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Competências Transversais: Organização de Competições de Engenharia

Código: OCE001     Sigla: OCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 11-10-2021 a 27-02-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Automação, Instrumentação e Controlo
Curso/CE Responsável: Competências Transversais: Organização de Competições de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTOCE 43 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12,5 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Francisco Manuel Madureira e Castro Vasques de Carvalho Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta formação de Competências Transversais destina-se essencialmente a estudantes integrados em Núcleos Estudantis, que pretendam organizar uma Competição de Engenharia de dimensão relevante, e pretende proporcionar um enquadramento formativo para a organização das múltiplas Competições de Engenharia que decorrem habitualmente na UPorto.

Resultados de aprendizagem e competências

- Planeamento de uma “Competição de Engenharia” de dimensão relevante, nomeadamente nas áreas de Comunicação e Imagem e na área Financeira;
- Realização de uma análise SWOT da competição que pretendem organizar;
- Comunicação (presencial e virtual);
- Trabalho e motivação em equipa;
- Negociação de conflitos;
- Liderança
- Gestão de tempo;
- Logística de competições.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1ª aula:
- Contextualização e organização da competição
- Organização/ gestão de competição
2ª aula:
- Questões financeiras para a organização da competição
- Comunicação e registo para memória futura de competições
3ª aula:
- Relato de duas experiências anteriores
- Objetivos de uma análise SWOT
- Realização da análise SWOT da competição a organizar

Finalmente, os estudantes deverão organizar a “Competição de Engenharia” que se propuseram organizar, supervisionada por um docente da respetiva área científica.

Bibliografia Obrigatória

Dean C. Millar; Ready for takeoff. ISBN: 978-0-13-608127-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino da “Formação Prévia” desta formação em competências transversais tem duas vertentes. Numa primeira fase, uma formação em sala de aulas nas áreas de Comunicação e Imagem e na área Financeira (3h), pretende proporcionar o enquadramento dos trabalhos no contexto da FEUP (e dos seus Serviços), permitindo que os Serviços tenham um contacto direto com estudantes organizadores de múltiplas atividades na FEUP. Numa segunda fase, será também organizada uma formação (1,5h) com “Organizadores de Competições” de anos anteriores, para “passagem de conhecimentos” em aspetos relacionados com a organização deste tipo de competições. No âmbito desta sessão, os estudantes deverão realizar uma análise SWOT (“Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats”) da competição que pretendem organizar.

A metodologia de ensino do “Trabalho de Campo” desta formação em competências transversais baseia-se na abordagem “hands-on” ou “aprender fazendo”. Os estudantes inscritos terão a oportunidade de simular, num ambiente seguro e controlado, todas as variáveis que influem diretamente na organização da competição em questão e no trabalho em equipa. Os membros envolvidos na organização sempre terão à disposição documentos que relatam edições anteriores bem como o suporte de um docente que efetua a supervisão do trabalho e de membros mais antigos e experientes do respetivo Núcleo Estudantil. Dessa maneira, tentar-se-á sempre garantir a evolução contínua da qualidade e do nível de exigência da competição.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 12,00
Trabalho de campo 28,50
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Necessidade de participação em ambas as componentes (aulas e trabalho de campo).

Fórmula de cálculo da classificação final

25% exercício + 75% trabalho de campo
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