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Fundamentos de Gestão

Código: CINF011     Sigla: FG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CORDIS Ciências Sociais

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 55 Plano Oficial em Vigor 1 - 6 56 162

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Alcibiades Paulo Soares Guedes 2,00
Práticas Totais 2 4,00
Alcibiades Paulo Soares Guedes 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-02-08.

Campos alterados: Objetivos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Programa, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão, proporcionando uma visão integrada das diferentes áreas da Gestão. Nesse sentido, abordam-se os principais conceitos de gestão e as áreas funcionais.
O curso terá um carácter teórico-prático, integrando uma componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias aplicadas a casos de estudo e a um projeto de estudo de uma organização.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes devem:
1. Compreender as diferentes áreas funcionais da Gestão e a forma como se interligam.
2. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão.
3. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e da identificação de melhorias.
4. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos.
5. Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. CONCEITOS BÁSICOS: A EMPRESA E A GESTÃO
1.1. A Gestão e o papel do Gestor.
1.2. A evolução da Gestão
1.3. A evolução para uma economia de serviços
1.4. Tipos e classificação das empresas.
1.5. Noções de mercado e de "marketing".
1.6. O processo de Gestão: planeamento, organização, liderança e controlo.
1.7. Níveis de Gestão: Gestão estratégica e políticas funcionais

2. POLÍTICAS FUNCIONAIS
2.1. Marketing
2.2. Recursos Humanos
2.2.1 Motivação
2.2.2 Liderança
2.3. Gestão de Operações
2.4. Gestão da Qualidade
2.5. Gestão Financeira


Bibliografia Obrigatória

Carlos A. Marques Pinto... [et al.]; Fundamentos de gestão. ISBN: 972-23-3654-1
Sebastião Teixeira; Gestão das organizações. ISBN: 84-481-4617-4
Philip Kotler, Gary Armstrong, Lloyd Harris, Nigel F. Piercy; Principles of Marketing European Edition, Pearson, 2012

Bibliografia Complementar

Luis R. Gomez-Mejia, David B. Balkin; Management. ISBN: 978-0-13-260433-8
Philip Kotler, Kevin Lane Keller; Marketing management. ISBN: 978-0-273--75..6-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será suportado pelas seguintes componentes e atividades:

1. Aulas Teóricas
Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos e ferramentas de gestão, que serão a base da discussão de casos de estudo e do trabalho prático.

2. Aulas Práticas
Discussão de casos de estudo de empresas e aplicação dos conceitos estudados. Os casos serão colocados à disposição dos alunos no final da semana anterior à das aulas correspondentes, para que os alunos os possam ler e posteriormente discutir nas aulas teórico-práticas.

3. Trabalho de Grupo
O projeto do trabalho de grupo consiste no estudo de uma organização, as suas áreas funcionais e identificação dos potenciais melhorias.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Marketing
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação de frequência tem um peso de 40% na classificação final e envolve:
- a realização de um trabalho em grupo numa organização, a entrega de um relatório escrito final e uma apresentação oral do trabalhos, a realizar no fim do semestre;
- presença obrigatória em 75% das aulas práticas, em que são discutidos os casos de estudo.
 
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação dos elementos do grupo.

Nota mínima de 7,5 valores.


Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final= 0,4*(relatório e apresentação de trabalho de grupo) + 0,6*(nota de exame).

A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo.

O exame é sem consulta.

Para obter aprovação é exigido um mínimo de 7,5 valores (em 20) em qualquer uma das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.

nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*(nota de exame).

Para obter aprovação é exigido um mínimo de 7,5 valores (em 20) em qualquer uma das componentes de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelo docente
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos dois momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.

Melhoria de classificação

A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.

A melhoria de classificação da parte prática será possível através de um trabalho individual adicional e de uma prova oral.

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