Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Hoje é domingo
Você está em: Início > Certificação
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Certificação

 


Informações gerais

A Faculdade de Engenharia tem ao dispor dos seus estudantes/antigos estudantes (Alumni) diversas tipologias de certidões, em língua portuguesa ou inglesa, encontrando-se apenas disponíveis para cada estudante/antigo estudante (Alumni) as certidões aplicáveis ao ciclo de estudos/curso que frequenta ou frequentou.
Topo

Declaração multiusos

Após realizar a inscrição em ano letivo poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.

Procedimentos para solicitar certidões

Os pedidos de certidões são efetuados na página pessoal de cada estudante, para o ciclo de estudos/curso pretendido, na opção "Certificados" no lado direito da página. Ao solicitar a certidão terá de indicar o respetivo tipo de envio:

- Levantamento presencial nos Serviços;
- Correio normal;
- Correio registado com aviso de receção;
- Correio registado sem aviso de receção.

Obs.: Caso as suas credenciais de acesso não se encontrem ativas, deverá enviar um e-mail para helpdesk@fe.up.pt a solicitar o envio de novas.

Os certificados de registo (conclusão) relativos aos ciclos de estudo criados ou adaptados a Bolonha e respetivos suplementos ao diploma, podem ser solicitados nos formatos "papel", "digital" ou "ambos" (papel e digital). Se a escolha for o formato digital, estes documentos serão disponibilizados apenas online na plataforma Digitary (mais informações sobre Certificados online - Digitary). O prazo para a disponibilização online é de 30 dias.

Caso não tenha  os seus dados académicos informatizados, os pedidos de certidões deverão ser efetuados por e-mail para o seguinte endereço: certificacao@fe.up.pt.
A emissão das certidões de grau de doutor, as cartas de curso, magistrais e doutorais é garantida pela Reitoria da UP, pelo que o respetivo levantamento terá de ser efetuado no respetivo Serviço de Formação e Organização Académica.
Topo

Prazos para emissão de certidões

Os prazos para emissão de certidões são:
  • 30 dias (prazo normal) para certidões de grau e de conclusão não conferentes de grau
  • 10 dias (prazo normal) para restantes certidões
  • 5 dias (com taxa de urgência - acresce o emolumento em 50%)
  • 2 dias (com taxa de urgência - acresce o emolumento em 100%)
Não se encontra prevista a emissão de certidões de grau em formato digital com caráter de urgência.

O prazo para emissão das certidões é contabilizado em dias úteis e começa a contar a partir do 1º dia útil seguinte ao dia em que é efetuado o pagamento.
Topo

Emolumentos

Aos pedidos de certidões aplicam-se os emolumentos previstos da Tabela de Emolumentos da UP.

Para as certidões cujo emolumento depende do n.º de páginas, verifica-se o pagamento de um valor inicial e de um valor remanescente que é indicado num segundo momento (após a regularização do valor inicial), na conta corrente do estudante.

As certidões só são emitidas após o pagamento total dos respetivos emolumentos.

De acordo com o estabelecido na Tabela de Emolumentos da UP estão isentas de emolumentos as certidões de matrícula e inscrição, de realização de unidades curriculares, de aproveitamento escolar e de conclusão de grau (emitidas em português) passadas exclusivamente para efeitos de concurso a bolsas de estudos dos Serviços de Ação Social, declarações de IRS, ADSE, abono de família, assistência médica e medicamentosa, pensões, passes de transporte e para concessão de residência a estudantes estrangeiros.
Encontram-se também isentos de emolumentos os pedidos de certidão cuja isenção se encontra expressamente estabelecida na legislação em vigor, nomeadamente para fins militares.

Nota: As certidões isentas não podem ser solicitadas com taxa de urgência.

O pagamento dos emolumentos de certidões solicitadas através do sistema poderão ser efetuados através das respetivas referências multibanco, que se encontram disponíveis na conta corrente do estudante no separador "Despesas não saldadas". Para gerar as referências multibanco o estudante deverá clicar sobre o ícone do multibanco Associar referência MB para pagamento.

Os emolumentos de certidões que não possam ser solicitadas através do sistema não podem ser pagos por referência multibanco. Nestes casos os estudantes receberão um e-mail com informação para pagamento.
Topo

Visualização do estado dos pedidos de certidões

Os estudantes poderão acompanhar o estado dos seus pedidos de certidões através da sua página pessoal na opção "Certificados".

Topo

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2019-02-27 I  Página gerada em: 2019-05-26 às 13:08:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais