Reconhecimento de Padrões
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objectivos a atingir são os seguintes:
1. aquisição e demonstração de conhecimentos avançados relativos a análise de dados multivariados, técnicas de classificação ou descrição de padrões ou objectos através de um conjunto de propriedades ou características e sua aplicação a problemas de reconhecimento de sinal e de imagem (competências CDIO 1.2, 2.1, 2.3);
2. demonstração de capacidade para o tratamento, a validação e a interpretação dos resultados obtidos em trabalhos práticos (competências CDIO 2.1, 2.3);
3. desenvolvimento de capacidades de trabalho autónomo e de pesquisa bibliográfica (competências CDIO 2.4, 2.5 e 3.3);
4. desenvolvimento e demonstração de capacidades relativas à elaboração de relatórios escritos e de preparação e realização de exposições orais (competência CDIO 3.2);
Programa
1. Introduction to Pattern Recognition
2. Linear Models for Regression ((shrinkage methods, lasso & ridge regression)
3. Linear Models for Classification
4. Basis expansions (splines, polynomials)
5. Prototype learning
6. Neural networks
7. Multiclass problems and hierarchical models
8. Model assessment and selection
9. Unsupervised learning
10. Synthatic, structural pattern recognition
Bibliografia Obrigatória
Bishop, Christopher M.;
Pattern recognition and machine learning. ISBN: 978-0-387-31073-2
Hastie, Trevor;
The elements of statistical learning. ISBN: 0-387-95284-5
Duda, Richard O.;
Pattern classification. ISBN: 0-471-05669-3
Bibliografia Complementar
Mitchell, Tom M.;
Machine learning. ISBN: 0-07-115467-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
*Aulas teóricas
Exposição das matérias do programa, ilustração dos métodos por meio da resolução de problemas e da análise e demonstração de casos concretos. As aulas teóricas constituem a melhor oportunidade para a interacção com o professor; os alunos são encorajados desde o primeiro dia a utilizar as aulas teóricas como foro de discussão da matéria da disciplina.
*Aulas práticas
As aulas práticas têm por objectivo a resolução de exercícios necessários à compreensão clara da matéria.
*Trabalhos práticos semanais extra-aulas:
São propostos trabalhos obrigatórios para grupos de um ou dois alunos, a desenvolver ao longo da disciplina, com vista à consolidação dos temas cobertos nas aulas.
*Projectos
São propostos vários temas de trabalhos obrigatórios para grupos de um ou dois alunos, a desenvolver ao longo da disciplina, com vista a complementar os assuntos abordados na aulas. O projecto envolverá o estudo do estado da arte no tema escolhido e será objecto de relatório e apresentação em sessão pública.
Software
Matlab 6 R12.1
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Exame final |
Exame |
16,00 |
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Resolução exercícios propostos semanalmente |
Teste |
24,00 |
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Estudo e Preparação Relatório Projecto |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
16,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Acompanhamento de aulas |
Estudo autónomo |
48 |
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|
Total: |
48,00 |
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Obtenção de frequência
A classificação de frequência (F) é dada a todos os alunos que não excedam o limite de faltas e obtenham pelo menos 50% nas classificações obtidas nos trabalhos semanais realizados ao longo do semestre e pelo menos 50% na classificação obtida no projecto.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame final consta de uma prova escrita com a duração não superior a 2,5 horas.
A classificação final (C) será obtida da classificação dos trabalhos semanais (H), do projecto (P) e da classificação da prova escrita (E) através da fórmula
C = 0.30H + 0.40P + 0.30E.
Todas as classificações na escala [0, 20].
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos sem classificação de frequência devem realizar uma prova prática com características idênticas aos 'trabalhos extra-aulas' referidos para os alunos em regime normal.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação realiza-se segundo os mesmos moldes da classificação final. A classificação de frequência não é susceptível de melhoria.
Observações
O docente da disciplina está sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas (jaime.cardoso@fe.up.pt).
É preferível esclarecer as dúvidas no momento em que surgem, em vez de as deixar acumular para o final do semestre.