Código: | EIC0090 | Sigla: | DJCO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Interação e Multimédia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 46 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 4 | - | 6 | 42 | 162 |
1 - INTRODUÇÃO
Os engenheiros informáticos podem tirar grandes vantagens em possuir competências no desenvolvimento de jogos digitais, não só como produto final da indústria do entretenimento, mas também pelas capacidades imersiva e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente, a aprendizagem.
2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos de computador, com ênfase particular nos aspetos relacionados com a programação dos diversos módulos que compõem um motor de jogo.
3 - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
No final da unidade curricular o estudante será capaz de:
Conhecimentos essenciais de programação (preferivelmente em C e C++), Algoritmos e Estruturas de Dados e Computação Gráfica.
O programa desta unidade curricular baseia-se no documento “IGDA Curriculum Framework”, com uma incidência predominante sobre as questões mais relacionadas com a programação de jogos de computadores.
1. Jogos de Computador: Conceito; enquadramento histórico; processo de desenvolvimento; aspetos psicológicos e sociais.
2. Design de Jogos de Computador Criação de jogos de computador: criação da estória, personagens, ambientes e níveis; mecânica do jogo; interação com o utilizador; documentação de suporte.
3. Programação de Jogos de Computador Arquitetura de um motor de jogo; estruturas de dados e algoritmos; motor gráfico; motor de lógica; motor de física. Inteligência artificial. Modelação procedimental.
4. Design Visual e Áudio Design, criação e análise das componentes visuais dos jogos de computador; design e criação do som e dos ambientes sonoros dos jogos de computador.
5. A Indústria dos Jogos de Computador Enquadramento; áreas de negócio e aplicação dos jogos de computador; ciclo de vida do desenvolvimento de jogos de computador.
As aulas serão teórico-práticas.
Uma das componentes das aulas inclui a exposição e a discussão dos tópicos do programa, bem como um conjunto de palestras de oradores convidados envolvidos ativamente no desenvolvimento de jogos de computador.
Numa outra componente, os estudantes realizam dois projetos de desenvolvimento de jogos de computador, enquadrados em grupos de trabalho. No final será organizada uma conferência onde serão apresentados os projetos finais desenvolvidos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 15,00 |
Trabalho laboratorial | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o número limite de faltas e participar ativamente na elaboração dos projetos. Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários.
O cálculo da classificação final obedece à seguinte fórmula:
CF = PP * 30% + PF * 50% + MT * 15% + AC * 5%
A apresentação do projeto final será realizada na conferência, na presença de um júri.
Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a avaliação contínua AC na fórmula de Cálculo da Classificação Final poderá ser não considerada, com o consequente aumento da avaliação do projeto preliminar para 32% e do projeto final para 53%. Adicionalmente, deverão os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência". Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.
A melhoria da classificação final será realizada em momento único com a entrega e apresentação de um projeto de desenvolvimento de um jogo de computador. O estudante deverá contactar o docente, oportunamente, para a especificação do projeto, sendo também necessário apresentar a evolução do seu trabalho ao docente, com periodicidade a combinar com este.