Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC0046

Pré-Fabricação

Código: EC0046     Sigla: PFAB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Materiais

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais de Construção
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 1 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 52,5 133
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-21.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Bibliografia Complementar, Lingua de trabalho, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
Nos últimos anos, a pré-fabricação tem assumido uma importância crescente, desempenhando um papel fundamental na industrialização da construção com betão armado e pré-esforçado. Este processo de construção envolve diversas especificidades, relativamente aos processos tradicionais de construção “in-situ”.

OBJETIVOS:
Com esta unidade curricular pretende-se proporcionar aos alunos conhecimentos e competências relacionadas com os produtos e sistemas de pré-fabricação, com destaque para a conceção, fabrico, transporte e montagem dos produtos pré-fabricados e regulamentação aplicável. Especial atenção é dada às soluções de ligação entre os diversos elementos.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETENCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

Conhecer os produtos pré-fabricados com maior importância, com aplicação na construção de edifícios. Identificar e descrever os diversos tipos de produtos utilizados na construção de pavimentos de edifícios. Conhecer procedimentos de transporte, fabrico e montagem e técnicas de ligação. Conhecer novas tecnologias e disposições construtivas. Conhecer normalização específica da pré-fabricação em betão.

Compreender as especificidades da pré-fabricação. Compreender vantagens e inconvenientes. Distinguir categorias de produtos e empresas. Compreender mecanismos elementares para transmissão de esforços em ligações.

Aplicar disposições regulamentares, incluídas em normas Europeias específicas dos produtos pré-fabricados.

Analisar soluções alternativas para a pré-fabricação de pavimentos de edifícios. Analisar soluções alternativas para a realização de ligações entre elementos pré-fabricados.

Criticar as soluções escolhidas para a resolução de problemas e as metodologias utilizadas.

Conhecer os produtos e informações disponibilizadas por empresas de pré-fabricação Portuguesas. Contactar com as práticas de uma dessas empresas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

O estudante deve ter frequentado as unidades curriculares relativas ao dimensionamento de estruturas de betão armado.

Programa

1. Introdução à pré-fabricação em betão -- Industrialização da construção. Produtos mais comuns em betão estrutural. Novos materiais. Vantagens e inconvenientes. Qualidade e regulamentação sobre pré-fabricação em betão. Exemplos.

2. Efeitos estruturais do faseamento construtivo em estruturas pré-fabricadas -- Comportamento diferido do betão. Redistribuição de esforços por fluência e retração. Metodologias de análise.

3. Pré-fabricação em pavimentos de edifícios -- Diferentes soluções construtivas e respetiva aplicação. Lajes alveolares. Lajes do tipo duplo-tê. Lajes aligeiradas com vigotas pré-esforçadas. Sistemas de painéis do tipo pré-laje com e sem aligeiramento. Conceção e dimensionamento.

4. Ligações entre elementos pré-fabricados de edifícios -- Mecanismos elementares de transmissão de esforços. Conceção e dimensionamento de ligações do tipo fundação-pilar, emenda de pilar e pilar-viga. Conceção e dimensionamento de apoios. Sistemas de cintagem.

Bibliografia Obrigatória

Steinle; Tillmann; Bachmann; Precast Concrete Structures, Wiley, 2019. ISBN: 9783433609040

Bibliografia Complementar

ULL; Planning and design handbook on precast building structures. ISBN: 174266115
Rui de Sousa Camposinhos e Afonso Serra Neves; Lajes aligeiradas com vigotas pré-tensionadas. ISBN: 972-752-081-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição e discussão sobre as matérias apresentadas e afins, com projeção de slides disponibilizados na página da UC e esclarecimento de questões levantadas pelos estudantes. Aulas teórico-práticas com realização de trabalhos práticos, individuais ou de grupo. Resolução de fichas de exercícios para aplicação dos conhecimentos adquiridos. Discussão e interpretação crítica dos resultados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 96,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à UC, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FEUP. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma UC se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas presenciais previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é definida com base numa componente de avaliação distribuída e numa componente de exame final.

A componente de avaliação distribuída consiste numa teste a realizar na platadorma Moodle, em data a designar. Esta componente de avaliação é opcional.

A componente de exame final consiste numa exame escrito, a realizar na época de exames, de acordo com o calendário de exames do curso.

Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.

A classificação final, CF, resulta das fórmulas de cálculo:

CF = max { EF ; 0,25 x AD + 0,75 x EF }

onde:
CF é a classificação final do estudante, arredondada às unidades;
AD é a classificação do estudante no test relativo à componente de avaliação distribuída, arredondada às décimas;
EF é a classificação do estudante no exame final, arredondada às décimas.

NOTA: Estudantes que tenham frequentado a unidade curricular no ano letivo anterior, não poderão manter a classificação da componente distribuída de avaliação obtida nesse ano.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de conhecimentos para os estudantes que requerem Exames Especiais, ao abrigo das Regras de Avaliação da FEUP, será efetuada exclusivamente num momento único por realização de um exame escrito e sem consulta.

Melhoria de classificação

Só têm acesso à melhoria de Classificação Final os estudantes que já tenham aprovação à UC e estejam devidamente inscritos para o efeito na Secretaria Geral de Graduação da FEUP. A melhoria de Classificação será efetuada exclusivamente num momento único por realização de um exame escrito e sem consulta. A Classificação Final será o maior valor entre a classificação obtida na aprovação anterior à UC e a classificação obtida no presente Exame de Melhoria.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-30 às 00:22:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias