Código: | EEC0010 | Sigla: | CIRC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://www.fe.up.pt/si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2006/2007-y-p_cad_codigo=EEC0010-y-p_periodo=2S |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 415 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 1 | - | 7 | 77 | 189 |
Plano de estudos oficial | 1 | - | 7 | 77 | 189 |
O objetivo principal da unidade curricular de Circuitos é fornecer aos alunos formação básica em análise de circuitos elétricos lineares. Os alunos devem adquirir a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da eletricidade a circuitos de corrente contínua (CC) e de corrente alternada (CA), em regime transitório e permanente sinusoidal.
Os estudantes devem adquirir as competências e demonstrarem serem capazes de:
1.Descrever e explicar os conceitos, características e propriedades das grandezas elétricas fundamentais (carga, tensão, corrente), e dos dispositivos passivos e ativos em modelos de circuitos elétricos (resistência, capacidade, indutância, fontes de tensão e corrente, constantes e controladas).
2.Identificar e distinguir as leis básicas aplicáveis a circuitos elétricos, bem como os métodos de análise e de simplificação de circuitos que usam essas leis.
3.Escrever as equações que descrevem a operação de circuitos em CC e em regime comutado (regime transitório e permanente).
4.Descrever e explicar os conceitos de fasor e de impedância/admitância complexa, e aplicá-los na análise de circuitos em regime permanente sinusoidal.
5.Identificar, caracterizar e operar com as noções de potência em geral, e de potência complexa (aparente, ativa e reativa).
6.Montar, testar e medir grandezas elétricas em situações laboratoriais reais, bem como descrever e analisar resultados experimentais.
1. Análise de circuitos de corrente contínua (DC): conceitos gerais. Grandezas e leis eléctricas fundamentais. Métodos de análise de circuitos. Bobinas e Condensadores. Circuitos RL e RC de primeira ordem.
2. Análise de circuitos de corrente alternada (AC): Conceitos gerais. Sinais sinusoidais. O conceito de fasor e relações fasoriais para elementos R, L e C. Impedâncias e admitâncias. Resposta sinusoidal em regime permanente. Cálculo de potência em regime sinusoidal permanente.
3. Quadripolos.
Os estudantes são divididos em dois grupos, designados por A e B, aos quais se aplicam métodos de ensino e atividades de aprendizagem diferenciadas.
Pertencem ao grupo A os estudantes que frequentam a unidade curricular pela primeira vez (número de estudante se inicia por 2012); estes estudantes devem obrigatoriamente inscrever-se numa das turmas 1 a 12.
Pertencem ao grupo B todos os restantes estudantes; devem inscrever-se nas turmas 13 a 18, caso não pretendam manter a frequência que tenham obtido em 2011/12. Os estudantes que tenham obtido frequência na disciplina de Circuitos em anos letivos anteriores e que desejem manter a classificação da avaliação distribuída, não se inscrevem nas turmas teórico-práticas, nem fazem as provas de avaliação distribuída, realizando em vez disso um exame final para 14 valores.
A lecionação da disciplina desenvolve-se em três tipos distintos de aulas: teóricas (T), teórico-práticas (TP), e laboratoriais (L). Aulas teóricas envolvem exposição formal da matéria, sempre que possível acompanhada da resolução de exemplos ilustrativos. As aulas teórico-práticas são dedicadas à resolução de problemas selecionados e têm a duração de 1 hora (Grupo A) ou de 2 horas (Grupo B). As aulas laboratoriais (Grupo A, apenas) realizam-se no Laboratório I008 do DEEC e têm por objetivo a familiarização dos estudantes com os componentes e instrumentos mais comuns, bem como a verificação prática do funcionamento de circuitos representativos; têm a duração de 2 horas e ocorrem com periodicidade aproximadamente quinzenal (semanas alternadas).
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Miniteste 1 | Teste | 15,00 | ||
Miniteste 2 | Teste | 15,00 | ||
Laboratorios | Trabalho laboratorial | 10,00 | ||
Exame final | Exame | 60,00 | ||
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Frequência de aulas (estimativa) | Frequência das aulas | 70 | |
Estudo ao longo do semestre | Estudo autónomo | 75 | |
Estudo para provas | Estudo autónomo | 45 | |
Total: | 190,00 |
Obtêm frequência à disciplina os alunos que não excedam o limite legal de faltas (25% do número previsto), isto é que não tenham mais de 3 faltas às aulas TP nem mais de 2 faltas às aulas L.
A classificação final (CF) obtém-se combinando a classificação do exame (AE) e a classificação da avaliação distribuída (AD). Esta tem em consideração a classificação em 2 mini-testes de escolha múltipla (MT1 e MT2) e, só para os alunos do Grupo A, a classificação obtida nas aulas laboratoriais relativa aos relatórios e ao desempenho em aula (LAB).
Para os alunos do grupo A: CF = AE*60% + MT1*15% + MT2*15% + LAB*10%
Para os alunos do grupo B: CF = AE*70% + MT1*15% + MT2*15%
Para os estudantes do Grupo A a componente laboratorial é objeto de avaliação no exame.
Classificações finais superiores ou iguais a 19 valores ficam condicionadas à realização de uma prova oral adicional.
Os estudantes legalmente dispensados da obtenção de frequência serão avaliados através da realização de um exame sobre a totalidade da matéria. No caso de alunos do Grupo A esse exame será cotado para 18 valores, sendo os 2 valores adicionais obtidos através da realização de um trabalho laboratorial.
A melhoria da classificação final será realizada através de um exame incidindo sobre toda a matéria. A componente distribuída da avaliação não será considerada para o cálculo da nova classificação.