Código: | EEC0011 | Sigla: | PEST |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 277 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Garantir que os aluno adquirem uma base sólida de conhecimentos básicos de Probabilidades e Estatística que constituem uma ferramenta indispensável à tomada de decisão em situações de incerteza, presente em muitas áreas no domínio da Engenharia. Pretende-se também que os alunos adquiram uma capacidade de comunicação rigorosa quando abordam temas que envolvam conceitos de Probabilidades e Estatística. Outro objectivo da disciplina, prende-se com o desenvolvimento de uma atitude crítica na análise de problemas de Engenharia e na capacidade de aplicação dos conceitos apreendidos na resolução de problemas práticos. A apreensão adequada dos conceitos fundamentais que se pretende garantir, deverá também possibilitar e facilitar aos alunos uma aprendizagem futura de conceitos mais avançados que surjam no seu percurso de formação académica e/ou profissional.
Aquisição de um corpo de conhecimento fundamental e a transmissão do próprio processo de construção do conhecimento. Pretende-se fornecer uma sólida preparação matemática em probabilidades e estatística e preparar competências e engenho em técnicas de modelação matemática fundamentais para nos processos de aquisição, processamento e uso de Informação.
1) Probabilidades Probabilidade condicionada e independência; Teorema de Bayes.
2) Variáveis Aleatórias Variáveis aleatórias unidimensionais e multidimensionais; Funções de variável aleatória; Distribuições mais importantes (discretas e contínuas).
3) Amostragem: Amostras e distribuições amostrais.
4) Estimação pontual Estimadores e estimativas; Propriedades desejáveis dos estimadores pontuais; Métodos de estimação (Método dos mínimos quadrados).
5) Estimação por intervalo: Conceito de intervalo de confiança; Especificação de intervalos de confiança; Dimendionamento de amostras.
6) Teste de hipóteses Introdução; Procedimento de um teste de hipóteses; Valor de prova; Potência do teste; Relação entre intervalos de confiança e teste de hipóteses; Testes de dispersão e de localização.
Aulas teóricas - Exposição dos temas programáticos ilustrada por exemplos que permitem clarificar os conceitos e resultados apresentados.
Aulas teórico-práticas - Resolução de exercícios, propostos e resolvidos pelo docente, estimulando-se a participação activa dos alunos com sugestões diversas de resolução desses mesmos exercícios e crítica dos resultados obtidos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Teste | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
1) Não exceder o limite de faltas às aulas TP
Estudantes que obtiveram frequência nos anos letivos 2013/2014 e/ou 2014/2015:
1) Estão isentos das aulas TP;
2) Em vez de fazer os minitestes de 2015/2016, podem optar por manter a média dos valores obtidos nos minitestes de 2013/2014 ou 2014/2015. Têm de tomar essa decisão antes do primeiro miniteste e é irreversível.
CF = 0,4* AD + 0,6 * EF
onde:
- CF é a classificação final (de 0 a 20 valores)
- EF a classificação do exame final (de 0 e 20 valores).
- AD a classificação de avaliação distribuída (de 0 e 20 valores)
Para obter aprovação na disciplina o aluno terá de obter no mínimo 30% na classificação do exame final (6 valores em 20).
A avaliação distribuída consistirá na resolução de 2 mini-testes de avaliação.
A melhoria da classificação final será efectuada mediante a realização de novo exame final nas duas épocas seguintes e poderá incluir prova adicional respeitante à componente distribuída.