| Código: | PRODEC067 | Sigla: | SP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Eng. Civil - Planeamento do Território e Ambiente |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Secção de Planeamento do Território, Infraestruturas de Transporte e Ambiente |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PRODEC | 2 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Aprendizagem de conceitos e métodos sobre a teoria do planeamento dentro dos respetivos contextos socioeconómicos e políticos. Análise das principais funções do planeamento: estruturação, projeto e regulação. Perceção da importância dos sistemas de planeamento na sociedade contemporânea, bem como das suas esferas de ação nos domínios público e privado. Compreensão dos diferentes níveis de competência no processo de planeamento, e respetiva articulação. Aplicação dos instrumentos de planeamento, e dos mecanismos de implementação de ações à gestão do território. Sensibilização para questões relacionadas com a legitimidade do planeamento, com o seu contexto jurídico, e com o debate atual referente à operatividade do planeamento.
Compreender e aplicar conceitos e processos do planeamento a condições socioeconómicas e políticas concretas. Aplicação de instrumentos e mecanismos de gestão territorial, dentro seu contexto jurídico.
A teoria do planeamento em correlação com os movimentos sociais e políticos. As funções do planeamento: estruturação, projectação e regulação. Os sistemas de planeamento na sociedade contemporânea. Do planeamento à acção: o domínio público e o domínio privado. Níveis de competência no processo de planeamento. A gestão dos instrumentos de planeamento. Mecanismos operativos de implementação de acções. A questão da legitimidade do planeamento. O contexto jurídico no planeamento. O debate actual sobre a operatividade do planeamento
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conhecimentos sobre os sistemas de planeamento e as razões que lhes estão subjacentes permitem desenvolver competências teóricas que enquadram as intervenções de planeamento em realidades socioeconómicas e políticas específicas, no contexto actual do planeamento e sustentabilidade urbanas e metropolitanas. O conhecimento dos níveis de competência, atribuições, mecanismos e instrumentos de planeamento reforçam uma intervenção consciente e fundamentada dos planeadores no território, e a respectiva eficiência. Toda a matéria leccionada nesta UC suporta o desenvolvimento de competências técnicas na identificação, escolha e implementação de instrumentos teóricos e modelos de suporte às decisões de planeamento, considerando as diferentes partes envolvidas, o interesse público e a promoção do bem-estar das populações. Potencia uma melhor capacidade de análise da envolvente, e de tratamento da informação para a tomada de decisões, despertando o sentido crítico.
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de um trabalho e da realização de um exame.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
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