Código: | EIC0070 | Sigla: | RVAU |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Interacção e Multimédia |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | https://moodle.fe.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 19 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
Realidade Aumentada é uma tecnologia através da qual se pretende melhorar ou aumentar a visão que um utilizador tem do mundo real com imagens virtuais, usando técnicas de Visão por Computador e de Computação Gráfica/Realidade Virtual. O principal objectivo desta disciplina é transmitir aos alunos um conjunto de conhecimentos básicos destas técnicas, que lhes permitam prosseguir estudos mais avançados na área emergente da Realidade Aumentada, e a capacidade de realizar pequenos trabalhos ilustrativos das metodologias estudadas.
No final, os alunos deverão ser capazes de:
- identificar e caracterizar os componentes, a estrutura e as funções de um sistema mínimo de realidade virtual e/ou aumentada;
- descrever os algoritmos principais usados na implementação de cada um dos componentes;
- descrever como interagem os diversos componentes;
- realizar a integração entre imagens do mundo real e imagens de objectos virtuais;
- desenvolver aplicações de Realidade Aumentada, recorrendo a uma biblioteca disponível (ARToolkit).
Computer graphics e OpenGL.
INTRODUÇÃO À REALIDADE AUMENTADA
- Conceitos.
- Aplicações.
- Tecnologias de visualização.
- Componentes de um sistema de Realidade Aumentada.
- Funcionamento geral de um sistema de Realidade Aumentada.
INTRODUÇÃO À VISÃO POR COMPUTADOR
- Estrutura geral de um sistema de visão por computador.
- Introdução às técnicas de aquisição, processamento e análise de imagem.
- Técnicas de aquisição de informação 3D (breve referência).
- Modelação e calibração geométrica de uma câmara.
FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE REALIDADE AUMENTADA BASEADO NO SEGUIMENTO DE UM OBJECTO PADRÃO
- Sobreposição de imagens virtuais e reais.
- Descrição das fases principais de processamento: reconhecimento e seguimento do padrão.
- Análise das etapas principais da fase de reconhecimento.
- Análise das etapas principais da fase de seguimento.
PERCEPÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Percepção visual, auditiva e outras
TECNOLOGIAS UTILIZADAS EM REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA
- Equipamentos e Software
TÉCNICAS E ALGORITMOS UTILIZADOS EM REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA
- Modelação de objectos 3D
- Visualização de objectos 3D
- Técnicas de aceleração em visualização 3D
- Oclusão
- Detecção de colisões
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS:
- Exposição das matérias do programa, com apresentação de exemplos ilustrativos.
- Realização de pequenos exercícios ilustrativos dos métodos estudados.
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS DE CARÁTER LABORATORIAL:
- Realização de trabalhos práticos, envolvendo a utilização dos conceitos transmitidos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 68,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o máximo de faltas permitido e realizar com aproveitamento mínimo de 40% os dois trabalhos para avaliação.
CF = 40%*CT + 60%*CE
CF: Classificação Final
CT: Classificação média dois dois Trabalhos Práticos
CE: Classificação de Exame
Os trabalhos práticos são avaliados no fim do tempo estipulado para a sua elaboração, com apresentação em sessão própria.
Para obter aprovação é exigido um mínimo de 40% em qualquer das duas componentes de avaliação, distribuída e exame final.
Provas de exame especial (fim de curso, outras) são compostas por um trabalho e um exame escrito.
A avaliação distribuída é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição. Os alunos com impedimento de frequência das aulas terão de combinar com os docentes a forma de apresentarem a evolução dos trabalhos (sujeitos a avaliação) ao longo do período atribuído para a sua elaboração, assim como fazer a sua apresentação nas datas previstas.
A melhoria da classificação obtida na componente distribuída pode ser realizada nas épocas de realização de trabalhos práticos da disciplina no ano lectivo seguinte.
Pré-requisitos: conhecimentos básicos de Computação Gráfica 3D.