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Álgebra

Código: EEC0004     Sigla: ALGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 324 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 1 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 1 - 6 63 162

Docência - Horas

Teóricas: 0,00
Teórico-Práticas: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 8 32,00
Fernando Arménio da Costa Castro e Fontes 8,00
José Nuno Teixeira de Almeida 12,00
Maria Paula Macedo Rocha Malonek 4,00
Abel Jorge Antunes da Costa 8,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo desta unidade curricular (UC) fornecer conceitos fundamentais de Álgebra Linear, que são de importância vital para a formação dos alunos no mestrado integrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
O desenvolvimento dos conteúdos é centrado na noção de espaço vectorial e no estudo de sistemas de equações lineares. Neste contexto, são introduzidas as importantes competências relativas às técnicas de representação e manipulação matricial.
Pretende-se, pois, que os alunos desenvolvam capacidades de manipulação algébrica e de abstracção e raciocínio matemático e, ainda, a capacidade de aplicação de conceitos e técnicas matriciais na resolução de problemas práticos.

Programa

1. Números Complexos.
2. Matrizes.
3. Sistemas de Equações Lineares.
4. Determinantes.
5. Espaços Vectoriais.
6. Ortogonalidade e Projeções.
7. Transformações Lineares.
8. Valores Próprios e Vectores Próprios.
9. Aplicações.

Bibliografia Obrigatória

Notas a disponibilizar pelos docentes durante o Semestre (ver página da web)
Isabel Cabral, Cecília Perdigão, Carlos Saiago; Álgebra linear. ISBN: 978-972-592-309-2

Bibliografia Complementar

Ana Paula Santana, João Filipe Queiró; INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA LINEAR de , Gradiva, 2010. ISBN: 978-989-616-372-3
Gilbert Strang; Introduction to Linear Algebra, 4th Edition, Wellesley-Cambridge Press , 2009. ISBN: ISBN-10: 0980232716, ISBN-13: 978-0980232714
Gregório Luís e C. Silva Ribeiro; Álgebra Linear, McGraw-Hill.
Magalhães, Luís T.; Algebra linear como introdução à matemática aplicada
Jim Hefferon; Linear Algebra, 2008 (PDF disponivel gratuitamente em http://joshua.smcvt.edu/pub/hefferon/book/book.pdf)
Noble, Ben; Álgebra linear aplicada. ISBN: 85-7054-022-1
Noble, Ben; Applied linear algebra. ISBN: 0-13-041260-0
Strang, Gilbert; Linear Algebra and its Applications. ISBN: 0-12-673660-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas desta unidade curricular são todas teórico-práticas.
Nestas aulas faz-se, numa primeira parte, o enquadramento da matéria programática em estudo, sendo apresentados os respectivos conceitos, definições e âmbito de aplicação e, ainda, as respectivas técnicas/métodos de análise. São também dadas demonstrações sempre que estas possam ajudar a clarificar as definições e teoremas apresentados, sendo resolvidos pequenos exercícios ilustrativos.
Numa segunda parte, com o objectivo de consolidar os conhecimentos transmitidos, faz-se a resolução de exercícios de aplicação da matéria leccionada e o acompanhamento dos alunos na resolução de exercícios propostos. Faz-se, ainda, o esclarecimento de dúvidas relacionadas com as matérias em estudo.
Os docentes da disciplina marcam também horário para atendimento aos alunos.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Álgebra

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 68,00
Resolução de exercícios propostos Teste 23,00 2012-02-10
Teste 1 Exame 1,50 2011-11-29
Teste 2 Exame 1,50 2012-01-25
Exame (recurso) Exame 2,00 2012-02-08
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo individual Estudo autónomo 66 2012-02-10
Total: 66,00

Obtenção de frequência

Obtém frequência a esta UC, no presente ano lectivo, todo o aluno:
- regularmente inscrito na UC e numa turma Teórico-Prática (TP), e
- que não exceda o número limite de faltas (25% do número de aulas TP previstas).

Serão admitidos a exame os alunos que tenham obtido frequência neste ano, ou no ano passado, bem como aqueles cujo estatuto especial permita a dispensa de frequência. A possibilidade de admissão a exame de alunos com frequência em ano anterior ao ano passado, e outros casos, será analisada em cada caso pelos docentes.

A admissão a exame ou a existência de frequência em ano anterior não implica a obtenção de frequência este ano.

Quanto à avaliação existem três momentos distintos, sendo eles os seguintes:
1) Primeiro Teste (T1) a realizar em dia, hora e salas a determinar;
2) Segundo Teste (T2) a realizar em dia, hora e salas a determinar;
3) Exame de recurso (E) a marcar pelos serviços.

NOTAS:
a) as classificações dos testes não são repescadas.
b) caso um estudante falte a um dos testes, a classificação atribuída a esse teste, para o cálculo da classificação final, é de zero valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para ter classificação final à UC o estudante deve ter obtido frequência ou estar dispensado dessa. Estando nestas condições, qualquer estudante pode escolher obter aprovação na UC por testes (T1 e T2) ou exame final de recurso (E). Caso um estudante não obtenha aprovação por testes, pode ainda realizar o exame de recurso.
O teste T1 valerá um máximo de 8 valores e o teste T2 um máximo de 12 (cotações a confirmar).

A classificação final da unidade curricular corresponderá (numa escala de 0 a 20):
- à soma das classificações obtidas em T1 e T2 (cotados, provisoriamente, para 8 e 12 valores), ou
- à classificação do exame de recurso (E), cotado para 20 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que estejam ao abrigo de estatutos especiais (TE, DA, …) durante o presente ano lectivo, ou que tenham frequência do ano lectivo imediatamente anterior, estão dispensados de frequência. A aprovação pode ser obtida através da realização dos testes (T1 e T2) ou por exame final (E), sendo o cálculo da classificação final idêntico ao acima descrito.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é feita por exame cotado para 20 valores (época de recurso), sendo a classificação final igual à classificação desse exame.

Observações

Os tempos indicados, para a realização das provas de avaliação (testes e exame), são estimativos.

Comportamento ou tentativa de comportamento ilícito durante as provas de avaliação será punida com a reprovação à disciplina, independentemente de outras consequências disciplinares.

Horário de atendimento de alunos (efectuar marcação prévia por e-mail):
Abel Costa:
Terça-feira: 10:30-12:00

Fernando Fontes:
Quinta-feira 14:00-15:30

Nuno T. Almeida:
Segunda-feira 16:30-18:30

Paula Rocha Malonek:
Quarta-feira 14:30-15:30
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