Saltar para:
Logótipo
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > Apresentação > Eliminar Histórico de uma Página
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Boas vindas

Plano Estratégico da FEUP 2005-2009

Missão

Educação e formação de profissionais de Engenharia de nível internacional, sustentadas em Investigação e Desenvolvimento de excelência com foco regional mas com qualidade reconhecida ao nível global e numa prática de extensão de reconhecida qualidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural.

Visão

A FEUP pretende ser reconhecida como uma referência nacional e internacional entre as escolas de engenharia, quer ao nível da formação, quer ao nível da investigação desenvolvimento e extensão e considera ser o potencial intelectual, científico e técnico dos seus recursos humanos a principal valência para atingir este desiderato.

Os diplomados pela FEUP devem ser competitivos no mercado global de trabalho e agentes de mudança no tecido empresarial. Nesse sentido, para além de uma sólida formação técnico-científica, a FEUP procurará conferir-lhes um conjunto de competências e de valores, em especial as respetivas capacidades e atitudes pessoais, interpessoais e profissionais, de resolução de problemas e de desenvolvimento, conceção, implementação e operação de sistemas empresariais, bem como a integridade intelectual e o sentido da responsabilidade e da solidariedade, preparando-os para o sucesso profissional.

A FEUP atuará com qualidade reconhecida globalmente em todas as operações da fábrica do conhecimento, desde a investigação de carácter fundamental à prototipagem técnica e à transferência de tecnologia, diretamente ou através de parcerias nacionais ou internacionais, empresariais ou institucionais. Dedicará uma atenção especial à difusão da ciência e tecnologia pelo grande público.

As suas atividades de extensão deverão ser um elemento essencial ao desenvolvimento do meio envolvente.

Objetivo Estratégico 1

Reconhecendo que a principal componente da sua missão é a de formar profissionais de engenharia de reconhecida qualidade e competência, a FEUP consolidará e reforçará a sua posição entre as melhores Escolas de Engenharia da Europa.

Subobjetivo 1(a)

Considerando o papel fundamental que o ensino pré-graduado tem para a sociedade e para o reconhecimento externo da instituição, a FEUP desenvolverá os cursos de primeiro ciclo de modo a atrair os melhores alunos, através da atualização do conteúdo disciplinar, da criação de um ambiente cultural propício à formação integral dos alunos, por uma atenção especial à qualidade do ensino e, ainda, pela diferenciação dos cursos de modo a oferecer aos mais aptos as facilidades e as oportunidades só disponíveis em ambientes de excelência.

Subobjectivo 1(b)

Constatando o papel cada vez mais decisivo que a formação desempenha na vida profissional de cada um, a FEUP desenvolverá uma atuação progressivamente mais alargada na formação pós-graduada, tanto ao nível dos segundos e terceiros ciclos, como ao nível da designada formação contínua. Procurar-se-á integrar progressivamente as várias formas de atuação ao nível da formação numa linha única e coerente de formação ao longo da vida, através de flexibilização da oferta ao nível de conteúdo, forma e calendário.

Objetivo Estratégico 2

Reconhecendo o papel fundamental das atividades de I&D, nomeadamente, como suporte de um ensino de qualidade, a FEUP procurará alcançar uma posição cimeira, tanto a nível nacional como internacional.

Objectivo Estratégico 3

Reconhecendo o carácter vital que os recursos computacionais e de informação representam para as atividades de ensino/aprendizagem, I&D e gestão, a FEUP assegurará o seu permanente desenvolvimento, nomeadamente nos aspetos de capacidade, qualidade e acessibilidade.

Subobjetivo 3(a)

A FEUP assegurará a atualização permanente e a ampla acessibilidade dos recursos computacionais. Promoverá ainda sinergias entre os Departamentos e os Serviços por forma a reforçar competências internas e catalisar a inovação, constituindo-se uma referência tanto a nível regional como nacional.

Subobjetivo 3(b)

Considerando a importância estratégica que a informação desempenha para as atividades de ensino, de I&D e de extensão, a FEUP desenvolverá infraestruturas e serviços de informação que constituam uma referência, tanto regional como nacional, a partir de ações integradas entre os vários Serviços e Departamentos da FEUP e da cooperação com instituições externas.

Objetivo Estratégico 4

Reconhecendo a importância vital que uma correta utilização dos recursos de que dispõe tem para o cumprimento da sua missão, a FEUP gerirá os seus recursos humanos, financeiros e patrimoniais de um modo moderno, profissional e eficaz.

Subobjetivo 4(a)

Considerando o papel fulcral que assume a forma como é assegurada a gestão dos seus recursos, a FEUP assumirá o modelo de gestão que garanta uma maior eficácia e eficiência na utilização dos mesmos.

Subobjetivo 4(b)

Atendendo à especial importância que é reconhecida ao potencial intelectual, científico e tecnológico dos seus recursos humanos, a FEUP definirá e divulgará os critérios a utilizar na contratação e promoção do seu pessoal docente, investigador, técnico, administrativo e auxiliar e promoverá ações de formação necessárias para garantir a sua permanente atualização e adequação às funções exercidas. Procurará, ainda, garantir, permanentemente, que os mais competentes e empenhados encontrem na FEUP as condições e os meios para a progressão nas suas carreiras.

Subobjetivo 4(c)

Para complementar os limitados meios financeiros provenientes do OE, a FEUP procurará fontes alternativas de financiamento que lhe permitam concretizar todos os seus objetivos estratégicos.

Objetivo Estratégico 5

Reconhecendo que a ligação ao meio envolvente é um aspeto importante da sua atuação, a FEUP incrementará o seu relacionamento com a comunidade envolvente.

Subobjetivo 5(a)

Considerando os benefícios mútuos que advêm de um relacionamento estreito com empresas e outras instituições, a FEUP incrementará progressivamente as atividades de extensão universitária, em particular nas áreas de prestação de serviços e de realização de projetos de I&D, com empresas industriais, de serviços e comerciais, bem como com entidades públicas.

Subobjetivo 5(b)

Constatando o interesse crescente da sociedade em conhecer os resultados da aplicação dos meios que coloca à disposição das instituições que suporta, a FEUP desenvolverá um processo mais alargado e eficaz de prestação de contas das atividades que realiza.

Objetivo Estratégico 6

Reconhecendo a importância especial da internacionalização da sua atividade para o cumprimento da sua missão, a FEUP incrementará as ações de cooperação com Instituições de reconhecido prestígio internacional, tanto ao nível do ensino como das atividades de I&D. A FEUP intensificará a cooperação com Escolas de Engenharia de países de língua Portuguesa.

Objetivo Estratégico 7

Reconhecendo que a existência de uma imagem atrativa desempenha um importante papel na criação do espírito de escola, estimula o interesse dos potenciais alunos e contribui para a sua afirmação na comunidade, a FEUP investirá na criação de uma imagem forte, consistente e apelativa.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2011-09-02 I  Página gerada em: 2019-04-18 às 18:16:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais