| Código: | PRODEC056 | Sigla: | ECUAII |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Eng. Civil - Hidráulica, Rec. Hídricos e Ambiente |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PRODEC | 1 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Aquisição de competências nos domínios da concepção geral dos sistemas, do projecto, da exploração e da gestão integrada dos mesmos.
Águas Pluviais: Conceção geral de sistemas, Projeto, Exploração, Gestão
Ribeiras Urbanas: Concepção geral de sistemas; Projecto; Exploração; Gestão
Praias Urbanas marítimas e Fluviais: Concepção geral de sistemas; Projecto; Exploração; Gestão
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conteúdos programáticos incluem a abordagem aprofundada dos componentes do ciclo urbano da água e os respectivos interfaces, designadamente no que se refere à partilha de território, tecnologias, saberes, recursos humanos e instituições comuns.
Em particular, na presente unidade curricular, toma-se como base o conteúdo de disciplinas específicas do MIEC, sintetizando os seus aspectos mais relevantes e expandindo-os a novas áreas. Para além desta natural expansão, reserva-se um espaço significativo para a integração dos sistemas em termos de concepção geral, projecto, exploração e gestão e, ainda, na componente institucional, aspecto absolutamente essencial, uma vez que, tipicamente, existe divisão e sobreposição de competências que dificultam, encarecem e reduzem a eficácia das acções.
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de um trabalho e se necessário a realização de um exame.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
.