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Vias de Comunicação 1

Código: EC0034     Sigla: VCOM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 286 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 5,5 60 145

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
Sem a disciplina de VC1 os alunos seriam incapazes de realizar ou sequer ler um projecto rodoviário o que para além das situações de especialidade os tornaria inúteis em postos de trabalho como Câmaras Municipais.

OBJECTIVOS:
1- Proporcionar aos alunos do tronco comum os conhecimentos básicos de engenharia rodoviária. Este ramo da engenharia que se ocupa dos problemas das estradas é uma das áreas mais relevantes na construção e obras públicas. Os alunos que não venham a escolher a Opção Condicionada correspondente poderão, apesar tudo, ficar com os conhecimentos mínimos que lhe permitirão projectar estradas municipais ou arruamentos urbanos e, quando integrados em equipas mais vastas, aspirar a resolver problemas mais ambiciosos que são os colocados por níveis de rodovias mais elevados.
2- Ao apresentar as especificidades da engenharia rodoviária a disciplina funciona como detector de vocações junto dos alunos, permitindo que alguns deles venham a escolher a respectiva Opção Condicionada com o objectivo de aprofundamento de conhecimentos.
Os objectivos gerais expressos são comuns à disciplina de Vias de Comunicação 2. As duas disciplinas, no seu conjunto, permitem a realização dos objectivos genéricos expressos.
Genericamente, pretende-se que o aluno venha a desenvolver as seguintes competências:
1- Mostre conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível elevado e que lhe permita o desenvolvimento de aplicações originais, através da listagem, memorização e relacionação das aplicações base da engenharia rodoviária.
2- Saiba aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas e situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares, como é exigível em obras da dimensão das estradas.
3- Fique com a capacidade de integrar conhecimentos, lidar com situações complexas, mesmo quando a informação é limitada ou incompleta. Deve ser capaz de identificar, avaliar e seleccionar os conhecimentos a utilizar.
4- Seja capaz de comunicar as suas conclusões e seus raciocínios sem ambiguidades.
5- Faculte capacidade de aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
6- Permita que o conjunto de conhecimentos adquiridos tenha a faculdade de ser aplicado no domínio do projecto ou da produção na área das vias de comunicação, com eficiência funcional, económica e ambiental.
O futuro engenheiro terá de possuir a flexibilidade de seleccionar as concepções construtivas mais adequadas e mais eficientes sob os pontos de vista acima colocados.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL:
Conteúdo Científico - 40%
Conteúdo Tecnológico - 60%

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Apreender os conceitos rodoviários que subjazem às características geométricas das estradas.
Compreensão:Interpretar e manipular os elementos desenhados que fazem parte de projectos rodoviários. Identificar as características de elementos rodoviários e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica.
Aplicação: Devem ser capazes de cumprir os objectivos colocados atrás.
Análise: Saber distinguir uma boa duma má directriz.
Síntese: Aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias.
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir.
Projecto em Engenharia: lidar com elementos reais de projecto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício.
Investigação em Engenharia: não é objectivo da disciplina formar cientistas.
Prática em Engenharia: conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e reflectir sobre o seu significado na perspectiva da sustentabilidade futura do negócio da construção rodoviária, tanto em termos nacionais como internacionais.

Programa

Relação entre as capacidades dos veículos e as características geométricas das estradas. Equação geral do movimento. Aderência. Estudo do fenómeno da derrapagem em curva.
Geometria do Traçado. Alinhamento recto, curvas circulares e clotóides de transição estudadas na perspectiva rodoviária. Normas Técnicas em planta da E.P.
Estudo do Traçado - Fases de um projecto rodoviário. Condicionamentos na escolha do traçado. Trabalhos de campo e gabinete conducentes à elaboração do projecto. A poligonal de apoio.
Nivelamento Longitudinal e Transversal.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas - Exposição oral da matéria, eventualmente acompanhada pela projecção de transparentes ou pelo recurso ao quadro negro.
Aulas Práticas - Exposição de alguma matéria teórica complementar e resolução de problemas práticos ligados ao conteúdo programático.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

As fixadas pelas Normas Gerais de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = (C.T * 1,2 + C.P * 0.8) /2
CF = classificação final
CT = classificação na prova teórica
CP = classificação na prova prática

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As fixadas pelas Normas Gerais de Avaliação.

REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.

Observações

Para os alunos Erasmus que tenham dificuldades no entendimento do Português será disponibilizada uma sessão tutorial, falada em inglês correspondendo a 1 hora teórica e 1 hora teórico-prática no dia em que o professor da disciplina reserva para permanência e esclarecimento de dúvidas. Na medida do possivel será fornecida bibliografia em inglês.
A avaliação será realizada através de prova oral falada em inglês para esses alunos.
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