| Código: | PRODEC021 | Sigla: | ANLE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Engenharia Civil - Estruturas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Secção de Estruturas e Geotecnia |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PRODEC | 1 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Dar a conhecer os fundamentos para uma correta utilização do Método de Newton-Raphson na análise não-linear de estruturas, apoiada em discretizações através do Método de Elementos Finitos.
Saber utilizar programas de cálculo automático na análise estrutural não-linear, incluindo o desenvolvimento de rotinas computacionais para simulação de não-linearidades de diferentes tipos.
Modalidades de análises não lineares mais relevantes na Engenharia Estrutural: a material e a geométrica. Detalhe das formulações Lagrangeana Total e Actualizada em problemas não lineares geométricos 1D. Algoritmos de solução e sistematização das fases de resolução de um problema não linear pelo método de Newton-Raphson. Métodos do Arco e do Deslocamento Controlado. Modelação material: comportamento frágil e dúctil. Energia de fractura. Conceito de critério de cedência. Resolução analítica de problemas estruturais simples, para ilustração das duas formas de não linearidade. Enfoque na interpretação dos problemas físicos associados e na correspondente resolução.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
As matérias lecionadas permitem fornecer aos estudantes a formação considerada essencial em análise estrutural, detalhando as metodologias e as técnicas usualmente adotadas para a modelação do comportamento não-linear material e da não-linearidade geométrica.
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efetuada através da realização de um trabalho e se necessário a realização de um exame.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
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