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Competências Transversais: Música e Sociedade

Código: CTMS01     Sigla: CTMS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes do Espectáculo
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2022/2023 - 2S (de 01-02-2023 a 31-07-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Competências Transversais: Música e Sociedade

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTMS 15 Plano de estudos oficial 1 - 3 26 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade de formação tem como objetivos gerais:

- Reconhecer, explorar e experienciar as dimensões e valências da música enquanto contexto de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes;

- Compreender e explorar a música em diferentes contextos socioculturais, em particular no contexto erudito e de intervenção comunitária;

- Conhecer e refletir ativamente sobre a missão e desafios do tecido das indústrias criativas, com especial enfoque no ramo da criação musical;

- Desenvolver competências transversais e transferíveis apreendidas e desenvolvidas in loco num ambiente profissional na área da criação, produção e disseminação musicais;

- Aumentar a literacia musical;

- Desenvolver qualidades pessoais e interpessoais através de um ambiente colaborativo, interdisciplinar e multicultural;

- Adquirir conhecimento dos contextos de trabalho, metodologias e desafios do setor musical, assim como das ferramentas que potenciem a sua inserção no mercado de trabalho das indústrias criativas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Formação em Competências Transversais, o estudante deverá ser capaz de:

- Compreender e identificar os fundamentos da criação musical para o entendimento histórico e crítico das várias expressões musicais;

- Identificar os agentes e práticas culturais e performativas, assim como as convenções performativas das várias expressões artísticas;

- Experienciar o contexto social e impacto da música enquanto criação de identidade;

- Desenvolver competências de escuta crítica e informada de vários momentos históricos, expressões artísticas;

- Desenvolver um espírito crítico ao nível da curadoria musical de acordo com vários contextos de intervenção social.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Escuta crítica: as tradições musicais ao longo da história da música e a sua representatividade e manifestação na prática musical contemporânea;

  2. A Prática Musical e os seus Contextos Sociais: compreender desde as práticas de curadoria do programa de concerto erudito até os princípios de intervenção social da música em comunidade;

  3. A Mecânica da Criação Musical: conhecer os agentes envolvidos nas práticas musicais atendendo aos aspetos de criação (composição, interpretação, produção) e disseminação;

  4. Envolvimento crítico com a música: A música enquanto desenvolvimento pessoal e interpessoal de competências transversais e transferíveis e na criação de identidades (pessoal e coletiva). 

Bibliografia Obrigatória

Wold, Milo Arlington and Edmund Cykler; An Outline History of Music, 7th ed. Chicago: University of Chicago Press, 2007
Grout, Donald Jay; A History of Western Music, 5th edition. New York: Norton, 1996
Blacking, John; How Musical is Man?, Seattle: University of Washington Press, 1973

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A formação é composta por 26 horas divididas por 13 sessões, decorrendo no primeiro semestre do ano letivo. As aulas decorrerão no ambiente real da prática musical de ensaio e concerto. As aulas assumem-se como de trabalho de campo, pontuadas com conteúdos expositivos, mas seguindo uma metodologia laboratorial principal de learning by doing. As aulas serão divididas em dois momentos: um momento expositivo e de debate e de reconhecimento e contacto com as várias práticas musicais, com a participação do corpo técnico, artístico e de gestão de uma sala de espetáculos; seguido de um momento de campo, que tem por base o acesso a experiências musicais em contexto de performance. Ao longo do curso, e sempre que necessário, recorrer-se-á aos recursos fornecidos nas plataformas de apoio (Moodle). Cada estudante realizará um portefólio individual no qual são convocadas as suas competências técnicas e científicas e no qual são aplicadas as competências adquiridas em cada ponto do programa da UC. Paralelamente, os estudantes serão incitados a realizar exposições orais à turma visando assim uma formação integral e transversal do estudante, capacitando-o nas áreas da cultura e literacia artística musical.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 35,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 26,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

participação ativa nas aulas e atividades propostas

Fórmula de cálculo da classificação final


  • As componentes de avaliação são:

    • realização de um portefólio individual do estudante: 65%

    • trabalho investigativo sobre uma das temáticas / compositores / agrupamentos (grupo de 2 estudantes trabalha um objeto): 35%



  • Formula de cálculo da classificação final: Portefolio individual x 65% + trabalho em grupo x 35%

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