Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EEC0062

Reconhecimento de Padrões

Código: EEC0062     Sigla: RPAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt/course/view.php?id=314
Unidade Responsável: Ciências Fundamentais e da Electrotecnia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEEC 3 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 6 6 63 160
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos da capacidade para a análise de dados multivariados, para o desenvolvimento de classificadores e da sua aplicação a problemas de reconhecimento de sinal e de imagem.

Programa

1. O Matlab no desenvolvimento de programas de Reconhecimento de Padrões
2. Introdução: Sistemas de Reconhecimento de Padrões (SRP); o ciclo do projecto de SRP; Aprendizagem e adaptação; Apresentação e discussão de SRP.
3. Teoria de decisão Bayesiana: Introdução; características contínuas; Classificação de Mínimo Erro; Classificadores, funções discriminantes e superfícies de decisão. Funções discriminantes para fdp normais; Curvas ROC
4. Estimação de parâmetros: estimação de máxima verosimilhança e estimação Bayesiana.
5. Técnicas não paramétricas: estimação de fdp; janelas de Parzen e Knn.
6. Classificação: Funções discriminantes lineares. Árvores de decisão e grafos.
7. Aprendizagem não supervisada e “clustering”.
8. Aplicações no reconhecimento de sinal e de imagem.

Bibliografia Obrigatória

Duda, Richard O.; Pattern classification. ISBN: 0-471-05669-3

Bibliografia Complementar

Sá, Joaquim Pontes Marques de; Pattern recognition. ISBN: 3-540-42297-8
Marques, Jorge Salvador; Reconhecimento de padrões. ISBN: 972-8469-08-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino adoptado na disciplina será baseado na exposição teórica sobre alguns dos temas teóricos da disciplina e estudo-discussão-resolução de casos. A aprendizagem será baseada em leituras orientadas, em trabalhos de grupo, num projecto individual e em pesquisa bibliográfica.

A disciplina está organizada em dois tipos de aulas:
Aulas teóricas - T (uma turma)
Aulas de exposição teórica e de estudo-discussão-resolução de casos. Cada aula constará de uma parte expositiva e da análise de um caso.
Aulas teórico-práticas - TP (uma turma)
Aulas de carácter prático de resolução de problemas e utilização/programação em Matlab de algoritmos de análise exploratória de dados e de classificação. Serão realizados quatro trabalhos e um projecto de aplicação de reconhecimento de padrões para sinais ou imagens.

Software

Matlab 6 R12.1

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 48,00
Projecto Trabalho escrito 40,00 2007-06-09
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho individual Estudo autónomo 74 2007-06-09
Total: 74,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas TP é obrigatória e sujeita à legislação no tocante ao número máximo de faltas admissível.
A obtenção de frequência exige que o aluno obtenha pelo menos 50% na classificação das componentes 1 e 2 consideradas na classificação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final incide sobre as seguintes componentes (indica-se a percentagem de cada componente na classificação final):
1 – Trabalhos individuais (40%)
2 – Projecto (40%)
3 – Página web sobre RP (10%)
4 – Opinião do Professor (10%)

Provas e trabalhos especiais

São realizados quatro trabalhos individuais, com um peso de 40 % para a classificação final. Os trabalhos individuais serão realizados durante as aulas T ou TP e em trabalho autónomo. A avaliação do trabalho individual incidirá sobre o desempenho individual, e em particular sobre a qualidade dos programas e relatórios elaborados e sobre as questões colocadas pelo docente.
A turma deverá auto-organizar-se por forma a apresentar até 11 de Abril uma página web sob o tema, “Aplicações de Reconhecimento de Padrões: Bibliografia, Metodologias, Software, Áreas de Aplicação”. Esta componente terá uma contribuição para 10% da classificação final e será baseada na auto-avaliação dos alunos.
Nas últimas quatro semanas os alunos, organizados em grupos de 2-3 alunos, desenvolverão um projecto que será objecto de publicação em uma página web, escrita de um artigo e de exposição oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A componente de avaliação é obrigatória para todos os alunos, podendo os trabalhadores estudantes e outros alunos de regime especial ser objecto de análise específica.

Melhoria de classificação

As quatro componentes de avaliação distribuída ao longo do semestre mantêm o seu valor na classificação final.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 06:18:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias