Código: | EEC0023 | Sigla: | FTEL2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Telecomunicações |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/feup/Disciplinas_geral.FormView?P_ANO_LECTIVO=2012/2013&P_CAD_CODIGO=EEC0023&P_PERIODO=1S |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 50 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 4 | - | 6 | 63 | 162 |
Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 63 | 162 |
É objectivo desta unidade curricular que os alunos adquiram adequados conhecimentos técnicos de alguns aspectos fundamentais das comunicações digitais e ao mesmo tempo desenvolvam as suas próprias aptidões pessoais, interpessoais e profissionais. Nesse sentido as aulas, de três tipos (teóricas, teórico-práticas e práticas), estão estruturadas de acordo com os grupos 1, 2 e 3 das aptidões CDIO segundo as vertentes seguintes (indicando-se entre parêntesis os subgrupos envolvidos): 1) Aquisição de conhecimentos técnicos Nas aulas teóricas os alunos são expostos a conceitos que lhes permitirão adquirir formação básica no domínio da transmissão digital de informação em canais de comunicação, nomeadamente ganharem familiaridade com os princípios fundamentais do Espalhamento Espectral e dos Códigos Correctores de Erros. Essa formação básica permitirá aos alunos antecipar problemas como interferências intencionais e não-intencionais e conceber as soluções de codificação de canal mais adequadas (1.3). Esta familiaridade pretendida é catalisada nas aulas teórico-práticas (através da resolução de exercícios de aplicação) e nas aulas práticas de laboratório (onde, numa abordagem “hands-on”, os alunos terão ocasião de eles próprios aplicarem e usarem o que entretanto aprenderam). As competências técnicas adquiridas complementam-se com as duas vertentes seguintes: 2) Desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais A resolução de problemas nas aulas teórico-práticas e a experimentação laboratorial nas aulas práticas contribuem obvia e claramente para o “raciocínio em engenharia e resolução de problemas” (2.1), a “experimentação e descoberta do conhecimento” (2.2), o "pensamento sistémico" (2.3) e o desenvolvimento de "capacidades e atitudes profissionais" (2.5), aptidões prescritas para esta unidade curricular. 3) Aptidões interpessoais (trabalho em grupo (3.1) e comunicação (3.2)) As aulas teórico-práticas e as aulas de laboratório são um ambiente propício para o desenvolvimento deste grupo de aptidões.
Competências em técnicas de Espalhamento Espectral (Sequência Directa e Saltos em Frequência) e em Códigos Correctores de Erros.
Tópico 1: Espalhamento Espectral: Introdução e considerações genéricas. Espalhamento espectral por sequência directa (DS). Espalhamento espectral por saltos em frequência (FH). Efeito de interferências intencionais. Acesso múltiplo (CDMA). Sequências de Walsh, de Barker e pseudo-aleatórias (PN, Gold e Kasami).
Tópico 2: Códigos Correctores de Erros Códigos de blocos e códigos cíclicos. Códigos convolucionais. Turbo-códigos. Códigos LDPC.
As condições de funcionamento da disciplina serão as seguintes: - nas aulas teóricas será feita a exposição da matéria; - as aulas teórico-práticas destinam-se ao esclarecimento de dúvidas aos alunos interessados e à resolução de problemas-tipo; aos alunos será distribuído um conjunto de problemas para resolução fora das aulas. - nas aulas práticas serão realizados trabalhos de simulação em Matlab e Simulink. Cada aula terá a duração de duas horas segundo um calendário apresentado na zona de "Conteúdos" Web da disciplina.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 56,00 | 0,00 | |
Aulas de laboratório | Trabalho laboratorial | 25,00 | 30,00 | |
Testes | Teste | 3,00 | 70,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Acompanhamento das aulas | Estudo autónomo | 43 | 2012-12-14 |
Preparação para testes | Estudo autónomo | 35 | 2012-12-14 |
Total: | 78,00 |
Não ultrapassar o número limite de faltas previsto nas normas de avaliação.
CF=0,35 x (T1+T2) + 0,3xAD CF - classificação final T1 e T2 - classificação nos testes AD - classificação da Avaliação Distribuída (média dos n-1 melhores trabalhos). NOTA1: todas as classificações presumem a escala [0, 20] NOTA2: A Avaliação Distribuída é realizada nas aulas práticas (laboratório) e tem como base o desempenho do aluno na realização dos trabalhos e dos respectivos relatórios. NOTA3: A ausência na aula prática em que tem lugar a avaliação de um dos trabalhos implica a perda total da cotação que lhe está associada, seja qual for a justificação para a falta. NOTA4: Para ter aprovação é necessário obter uma classificação não inferior a 35% na média dos dois testes (7,0 valores em 20). Cada teste escrito terá a duração de 1.30 h e incidirá sobre questões de natureza teórica e teórico-prática. É permitida a utilização de uma calculadora científica básica e de um formulário fornecido juntamente com o enunciado. Não é permitida a consulta de apontamentos.
Através de exame (oral ou escrito). A nota de frequência (trabalhos práticos) não conta para avaliação. Nesta "Avaliação Especial" está incluída a "Época de Conclusão de Curso".
A melhoria de classificação pode ser obtida através da realização dos dois testes, com manutenção da nota dos trabalhos de laboratório anteriormente obtida. Serão usados os pesos indicados no "Cálculo da Classificação Final".
Estão dispensados de frequência os alunos militares, os trabalhadores-estudantes e os que tenham obtido frequência no ano lectivo anterior.