Pontes
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estruturas |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta é uma unidade curricular de síntese pois trata da aplicação de conhecimentos adquiridos ao caso particular das pontes. Mas é também uma unidade curricular de análise pois nela se aprendem conceitos e metodologias específicos, muitos deles aplicáveis em outras situações de Engenharia de Estruturas.
Os objetivos gerais são os da conceção, do dimensionamento, dos processos construtivos, do controlo de qualidade na construção, da observação, instrumentação e inspeção, da reabilitação, do reforço e do recondicionamento de pontes em geral. Em particular, pretende-se que o estudante fique a saber como desenvolver um projeto completo de pontes rodoviárias com vãos até cerca de 50 m e comprimento total até cerca de 400 m, e conheça bem os processos construtivos de todos os tipos de pontes.
Programa
Generalidades sobre pontes. Evolução histórica das pontes e dos materiais estruturais e processos de construção utilizados.
O projeto de uma ponte. Fases do projeto e sua constituição.
Dimensionamento da superestrutura da ponte: Características estruturais da ponte, modelos de comportamento estrutural, análise global versus análise por subestruturação e influência do processo construtivo. Dimensionamento dos elementos de apoio: pilares, encontros, aparelhos de apoio, fundações. Pontes especiais: Pontes curvas, pontes enviezadas, pontes suspensas, pontes de tirantes.
Fiscalização da construção, observação e monitorização de obras de arte. Ensaios de receção.
Inspeção, conservação, recuperação e reforço de pontes. Sistemas de gestão e estratégias de conservação.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A unidade curricular tem por objetivo a aplicação de conhecimentos anteriormente adquiridos e de regulamentos existentes ao dimensionamento de pontes. Esta unidade curricular procura fazer a transição entre a aprendizagem teórica e a atividade profissional no âmbito do projeto das estruturas referidas.
Bibliografia Obrigatória
Mathivat, Jacques;
Procédés généraux de construction
Menn, Christian;
Prestressed concrete bridges. ISBN: 3-7643-2414-7(CH)
Manterola Armisén, Javier;
Puentes. ISBN: 84-7493-296-3 (vol. 1)
Leonhardt, Fritz;
Ponts. ISBN: 2-88074-099-1
Calgaro, J. A. Jean-Armand 300;
Maintenance et réparation des ponts. ISBN: 2-85978-278-8
Bibliografia Complementar
Calgaro, J. A.;
Projet et construction des ponts. ISBN: 2-85978-095-5
Mathivat, Jacques;
Construccion de puentes de hormigon pretensado por voladizos sucesivos. ISBN: 84-7146-215-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estão previstas aulas teóricas, aulas teórico-práticas e práticas.
Nas aulas teóricas e teórico-práticas são apresentados e discutidos os tópicos que constituem o programa da unidade curricular
Nas aulas práticas serão discutidos problemas concretos e os aspetos relativos ao projeto de um viaduto que será proposto para ser projetado.
A realização do projeto será feita em grupo.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino usadas permitem a abordagem dos temas essenciais associados ao projeto de pontes, a análise, discussão e interpretação crítica das soluções, evidenciando-se as potencialidades de comunicação escrita, formulação de problemas, aplicação de conhecimentos e verificação regulamentar.
Software
Robot Millennium
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Frequência das aulas com faltas não excedendo o total de 25% e desenvolvimento dos principais aspetos do projeto de um viaduto.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é obtida através da soma da classificação da componente distribuída (com um valor máximo de 4 valores) com a classificação do exame final (com um valor máximo de 16 valores).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idêntica às dos estudantes ordinários
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de unidades curriculares de graduação introdutórias à temática científica versada na presente unidade curricular;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Melhoria de classificação
Final: Exame oral sobre toda a disciplina.
Observações
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas