| Código: | L.EC002 | Sigla: | AM1 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Matemática |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1563 |
| Unidade Responsável: | Secção de Matemática |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Civil |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| L.EC | 298 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 58,5 | 162 |
OBJETIVOS:
Compreensão, manipulação e aplicação dos conceitos de integração de funções reais de variável real e de série. Fornecer um conjunto base de conhecimentos matemáticos necessários ao bom funcionamento das outras unidades curriculares do curso. Desenvolver o raciocínio científico-matemático e a capacidade de abertura à aplicação dos conceitos matemáticos.
COMPETÊNCIAS ESPERADAS:
No fim do período letivo os estudantes devem, em cada uma das vertentes seguintes, ser capazes de:
Conhecimento: Descrever os principais resultados na área de formação de base da análise matemática, nomeadamente no domínio do cálculo diferencial e integral, das séries numéricas e da aproximação polinomial de funções reais de variável real por recurso a Polinómios de Taylor. Identificar as técnicas a usar na resolução de problemas
Compreensão: Construir uma atitude e um pensamento adequados à resolução de problemas de Engenharia
Aplicação: Desenvolver uma base sólida de formação para disciplinas posteriores, que permita a correta utilização das técnicas e a formulação rigorosa dos problemas
O estudante deverá ter conhecimentos básicos sobre funções reais a uma variável real, derivação, polinómios e lógica.
1. Cálculo diferencial de funções reais de variável real:
1.1. Metodologia da matemática, fundamentos de lógica matemática, axiomática dos números reais, breves noções topológicas. Teorema de Bolzano
1.2. Funções trigonométricas e trigonométricas inversas
1.3 Funções reais de variável real: limites e continuidade. Teoremas dos valores intermédios e de Weierstrass
1.4. Cálculo diferencial de funções de uma variável: definições e interpretação geométrica. Teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy. Derivada da função inversa e composta. Regras práticas e aplicações da derivação.
2. Cálculo integral de funções reais de variável real:
2.1. Integral de Riemann, operações com integrais, integrais indefinidos. Teorema fundamental do cálculo, fórmula de Barrow e teorema do valor médio
2.2. Integração de funções racionais. Integração por partes e integração por substituição
2.3. Integrais impróprios
2.4. Cálculo de áreas no plano.
3. Sucessões e séries numéricas:
3.1. Sucessão de Cauchy, análise de convergência e soma de uma série, convergência simples e convergência absoluta
3.2.Séries de termos positivos: critérios de comparação, d' Alembert, de Cauchy e do integral
3.3. Séries de termos alternados: critério de Leibniz
4. Sucessões e séries de funções:
4.1. Breves noções de convergência pontual e convergência uniforme
4.2. Séries de potências: raio e intervalo de convergência
4.3. Aproximação polinomial: Polinómio e Série de Taylor.
DISTRIBUIÇÃO:
A distribuição estimada percentual do conteúdo programático está de acordo com a tabela seguinte:
Ponto do Programa % estimada
1 25
2 40
3 20
4 15
Conteúdo Científico – 100%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular integra o grupo de unidades curriculares da área científica de Matemática, centrando-se sobretudo em fornecer aos estudantes uma formação sólida nos conceitos e no cálculo de integração de funções reais de variável real e de séries numéricas e de funções. O conteúdo programático inclui o cálculo diferencial, o cálculo integral, sucessões e séries numéricas e séries de funções. Estas matérias são a base do cálculo matemático, sendo apresentados nas aulas os conceitos e os resultados recorrendo a exemplos elucidativos com recurso eventual a software apropriado.
Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e resultados, recorrendo à interpretação geométrica (quando possível) e a exemplos elucidativos. Algumas demonstrações construtivas são apresentadas. nas aulas teórico-práticas são trabalhados e exercitados os conteúdos introduzidos nas aulas teóricas. Forte apelo ao entendimento dos conceitos e à capacidade de cálculo. Ao longo da unidade curricular os estudantes são alertados para as ferramentas computacionais disponíveis, suas capacidades e limitações. Nas aulas são realizadas algumas demonstrações de utilização de software adequado e o estudante é encaminhado na resolução de problemas selecionados.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A apresentação dos conceitos e dos resultados recorrendo à interpretação geométrica e a exemplos elucidativos pretende desenvolver o raciocínio científico-matemático e a capacidade de abertura à aplicação dos conceitos matemáticos. Desta forma constrói-se uma atitude e um pensamento adequados à resolução de problemas de Engenharia e desenvolve-se uma base sólida de formação para unidades curriculares posteriores, que permita a correta utilização das técnicas e a formulação rigorosa dos problemas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 145,00 |
| Frequência das aulas | 55,00 |
| Total: | 200,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos. Apenas nas aulas presenciais será registada a presença.
Componentes da avaliação (as classificações de todas as componentes são expressas na escala de 0 a 20 valores):
- Dois mini-testes MT1 e MT2
- Dois exercícios práticos, realizados nas aulas teórico-práticas, EP1 e EP2.
A classificação final (CF) é determinada de acordo com o seguinte:
EP1 - Classificação do EP1
EP2 - Classificação do EP2
MT1 - Classificação do MT1
MT2 - Classificação do MT2
M1 - 0,2*max{EP1, Grupo I do MT1}+0,8*Grupo II do MT1
M2 - 0,2*max{EP2, Grupo I do MT2}+0,8*Grupo II do MT2
CF = 0,4 M1 + 0,6 M2
Os estudantes que, sendo admitidos a exame, não obtenham aprovação após a avaliação descrita, têm acesso a um exame de recurso, podendo ser avaliados apenas sobre a matéria correspondente a um dos mini-testes. A classificação final é apurada com as expressões indicadas para M1, M2 e CF, substituindo M1, M2 ou CF de acordo com os resultados da prova realizada.
Não aplicável
Não aplicável
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE: Domínio em Português; Terem frequentado disciplinas secundárias que sustentam esta unidade curricular; As componentes de avaliação são as mesmas que as determinadas para estudantes ordinários.
Os estudantes que tenham sido aprovados à unidade curricular e pretendam melhorar a sua classificação, podem requerer acesso ao exame de recurso. Se a classificação de exame for inferior, subsiste a classificação da avaliação distribuída.
Tempo de trabalho semanal estimado fora das aulas: 5 horas.
Nas várias componentes de avaliação não é permitida a utilização de qualquer tipo de máquina de calcular. A fraude na realização de uma prova - em qualquer das modalidades - implica a anulação da mesma (Artigo 13.º das Normas Gerais de Avaliação).
Ligação temporária para participação nas aulas:
https://videoconf-colibri.zoom.us/my/f3379769386
Conhecimentos prévios:
Considera-se que o estudante tem adquiridos os conteúdos matemáticos pré-universitários.