Código: | L.EMAT004 | Sigla: | Q I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EMAT | 42 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
L.EMG | 16 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.
OBJETIVOS
Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.
Como resultado da aprendizagem o estudante deverá ser capaz de:
- Observar uma situação química e descrevê-la correctamente;
- Utilizar as relações entre conceitos (matemáticas ou outras) a uma situação química;
- Estruturar relações entre conceitos de Química;
- Efectuar operações experimentais essenciais;
- Executar montagens laboratoriais em Química com destreza e autonomia;
- Trabalhar num laboratório de Química, cumprindo as normas de segurança para o manuseio de reagentes e procedimentos.
Como competências gerais deverá ainda ser capaz de:
- Organizar, interpretar, avaliar e criticar dados, resultados e procedimentos;
- Compreender a informação transmitida em discursos orais e em textos escritos,
- Comunicar informação e conhecimentos de cariz científico de uma forma correta e clara;
- Aprender a aprender;
- Construir uma atitude positiva face à Ciência;
- Capacidade de trabalhar em equipa;
- Cumprir prazos
Introdução à química ( Conceito de química; Método Científico; Unidades e medidas; Matéria e energia; Elementos e átomos; Compostos; Nomenclatura dos compostos inorgânicos; Mole e massa molar; Determinação de fórmulas químicas; Misturas e soluções; Equações químicas; Estequiometria da reação; Reações de precipitação; Reações ácido-base; Reações de oxidação-redução; Reagente limitante; Rendimento da reação; Concentração e diluição de soluções).
A estrutura atómica e a Tabela Periódica (Características da radiação eletromagnética; Quanta e fotões; A dualidade da natureza do eletrão; Princípio da incerteza; Funções de onda e níveis de energia; Números Quânticos; Orbitais atómicas; Estrutura eletrónica do átomo de hidrogénio; O princípio de preenchimento; Configuração eletrónica; Estrutura eletrónica e a tabela periódica; Periodicidade das propriedades atómicas; Predição das propriedades dos elementos).
Ligação Química (Notação de Lewis; Ligação iónica; Ligação covalente; Eletronegatividade; Estruturas de Lewis; Conceito de ressonância; Carga formal; Excepções à regra de octeto; Força e comprimento das ligações covalentes).
Estrutura e Forma Molecular (Geometria molecular; Modelo de repulsão dos pares eletrónicos da camada de valência; Polaridade; Teoria do enlace de valência; Hibridação de orbitais atómicas; Teoria das orbitais moleculares; Orbitais moleculares deslocalizadas).
Gases.
Cinética Química.
Os conceitos fundamentais são ensinados nas aulas utilizando slides contendo preferencialmente figuras e gráficos para ilustrar os conceitos. Vários exercícios que cobrem todos os tópicos do programa são discutidos e resolvidos.
Na componente laboratorial a desenvolver nas aulas práticas pretende-se que o estudante:
- aprenda a trabalhar em segurança num laboratório;
- aprenda a manipular correctamente equipamentos científicos simples e realize experiências laboratoriais sobre conceitos fundamentais de química;
- explique as observações experimentais de acordo com as leis básicas da química. O programa laboratorial consistirá em:
- determinar massas / preparar soluções
- determinar volumes / diluir soluções
- realizar e identificar várias reacções químicas
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 95,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Vai ser aplicado, nas práticas laboratoriais, o regime de frequência de acordo com o Regulamento em vigor na FEUP (o estudante tem de frequentar 75% das aulas para a obtenção de frequência). É ainda exigido uma nota mínima de 8 valores na avaliação laboratorial individual.
A tolerância para entrar nas aulas práticas laboratoriais é de 10 min, não sendo permitido atrasos superiores.
Nota final= 0,7*(componente teórica) + 0,3*(componente prática)
A avaliação da componente teórica está dividida nas seguintes componentes : participação ativa nas aulas (10%) e realização, presencial, de dois mini-testes com igual peso na avaliação (45% x 2). Estas componentes da avaliação podem ser substituídas por um único exame global em época de Recurso.
Avaliação da componente prática laboratorial:
Nas aulas laboratoriais os estudantes realizarão vários trabalhos e terão de apresentar dois relatórios de dois trabalhos práticos a definir, sendo entregues na aula seguinte à sua realização. O relatório só pode ser realizado por quem frequentou a aula.
A nota da componente prática será distribuída do seguinte modo:
20% - avaliação individual contínua nas aulas;
40% - avaliação de dois relatórios referente a 2 trabalhos práticos;
40% - avaliação prática individual, podendo ser abordadas questões teóricas leccionadas nas práticas. Cada estudante será avaliado individualmente na execução desse mesmo trabalho. É exigido uma nota mínima de 8 valores na avaliação laboratorial individual.
Os estudantes abrangidos podem optar por uma avaliação idêntica à dos estudantes ordinários, ou então pela realização de um exame prático laboratorial de 2h (mínimo de 10 valores; 20%) e de uma prova escrita sem consulta de aproximadamente 2h (80%).
Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação, mediante inscrição nos prazos fixados.
A componente teórica poderá ser melhorada mediante a realização de um teste escrito (aprox 2h) e a componente prática através da frequencia das aulas experimentais do ano lectivo seguinte.
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de química adquiridos no ensino secundário.