Código: | EC0087 | Sigla: | STRA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento do Território e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Planeamento do Território e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 11 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 52,5 | 133 |
JUSTIFICAÇÃO:
Os transportes são uma área do conhecimento com especificidades próprias e as decisões a este nível têm de se basear em abordagens abrangentes.
As soluções para a mobilidade das pessoas e as operações de logística condicionam o equilíbrio ambiental, a ocupação do território, a coesão social e o desenvolvimento económico das comunidades.
OBJETIVOS:
Os estudantes têm de apreender os conceitos e as problemáticas importantes nos sistemas de transportes.
Aumentar o nível de conhecimento dos estudantes na área dos sistemas de transporte (evolução, tecnologia, organização e regulação). São cobertos temas relacionados com os diversos modos de transporte (aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário) e às diversas escalas, desde o urbano ao internacional.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Conhecimento: Os conceitos importantes para entender os transportes serão transmitidos sempre com referência ao enquadramento histórico, as soluções tecnológicas, as formas de organização e a regulação de cada modo de transporte.
Compreensão: O aluno com a conclusão da disciplina deverá ser capaz de conseguir entender as soluções inerentes à resolução dos problemas de mobilidade das pessoas, entendendo o que é que é determinado pelo mercado, o que pode ser condicionado a nível regulatório e o que deve ser o resultado de políticas de investimento no sentido de maximizar o valor social das mesmas.
Aplicação: O estudante deverá ser capaz de formalizar um processo de decisão de um projeto de transportes.
Análise: O estudante deverá conseguir entender a abrangência do processo de análise neste domínio do conhecimento.
Síntese: O estudante deverá conseguir formular um problema de transportes.
Avaliação: O estudante deverá conseguir gerar ideias concretas, avaliar o resultado de decisões e propor soluções em relação a problemas de mobilidade de pessoas e deslocação de mercadorias.
Conceitos gerais de economia dos transportes. Discriminação do preço.
Redes de transporte. Estrutura das redes.
Economia do congestionamento. O que é o congestionamento? Avaliação das externalidades.
Problemas de localização. Porquê planear?
A procura de transportes. Procura derivada. Modelos de transportes.
Economia da partilha e do desperdício.
Regulação. Concorrência e coordenação.
Consolidação e Globalização.
Transportes e desenvolvimento económico.
Em termos concretos serão analisadas questões a nível rodoviário urbano como o congestionamento, as portagens urbanas, os transportes públicos, a nível aéreo questões como o papel dos aeroportos, formas de gestão e desenvolvimento, o mercado do transporte aéreo, as companhias aéreas (low cost e legacy), a nível marítimo aspetos relacionados com a organização dos portos e as autoestradas do mar e a nível ferroviário aspetos regulatórios e tecnológicos.
Conteúdo Científico – 100%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os transportes são uma área do conhecimento com especificidades próprias e as decisões a este nível têm de se basear em abordagens abrangentes. As soluções para a mobilidade das pessoas e as operações de logística condicionam o equilíbrio ambiental, a ocupação do território, a coesão social e o desenvolvimento económico das comunidades.
Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na página da UC.
Aulas teóricas com exposição das diversas matérias. Aulas Teórico-Práticas de discussão sobre os temas concretos relacionados com as matérias teóricas. Aulas práticas de acompanhamento dos trabalhos estudantes. Os temas de trabalho de cada estudante são diferentes e complementares. Algumas discussões e na apresentação final estão envolvidos todos os estudantes. Visitas de estudo relacionadas com os diferentes modos de transporte e diferentes problemáticas. Nestas visitas de estudo os estudantes têm a oportunidade de contactar profissionais da área e discutir questões previamente versadas nas aulas teóricas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
O estudante deverá ser capaz de formalizar um processo de decisão de transportes. O estudante deverá conseguir entender a abrangência do processo de análise neste domínio do conhecimento. O estudante deverá conseguir formular um problema de transportes. O estudante deverá conseguir gerar ideias concretas, avaliar o resultado de decisões e propor soluções em relação a problemas de mobilidade de pessoas e deslocação de mercadorias.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
50% exame escrito e 50% trabalho individual com apresentação oral.
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES DA MOBILIDADE: Nos exames escritos, exercícios e trabalhos práticos os estudantes poderão usar uma das seguintes línguas: Português, Inglês, Espanhol ou Francês.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Conhecimentos prévio no domínio do território ou no domínio da economia facilita a apreensão dos conceitos.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas