Sistemas e Automação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS
- Conhecer os principais domínios de aplicação dos sistemas de automação
- Compreender os sistemas de automação a eventos discretos
- Conhecer os métodos de apoio à concepção destes sistemas
- Conhecer as tecnologias da automação
- Saber desenvolver sistemas de automação de complexidade média
RESULTADOS
O estudante, no final da Unidade Curricular, deve ser capaz de:
- Interpretar e construir modelos baseados em Máquinas de Estado, Grafcet e Redes de Petri para modelar sistemas de automação.
- Ser capaz de implementar Máquinas de Estados/Grafcet/Redes de Petri em Microcontroladores e Autómatos Programáveis
- Utilizar Grafcet/ST para controlo de sistemas automáticos de dificuldade média
- Compreender um caderno de encargos e projectar um sistema de controlo automático, orientado a eventos, para problemas de dificuldade média
Programa
* Introdução aos sistemas de automação:
- Principais domínios de aplicação
- Estudo de casos
- Sistemas orientados a eventos discretos versus sistemas a tempo contínuo
* Métodos de análise e concepção de sistemas a eventos discretos no âmbito da automação
- Máquina de estados: Noção de máquina de estados. Modelo de Moore e de Mealy. Modelos mistos e extensões. Exemplos de aplicação
- Grafcet: Noções fundamentais (etapa, transição, receptividade, acção, regras de evolução). Estudo de problemas tipo (concorrência, sincronização, partilha de recursos, sistemas hierárquicos). Noções avançadas (macro-acções e macro etapas). Métodos de implementação (assíncrono e síncrono).
- Redes de Petri. Análise e poder de modelação. Extensões possíveis: vantagens e desvantagens.
* Tecnologias dos sistemas de automação
- Detectores: princípios de funcionamento e aplicações
- Actuadores: princípios de funcionamento e aplicações dos actuadores electromecânicos, hidráulicos e pneumáticos
- Autómatos programáveis: arquitectura, programação e interfaces
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. A introdução de conceitos nas aulas teóricas será acompanhada da referência a exemplos práticos de aplicação, e da resolução de exercícios teórico-práticos.
2. As aulas práticas serão principalmente dedicadas à realização de trabalhos práticos em laboratório.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
-Regras gerais da FEUP (presença aulas práticas)
Fórmula de cálculo da classificação final
- componente presencial (5 valores) + componente escrita (15 valores)
- na componente escrita: duas provas (10 + 5 valores)
- Exige-se avaliação mínima de 30% em cada componente
- Nos casos em que exista uma diferença superior a 4 valores (em 20) entre duas componentes, a maior das classificações será ajustada por forma a que essa diferença passe a ser de 4 valores.
Provas e trabalhos especiais
* A componente laboratorial é obrigatória
Avaliação especial (TE, DA, ...)
* Os alunos eventualmente dispensados de frequentar as aulas práticas serão sujeitos a uma prova prática de avaliação dos conhecimentos adquiridos na componente laboratorial
Melhoria de classificação
* A componente laboratorial não pode ser melhorada
Observações
Os alunos que pretendam justificar eventuais faltas a aulas práticas, devem fornecer uma cópia do respectivo justificativo directamente ao respectivo docente.