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Circuitos

Código: EEC0010     Sigla: CIRC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2006/2007-y-p_cad_codigo=EEC0010-y-p_periodo=2S
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 415 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 1 - 7 77 189
Plano de estudos oficial 1 - 7 77 189

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal da unidade curricular de Circuitos é fornecer aos alunos formação básica em análise de circuitos elétricos lineares. Os alunos devem adquirir a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da eletricidade a circuitos de corrente contínua (CC) e de corrente alternada (CA), em regime transitório e permanente sinusoidal.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem adquirir as competências e demonstrarem serem capazes de:

1.Descrever e explicar os conceitos, características e propriedades das grandezas elétricas fundamentais (carga, tensão, corrente), e dos dispositivos passivos e ativos em modelos de circuitos elétricos (resistência, capacidade, indutância, fontes de tensão e corrente, constantes e controladas).

2.Identificar e distinguir as leis básicas aplicáveis a circuitos elétricos, bem como os métodos de análise e de simplificação de circuitos que usam essas leis.

3.Escrever as equações que descrevem a operação de circuitos em CC e em regime comutado (regime transitório e permanente).

4.Descrever e explicar os conceitos de fasor e de impedância/admitância complexa, e aplicá-los na análise de circuitos em regime permanente sinusoidal.

5.Identificar, caracterizar e operar com as noções de potência em geral, e de potência complexa (aparente, ativa e reativa).

6.Montar, testar e medir grandezas elétricas em situações laboratoriais reais, bem como descrever e analisar resultados experimentais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Análise de circuitos de corrente contínua (DC): conceitos gerais. Grandezas e leis eléctricas fundamentais. Métodos de análise de circuitos. Bobinas e Condensadores. Circuitos RL e RC de primeira ordem.

2. Análise de circuitos de corrente alternada (AC): Conceitos gerais. Sinais sinusoidais. O conceito de fasor e relações fasoriais para elementos R, L e C. Impedâncias e admitâncias. Resposta sinusoidal em regime permanente. Cálculo de potência em regime sinusoidal permanente.

3. Quadripolos.

Bibliografia Obrigatória

Nilsson, James W.; Electric circuits. ISBN: 0-13-127760-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes são divididos em dois grupos, designados por A e B, aos quais se aplicam métodos de ensino e atividades de aprendizagem diferenciadas.

Pertencem ao grupo A os estudantes que frequentam a unidade curricular pela primeira vez (número de estudante se inicia por 2012); estes estudantes devem obrigatoriamente inscrever-se numa das turmas 1 a 12. 

Pertencem ao grupo B todos os restantes estudantes; devem inscrever-se nas turmas 13 a 18, caso não pretendam manter a frequência que tenham obtido em 2011/12.  Os estudantes que tenham obtido frequência na disciplina de Circuitos em anos letivos anteriores e que desejem manter a classificação da avaliação distribuída, não se inscrevem nas turmas teórico-práticas, nem fazem as provas de avaliação distribuída, realizando em vez disso um exame final para 14 valores.

A lecionação da disciplina desenvolve-se em três tipos distintos de aulas: teóricas (T), teórico-práticas (TP), e laboratoriais (L). Aulas teóricas envolvem exposição formal da matéria, sempre que possível acompanhada da resolução de exemplos ilustrativos. As aulas teórico-práticas são dedicadas à resolução de problemas selecionados e têm a duração de 1 hora (Grupo A) ou de 2 horas (Grupo B).  As aulas laboratoriais (Grupo A, apenas) realizam-se no Laboratório I008 do DEEC e têm por objetivo a familiarização dos estudantes com os componentes e instrumentos mais comuns, bem como a verificação prática do funcionamento de circuitos representativos; têm a duração de 2 horas e ocorrem com periodicidade aproximadamente quinzenal (semanas alternadas).

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Miniteste 1 Teste 15,00
Miniteste 2 Teste 15,00
Laboratorios Trabalho laboratorial 10,00
Exame final Exame 60,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Frequência de aulas (estimativa) Frequência das aulas 70
Estudo ao longo do semestre Estudo autónomo 75
Estudo para provas Estudo autónomo 45
Total: 190,00

Obtenção de frequência

Obtêm frequência à disciplina os alunos que não excedam o limite legal de faltas (25% do número previsto), isto é que não tenham mais de 3 faltas às aulas TP nem mais de 2 faltas às aulas L.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) obtém-se combinando a classificação do exame (AE) e a classificação da avaliação distribuída (AD).  Esta tem em consideração a classificação em 2 mini-testes de escolha múltipla (MT1 e MT2) e, só para os alunos do Grupo A, a classificação obtida nas aulas laboratoriais relativa aos relatórios e ao desempenho em aula (LAB).

Para os alunos do grupo A: CF = AE*60% + MT1*15% + MT2*15% + LAB*10%
Para os alunos do grupo B: CF = AE*70% + MT1*15% + MT2*15%

Para os estudantes do Grupo A a componente laboratorial é objeto de avaliação no exame.

Classificações finais superiores ou iguais a 19 valores ficam condicionadas à realização de uma prova oral adicional.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes legalmente dispensados da obtenção de frequência serão avaliados através da realização de um exame sobre a totalidade da matéria.  No caso de alunos do Grupo A esse exame será cotado para 18 valores, sendo os 2 valores adicionais obtidos através da realização de um trabalho laboratorial.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será realizada através de um exame incidindo sobre toda a matéria.  A componente distribuída da avaliação não será considerada para o cálculo da nova classificação.

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