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Métodos de Decisão

Código: EA0026     Sigla: MD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas
OFICIAL Capacid. e atit. pessoais, interp. e profissionais

Ocorrência: 2011/2012 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 39 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Métodos de Decisão serão apresentados no seu enquadramento na Investigação Operacional (IO) - a ciência aplicada para melhores decisões.

Objectivos principais:
Motivação dos alunos para a relevância de Métodos de Decisão e de Métodos de Otimização na prática da engenharia e facilitação de conhecimentos fundamentas nestas áreas.

Competências e Resultados de aprendizagem:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão e de otimização;
- construir modelos de problemas de decisão e de otimização;
- usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.

Programa

1. Métodos de Decisão - enquadramento na Investigação Operacional
2. Investigação Operacional – introdução
3. Metodologia da Investigação Operacional.
4. Modelos de Otimização.
5. Programação Linear
6. Algoritmo simplex.
7. Programação Inteira – breve introdução.
8. Problemas de Transportes e de Transexpedição
9. Problemas de Afetação.
10. Grafos e Redes - introdução
11. Problemas de Fluxo Máximo e de Caminho Mínimo.
12. Filas de espera.
13. Teoria da Decisão.
14. Problemas de decisão multicritério.

Bibliografia Obrigatória

Hillier, Frederick S.; Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6

Bibliografia Complementar

Antunes, Carlos Henggeler 340; Casos de aplicação da investigação operacional. ISBN: 972-773-075-2
Clemen, Robert T.; Making hard decisions. ISBN: 0-534-92336-4
Tavares, Luís Valadares 070; Investigação operacional. ISBN: 972-8298-08-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas:
Exposição dos temas programáticos, sempre que possível com recurso a métodos de aprendizagem ativa, ilustrada por casos, exemplos e problemas.

Aulas Práticas:
Apresentação de algoritmos e métodos de resolução, através da ilustração da aplicação dos algoritmos, e esclarecimento de dúvidas sobre a resolução dos problemas propostos.

Software

Solver do Microsoft Excel

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão industrial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Mini-testes Exame 20,00 2011-12-16
Exame final Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Acompanhamento de aulas Estudo autónomo 60 2011-12-16
Preparação para exame final Estudo autónomo 20 2011-12-16
Total: 80,00

Obtenção de frequência

Normas gerais de avaliação, artigo 4º.
Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída: 4,5 valores;
Exame final: 15,5 valores


Provas e trabalhos especiais

Haverá três mini-testes, com a duração de 30 minutos cada, ao longo do semestre.
Os mini-testes serão realizados, sem consulta, durante as aulas P.
Datas a combinar em outubro, novembro e dezembro


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apenas Exame final: 20 valores

Melhoria de classificação

Exame final: 15,5 valores.
Mantém-se a avaliação distribuída.

Observações

A unidade curricular de Métodos de Decisão contribuirá para a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências, de acordo com a nomenclatura CDIO:

1. Conhecimento Técnico e Raciocínio
1.1. Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas da sua área de formação;

Os conteúdos de Métodos de Decisão constroem directamente sobre conhecimentos de Álgebra, Análise Matemática e Probabilidades e Estatística, organizando-os, desenvolvendo-os e aplicando-os num contexto de apoio à resolução de problemas de decisão e de otimização. Por natureza estes conhecimentos são transversais a todas as áreas de Engenharia e pertencem às suas ciências básicas. Por outro lado, durante as aulas há a preocupação de usar exemplos e casos da área científico do curso onde os estudantes estão envolvidos, fazendo a ponte entre as ciências básicas e a área de formação específica do curso.

Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.

2. Capacidades e Atitudes Pessoais e Profissionais

2.1. Raciocínio em engenharia e resolução de problemas
2.1.1 identificação e formulação de problemas
2.1.2 modelização
2.1.3 estimação e análise qualitativa
2.1.4 análise com incerteza
2.1.5 solução e recomendação

A metodologia de ensino de Métodos de Decisão, e os seus conteúdos, podem ser descritos precisamente por estes pontos. Assim, a formulação de problemas de acordo com cada um dos modelos estudados ao longo da unidade curricular, a sua modelização e resolução são uma actividade permanente ao longo da aprendizagem. A análise qualitativa é particularmente tratada na análise de sensibilidade, enquanto incerteza é abordada em Teoria da Decisão e em Multicritério.

Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.

2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento
2.2.1 formulação de hipóteses
2.2.2 pesquisa de literatura
2.2.3 inquérito experimental
2.2.4 teste de hipóteses e defesa

2.3 Pensamento sistémico
2.3.1 pensamento holístico
2.3.2 emergência e interacção entre sistemas
2.3.3 priorização e focagem
2.3.4 trade-offs, julgamento e balanceamento na resolução

O endereçamento destas competências é de algum modo indirecto, podendo ser mais directamente descritas como competências: (1) de análise, enquanto capacidade de formular conceptualizar e resolver problemas não familiares; (2) de projecto, enquanto solução de problemas não familiares, com criatividade, complexidade, incerteza técnica; (3) de investigação, enquanto capacidade de modelação e investigação de aplicabilidade de técnicas emergentes (descrição de acordo com os critérios EURO-ACE).

A formulação e modelização de problemas, que implica a identificação da família de modelos aplicável, o desenvolvimento de modelos originais e a sua avaliação, contribui claramente para estas competências. Novamente os tópicos relacionados com análise de sensibilidade contribuem para o entendimento de conceitos relacionados com trade-offs e balanceamento.

Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.

Os objectivos de aprendizagem estão relacionados com as competências (saberes, competências e atitudes que os estudantes devem possuir) e exprimem-se como declarações sobre as coisas que os estudantes que frequentam com sucesso a unidade curricular devem ser capazes de fazer, explicar, calcular, deduzir, projectar, etc...

Para todos os tópicos programáticos, junto aos materiais pedagógicos de apoio à aprendizagem, estão disponíveis objectivos de aprendizagem muito detalhados.
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