| Código: | EEC0142 | Sigla: | EA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Electrónica e Sistemas Digitais |
| Ativa? | Sim |
| Página e-learning: | https://moodle.fe.up.pt/ |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIEEC | 129 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 3 | - | 6 | 63 | 162 |
| Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 63 | 162 |
A Unidade Curricular de Electrónica Aplicada pretende introduzir os alunos no processamento de sinais, do mundo que nos rodeia, e que necessitam, hoje em dia, de serem tratados com sistemas de electrónica quer analógicos quer digitais.
Assim, há toda uma cadeia dedicada a processar analogicamente o sinal (adaptação de amplitude, adaptação de impedância, mudança de nível DC, filtragem, eliminação do ruído, conversão tensão/corrente e vice-versa, compressão, expansão, operações matemáticas, multiplexação, andares de saída de amplificação de potência, etc. ...) e a convertê-lo digitalmente ( ADCs, DACs, SHs, etc...).
Deste modo, a Unidade Curricular propõe uma aproximação que começa por rever a classificação dos sinais analógicos, continua com a apresentação das operações lineares e não lineares, mais comummente utilizadas, e respectiva análise e quantificação dos erros introduzidos, segue apresentando as questões relativas a andares de saída de potência e termina com o interface entre o mundo analógico e o digital introduzindo as famílias lógicas e a conversão A/D e D/A.
Competências a adquirir na Unidade Curricular :
No final da Unidade Curricular o Aluno deve ser capaz de:
1. Identificar, aplicar e projectar métodos de aquisição e processamento de sinal.
2. Analisar a influência do ruído no desempenho de um sistema de instrumentação.
3. Identificar e aplicar métodos e técnicas de amostragem nos domínios do tempo e da frequência.
4. Identificar, aplicar e projectar filtros analógicos.
5. Projectar sistemas de processamento e aquisição analógico digital para as grandezas físicas mais comuns (temperatura, luz, pressão, tensão, força, pH, som, distância, aceleração...).
6. Identificar e analisar interfaces entre as varias famílias lógicas.
7. Identificar e analisar andares amplificadores de potência.
Competências a adquirir na Unidade Curricular :
No final da Unidade Curricular o Aluno deve ser capaz de:
1. Identificar, aplicar e projectar métodos de aquisição e processamento de sinal.
2. Analisar a influência do ruído no desempenho de um sistema de instrumentação.
3. Identificar e aplicar métodos e técnicas de amostragem nos domínios do tempo e da frequência.
4. Identificar, aplicar e projectar filtros analógicos.
5. Projectar sistemas de processamento e aquisição analógico digital para as grandezas físicas mais comuns (temperatura, luz, pressão, tensão, força, pH, som, distância, aceleração...).
6. Identificar e analisar interfaces entre as varias famílias lógicas.
7. Identificar e analisar andares amplificadores de potência.
Conteúdos Programáticos:
1. Transdutores e condicionamento de sinal:
1.1. Transdutores activos e passivos de grandezas mecânicas, químicas, magnéticas e eléctricas.
1.2. Princípio de funcionamento, modelo e função de transferência.
1.3. Gama de medida, sensibilidade, linearidade, fontes de erro e resposta em frequência.
2. Condicionamento e amplificação de Sinal:
2.1. Noções sobre ruído em sistemas analógicos e digitais. Blindagens.
2.2 Condicionamento analógico de sinal associado aos diversos tipos de processos de transdução.
2.2.1 Aplicações lineares e não lineares de amplificadores operacionais.
2.2.2 Amplificadores de instrumentação e de isolamento.
2.3 Andares amplificadores de potência.
2.3.1 Impedância de saída, distorção harmónica e rendimento
2.3.2 Andares em classe A, B, AB, C, G, H e D.
3. Filtros:
3.1 Especificação de filtros.
3.2. Projecto e dimensionamento de filtros analógicos.
4. Introdução à aquisição digital do sinal:
4.1. Aquisição de sinal:
4.1.1. Revisões sobre amostragem de sinais contínuo e reconstrução dos mesmos
4.1.2. Implementação de conversão analógico-digital e digital-analógica.
4.1.3 Multiplexagem, S/H e conversão A/D e D/A.
4.1.4 Circuitos de interface e famílias lógicas.
As aulas teóricas ilustram os assuntos a tratar, utilizando uma filosofia de aprendizagem activa, com exemplos de aplicação e dimensionamento de casos de estudo típicos.
Nas aulas de prática laboratorial é efectuada a montagem, o estudo e a simulação de circuitos de aplicação, dos conceitos apresentados nas aulas teóricas, e é feita a avaliação das competências, ou de parte das competências, a adquirir na Unidade Curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho laboratorial | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 10,00 |
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 52,00 |
| Trabalho laboratorial | 50,00 |
| Total: | 162,00 |
Só serão admitidos a exame final (EF) os alunos que frequentarem as aulas práticas e atingirem pelo menos a classificação de OITO (8) em VINTE (20) valores na avaliação laboratorial (TP).
Componentes de Avaliação:
Trabalhos práticos (TPs)
Os TPs englobam simulação e experimentação (TP) com apresentação, relatório e poster.
Os TPs são efectuados em grupo.
O TP avalia a capacidade de projectar, implementar, avaliar e analisar criticamente soluções, bem como avalia a capacidade de trabalho em grupo.
A apresentação oral dos TPs avalia os diferentes aspectos de comunicar em público para uma audiência específica.
A componente de simulação presente nos TPs avalia a capacidade de analisar, modelizar e simular circuitos electrónicos.
A classificação obtida nos TPs é individual.
A classificação do TP é distribuída do modo seguinte:
Trabalho Laboratorial (70%),
Relatório (25%),
Poster (5%)
Exame (EF)
O exame é sem consulta, com a duração típica de 2 h.
O exame avalia a capacidade de analisar o funcionamento de circuitos electrónicos de condicionamento, amplificação e aquisição de sinal, bem como a solidez dos conhecimentos adquiridos e o rigor técnico-científico das resoluções apresentadas.
Trabalhos de casa (TPC): Os TPC visam o incentivo ao auto estudo e o estímulo à aprendizagem. Pretendem ainda contribuir para que o Estudante se aperceba dos pontos em que é mais fraco de modo a poder efectuar uma correcção contínua dos mesmos.
Questões colocadas nas Aulas Práticas (QAP):
As QAP pretendem motivar os Estudantes para a aprendizagem dos conceitos fundamentais relacionados com a implementação laboratorial dos TPs.
A nota final da UC é calculada do modo seguinte:
0.6*EF+0.4*TP
Todas as avaliações são efectuadas numa escala de zero a vinte valores.
EF: Exame Final.
TP: Trabalho Laboratorial:
TPC: Trabalhos de casa.
QAP: Questões a responder nas APs no MOODLE.
A aprovação na disciplina está condicionada a um mínimo de 8 valores no exame final e no trabalho laboratorial.
Não há.
Os TE, M, DA que não tenham frequência das aulas práticas têm de efectuar um exame prático com carga horária equivalente à da unidade curricular.
De acordo com o ponto 10 das NGA.
Competências já adquiridas em outras disciplinas e que devem ser revistas:
1.As obtidas nas disciplinas de sistemas digitais, circuitos, electrónica, teoria do sinal, teoria do controlo e medição sensores e instrumentação.
Atendimento aos Alunos: Em hora a combinar para cada grupo de alunos.