Código: | MECD01 | Sigla: | FCED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Ciências informáticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MECD | 27 | Plano de estudos Oficial | 1 | - | 12 | 84 | 324 |
Docente | Responsabilidade |
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António Miguel da Fonseca Fernandes Gomes | Regente |
Teórico-Práticas: | 6,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 6,00 |
António Miguel da Fonseca Fernandes Gomes | 2,00 | ||
António Pedro Rodrigues Aguiar | 2,00 | ||
André Monteiro de Oliveira Restivo | 2,00 |
Pretende-se garantir que os estudantes tenham os conhecimentos fundamentais para a realização das restantes UCs do CE em quatro áreas de base: Estatística, Processamento de Sinal, Base de Dados e Programação.
Ao nível da Estatística pretende-se que tenham uma visão integrada da área e da sua utilidade, de forma a torná-los utilizadores proficientes da Estatística Descritiva e da Inferência Estatística.
Pretende-se que adquiram conceitos fundamentais, técnicas e ferramentas de análise e projeto na área do Processamento de Sinal.
Ao nível das Bases de Dados devem ser capazes de descrever e analisar os requisitos de um SI, representá-los por um modelo UML e transformá-lo num modelo relacional e usar a linguagem SQL para criar, manipular e interrogar bases de dados.
Finalmente, pretende-se que na área da Programação os estudantes adquiram conhecimentos sobre programação procedimental e baseada em objetos e que sejam capazes de desenvolver programas, usando a linguagem Python como ferramenta.
Estatística: Estatística Descritiva; Probabilidades; Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade; Principais Distribuições Discretas e Contínuas; Amostragem e Distribuições Amostrais; Estimação e Intervalos de Confiança; Teste de Hipóteses.
Processamento de Sinal: Sinais discretos; Transformada de Fourier; Amostragem e reconstrução de sinais; Transformada Z; Projeto de filtros discretos IIR e FIR; Equivalentes discretos de sistemas contínuos; DFT e FFT; Aplicações.
Base de Dados: Desenho de uma BD usando diagramas de classes UML e passagem para o modelo relacional; Criação, manipulação e interrogação de uma base de dados usando a linguagem SQL; O SGBD PostgreSQL.
Programação: Introdução ao Python; Operadores e Expressões; Estruturas de seleção e de repetição. Tipos de dados estruturados; Organização, funções e módulos de um programa; Classes e Objetos; Iteradores e Geradores; Teste, Depuração e Práticas de Desenvolvimento de Software; Pacotes.
As sessões de trabalhos servem para apoiar os estudantes na exploração dos materiais, resolução dos exercícios e implementação dos projetos.
Os métodos de ensino e as atividades de aprendizagem serão baseados em mini-projetos nas áreas de Estatística, Bases de Dados e Processamento de Sinal, todas elas envolvendo Programação.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Exame | 50,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 120,00 |
Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 84,00 |
Total: | 324,00 |
A avaliação consiste na média da classificação em cada uma das três componentes (Estatística, Bases de Dados e Processamento de Sinal). A classificação de cada componente é calculada com base numa prova escrita (Exame) e na realização de um mini-projeto (Proj). A aprovação a FCED requer a obtenção da classificação mínima de 40% em cada componentes.
Fórmula de cálculo da classificação final (ClassFinal):
ClassFinal = (ClassEstat + ClassBD + ClassProcSinal) / 3
ClassEstat = (ExameEst + ProjEstat) / 2
ClassBD = (ExameBD + ProjBD) / 2
ClassProcSinal = (ExameProcSinal + ProjProcSinal) / 2
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários.