Código: | L.EIC003 | Sigla: | FP |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Informática e Computação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.EIC | 396 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
João António Correia Lopes | Regente |
Pedro Baltazar Vasconcelos | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teóricas | Totais | 2 | 4,00 |
João António Correia Lopes | 2,00 | ||
Pedro Baltazar Vasconcelos | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 15 | 30,00 |
Pedro Baltazar Vasconcelos | 2,00 | ||
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho | 2,00 | ||
Ricardo Pereira de Magalhães Cruz | 4,00 | ||
Sílvio Costa Sampaio | 4,00 | ||
João António Correia Lopes | 6,00 | ||
Afonso Manuel Maia Lopes Salgado de Sousa | 2,00 | ||
Nuno Filipe Moreira Macedo | 6,00 | ||
Eduardo Filipe Amaral Soares | 4,00 |
INTRODUÇÃO
A fluência no processo de desenvolvimento de software é um pré-requisito essencial para o trabalho de Engenheiros Informáticos. Para usar computadores na resolução eficaz de problemas, os estudantes devem ser competentes em ler e escrever programas usando linguagens de programação de alto nível.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo global desta Unidade é dar ao estudante a capacidade de criar algoritmos e de usar uma linguagem de programação para implementar, testar e depurar algoritmos para resolver problemas simples.
O estudante será capaz de entender e usar os conceitos fundamentais de programação e a abordagem funcional da programação, especificamente a programação "livre de efeitos", onde as chamadas de função não têm efeitos colaterais e as variáveis são imutáveis, e de contrastar esta abordagem com a abordagem imperativa.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica 40%
Componente tecnológica: 60%
No final da unidade curricular, espera-se que o estudante consiga lidar com problemas de programação de baixa/média complexidade, utilizando as abordagens ou paradigmas de programação imperativa ou funcional.
Mais especificamente, o estudante deverá ser capaz de:
Tópicos:
O envolvimento contínuo do estudante com a unidade é promovido, através do estudo e discussão dos tópicos (distribuídos previamente em Notebooks Jupyter) tanto em aulas teóricas e teórico-práticas, como através de trabalhos de programação dentro e fora das aulas.
O estudante é encorajado a encontrar as melhores ideias para resolver problemas específicos, executá-las e implementar as soluções de programação, de forma elegante, legível e eficiente (em tempo e em espaço) usando a linguagem de programação Python.
São usadas ferramentas de correção automática de código para aumentar a rapidez do feedback dado aos estudantes.
As aulas teóricas (T) são utilizadas para apresentar e discutir os tópicos do programa usando materiais previamente disponibilizados aos estudantes.
As aulas teórico-práticas (TP) são usadas para ajudar os estudantes a entender os tópicos do programa e a resolver as tarefas de programação semanais.
Os conteúdos para a aula teórica e as tarefas para a prática, são dadas, semanalmente, para melhorar o desenvolvimento regular e eficaz dos processos de aprendizagem individual autónomo e são avaliadas em tarefas do Moodle.
Tarefas em sala de aula são usadas para avaliação sumativa no final de cada aula teórica através de questionários.
Os estudantes são incentivados a usar o Playground, contendo exercícios de programação selecionados por tema: "fácil" para resolver antes da aula teórica, "médio" para resolver antes das tarefas semanais (RE) e "difícil" para resolver antes das provas práticas em computador (PE).
No trabalho em sala de aula, os estudantes usam o mesmo ambiente de trabalho que é usado posteriormente nas avaliações individuais (PE) — IDE Spyder3 para desenvolvimento e teste e o Moodle para submeter os exercícios de programação semanais.
Sempre que for considerado necessário na sala de aula, especialmente durante o primeiro mês de aulas da unidade, os estudantes são incentivados a passar pela "Clínica", assegurada por monitores, para obter ajuda.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 90,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 102,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes são elegíveis para a avaliação teórica final (TE) se: (i) não excederem o limite de faltas (25% do número total de aulas teórico-práticas estimadas), e (ii) se obtiverem um mínimo de 40% na prática final de avaliação em computador (PE03). Caso o estudante não consiga obter o mínimo de 40% na componente prática (PE) ou na componente teórica (TE), é atribuída a classificação RFF.
CA — Avaliação contínua, dividida em (i) LE — Perguntas de resposta múltipla, sobre conceitos de programação, realizadas individualmente no Moodle em sala de aula teórica (são selecionadas as melhores 20 classificações de um total de 23); (ii) RE — Exercícios de programação semanais para casa e nas aulas teórico-práticas (são selecionadas as melhores 10 classificações de 12)
PE — Avaliação prática em computador a realizar, individualmente, no Moodle (são selecionadas as melhores 2 classificações de 3)
TE — Avaliação teórica através de questionário de respostas múltiplas, a realizar individualmente no Moodle com consulta de um livro
Classificação final = 10% CA + 65% PE + 25% TE
Observações:
A avaliação desta unidade curricular usa quatro tipos de provas:
No caso de estudantes que não frequentam as aulas e dispensem a avaliação semanal (LE e RE), a classificação final é a média pesada das classificações das duas componentes de avaliação: Avaliação Prática em computador (PE) e Avaliação Teórica (TE), realizada tal como os estudantes ordinários.
Classificação final = 70% PE + 30% TE
Observações:
No ano letivo seguinte, o estudante pode solicitar melhoria de classificação que inclui a avaliação prática em computador (PE) e a avaliação teórica (TE) com consulta de apenas um livro, igual à realizada pelos estudantes inscritos.
Classificação final = 70% PE + 30% TE
Observações:
Nenhuma classificação de componente individual (LE, RE, PE, TE) pode ser reutilizada em outra inscrição na Unidade Curricular.