída antes da candidatura à FEUP, que não seja declarada pelo estudante no acto de candidatura e alvo de um pedido de creditação nesse momento, não poderá ser alvo de creditação em qualquer momento posterior.

Procedimento para realização da matrícula
Este procedimento será disponibilizado através de um link na página de entrada da FEUP, no início do prazo de matrículas.

 

Legislação Aplicável

Portaria n.º 401/2007 de 5 de Abril - Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no Ensino Superior, alterada por:

Despacho n.º 10446/2011 de 18 de agosto (2.ª série) - Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso na UP

 

 

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