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Mecânica dos Solos 2

Código: EC0037     Sigla: MSOL2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geotecnia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Geotecnia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 6 6 75 160
MIEC 282 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 75 160
Plano de estudos de transição para 2006/07 4 - 6 75 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ensino de conceitos, teorias e métodos usados na Engenharia Civil para o projecto de obras e estruturas condicionadas de modo relevante pelo comportamento mecânico dos maciços terrosos. Ensino de métodos empregues para caracterizar este comportamento.

Programa

Impulsos de terras. Estados activo e passivo de Rankine. Deformações necessárias para a sua mobilização. Impulsos activo
e passivo. Tabelas de Caquot - Kérisel. Teoria de Coulomb. Impulsos em condições sísmicas. Teoria de Mononobe - Okabe.
Dimensionamento de muros de suporte. Coeficientes de segurança globais e parciais em Geotecnia. Introdução ao Eurocódigo 7 - Projecto Geotécnico.
Estabilidade de taludes e de aterros. Soluções para taludes infinitos. Método dos blocos. Método de Fellenius e de Bishop simplificado. Estabilidade de aterros sobre solos argilosos moles. Métodos de incrementar a estabilidade. Escavações em solos coesivos. Estabilização de taludes naturais. Papel da observação.
Amostragem indeformada. Ensaios "in situ" versus ensaios de laboratório. Ensaios de penetração: SPT, CPT e CPTU (piezocone) e ensaios com penetrómetros dinâmicos. Ensaio de corte rotativo (vane - test). Ensaio sísmico entre furos (cross - hole). Ensaio de carga em placa. Ensaio com o pressiómetro autoperfurador. Fundações superficiais. Capacidade de carga. Solução teórica e coeficientes correctivos. Assentamentos imediatos. Soluções elásticas. Correcções semi - empíricas. Estimativa do módulo de deformabilidade do solo. Assentamentos admissíveis. Interacção solo-estrutura.
Compactação. Conceitos de base, ensaios e equipamentos. Introdução à metodologia de projecto e de construção de grandes obras de aterro.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com exposição de conceitos, teorias e métodos com referência a casos de obra, acidentes e fenómenos naturais condicionados pelo comportamento dos maciços terrosos. Aulas teórico-práticas com resolução de exercícios de aplicação que constam de fichas para o efeito. Aplicação de programa automático de estabilidade de taludes. Aulas práticas com observação e (ou) apresentação de ensaios de campo e tratamento dos respectivos resultados. Visitas a obras.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Obter classificação positiva da avaliação distribuída.
A classificação da avaliação distribuída será calculada entrando em consideração com o seguinte:
- assiduidade às aulas teóricas (peso = 30%);
- exercícios resolvidos pelos alunos nas aulas teórico-práticas (peso = 42%);
- trabalhos desenvolvidos nas aulas práticas (peso = 18%);
- aplicação de programa SLOPE para análise de estabilidade de um aterro sobre solo mole (peso = 10%).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada por meio da méda ponderada das classificações da avaliação distribuída e do exame final, com pesos 0,20 e 0,80, respectivamente.
Os alunos que pretendam obter classificação final superior a 17 valores, devem atingir média ponderada superior àquele valor e realizar uma prova oral.

Provas e trabalhos especiais

1 - 3 exercícios a resolver nas aulas teórico-práticas, que serão corrigidos e classificados pelo respectivo docente (peso = 3x14 = 42% na avaliação distribuída);
2 - 3 trabalhos a desenvolver nas aulas práticas que o respectivo docente verificará se atingiram o objectivo (peso = 3x6 = 18% na avaliação distribuída);
3 - Aplicaçãode do programa SLOPE para análise de estabilidade de um aterro sobre solo mole (peso = 10%na avaliação distribuída).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As previstas nas normas gerais de avaliação.

Melhoria de classificação

As previstas nas normas gerais de avaliação.

Observações

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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2,5 horas semanais
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