Métodos de Decisão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Básicas |
OFICIAL |
Capacid. e atit. pessoais, interp. e profissionais |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Métodos de Decisão serão apresentados no seu enquadramento na Investigação Operacional (IO) - a ciência aplicada para melhores decisões.
Objectivos principais:
Motivação dos alunos para a relevância de Métodos de Decisão e de Métodos de Otimização na prática da engenharia e facilitação de conhecimentos fundamentas nestas áreas.
Competências e Resultados de aprendizagem:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão e de otimização;
- construir modelos de problemas de decisão e de otimização;
- usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.
Programa
1. Métodos de Decisão - enquadramento na Investigação Operacional
2. Investigação Operacional – introdução
3. Metodologia da Investigação Operacional.
4. Modelos de Otimização.
5. Programação Linear
6. Algoritmo simplex.
7. Programação Inteira – breve introdução.
8. Problemas de Transportes e de Transexpedição
9. Problemas de Afetação.
10. Grafos e Redes - introdução
11. Problemas de Fluxo Máximo e de Caminho Mínimo.
12. Filas de espera.
13. Teoria da Decisão.
14. Problemas de decisão multicritério.
Bibliografia Obrigatória
Hillier, Frederick S.;
Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6
Bibliografia Complementar
Antunes, Carlos Henggeler 340;
Casos de aplicação da investigação operacional. ISBN: 972-773-075-2
Clemen, Robert T.;
Making hard decisions. ISBN: 0-534-92336-4
Tavares, Luís Valadares 070;
Investigação operacional. ISBN: 972-8298-08-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teóricas:
Exposição dos temas programáticos, sempre que possível com recurso a métodos de aprendizagem ativa, ilustrada por casos, exemplos e problemas.
Aulas Práticas:
Apresentação de algoritmos e métodos de resolução, através da ilustração da aplicação dos algoritmos, e esclarecimento de dúvidas sobre a resolução dos problemas propostos.
Software
Solver do Microsoft Excel
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão industrial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Mini-testes |
Exame |
20,00 |
|
2011-12-16 |
Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Acompanhamento de aulas |
Estudo autónomo |
60 |
2011-12-16 |
Preparação para exame final |
Estudo autónomo |
20 |
2011-12-16 |
|
Total: |
80,00 |
|
Obtenção de frequência
Normas gerais de avaliação, artigo 4º.
Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: 4,5 valores;
Exame final: 15,5 valores
Provas e trabalhos especiais
Haverá três mini-testes, com a duração de 30 minutos cada, ao longo do semestre.
Os mini-testes serão realizados, sem consulta, durante as aulas P.
Datas a combinar em outubro, novembro e dezembro
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Apenas Exame final: 20 valores
Melhoria de classificação
Exame final: 15,5 valores.
Mantém-se a avaliação distribuída.
Observações
A unidade curricular de Métodos de Decisão contribuirá para a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências, de acordo com a nomenclatura CDIO:
1. Conhecimento Técnico e Raciocínio
1.1. Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas da sua área de formação;
Os conteúdos de Métodos de Decisão constroem directamente sobre conhecimentos de Álgebra, Análise Matemática e Probabilidades e Estatística, organizando-os, desenvolvendo-os e aplicando-os num contexto de apoio à resolução de problemas de decisão e de otimização. Por natureza estes conhecimentos são transversais a todas as áreas de Engenharia e pertencem às suas ciências básicas. Por outro lado, durante as aulas há a preocupação de usar exemplos e casos da área científico do curso onde os estudantes estão envolvidos, fazendo a ponte entre as ciências básicas e a área de formação específica do curso.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
2. Capacidades e Atitudes Pessoais e Profissionais
2.1. Raciocínio em engenharia e resolução de problemas
2.1.1 identificação e formulação de problemas
2.1.2 modelização
2.1.3 estimação e análise qualitativa
2.1.4 análise com incerteza
2.1.5 solução e recomendação
A metodologia de ensino de Métodos de Decisão, e os seus conteúdos, podem ser descritos precisamente por estes pontos. Assim, a formulação de problemas de acordo com cada um dos modelos estudados ao longo da unidade curricular, a sua modelização e resolução são uma actividade permanente ao longo da aprendizagem. A análise qualitativa é particularmente tratada na análise de sensibilidade, enquanto incerteza é abordada em Teoria da Decisão e em Multicritério.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento
2.2.1 formulação de hipóteses
2.2.2 pesquisa de literatura
2.2.3 inquérito experimental
2.2.4 teste de hipóteses e defesa
2.3 Pensamento sistémico
2.3.1 pensamento holístico
2.3.2 emergência e interacção entre sistemas
2.3.3 priorização e focagem
2.3.4 trade-offs, julgamento e balanceamento na resolução
O endereçamento destas competências é de algum modo indirecto, podendo ser mais directamente descritas como competências: (1) de análise, enquanto capacidade de formular conceptualizar e resolver problemas não familiares; (2) de projecto, enquanto solução de problemas não familiares, com criatividade, complexidade, incerteza técnica; (3) de investigação, enquanto capacidade de modelação e investigação de aplicabilidade de técnicas emergentes (descrição de acordo com os critérios EURO-ACE).
A formulação e modelização de problemas, que implica a identificação da família de modelos aplicável, o desenvolvimento de modelos originais e a sua avaliação, contribui claramente para estas competências. Novamente os tópicos relacionados com análise de sensibilidade contribuem para o entendimento de conceitos relacionados com trade-offs e balanceamento.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
Os objectivos de aprendizagem estão relacionados com as competências (saberes, competências e atitudes que os estudantes devem possuir) e exprimem-se como declarações sobre as coisas que os estudantes que frequentam com sucesso a unidade curricular devem ser capazes de fazer, explicar, calcular, deduzir, projectar, etc...
Para todos os tópicos programáticos, junto aos materiais pedagógicos de apoio à aprendizagem, estão disponíveis objectivos de aprendizagem muito detalhados.