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Redes de Computadores

Código: EIC0032     Sigla: RCOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas Operativos e Redes

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~jruela/redes/rc_mieic_index.html
Unidade Responsável: Telecomunicações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEIC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 3 - 6 56 162
MIEIC 135 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 162

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
José António Ruela Simões Fernandes 2,00
Teórico-Práticas Totais 6 12,00
Maria Teresa Magalhães da Silva Pinto de Andrade 4,00
José António Ruela Simões Fernandes 4,00
Jaime dos Santos Cardoso 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram formação básica no domínio das Redes de Comunicação de Dados, dominando os princípios e conceitos arquitectónicos essenciais e conhecendo as tecnologias e soluções mais usadas e as principais normas em vigor em LANs (Local Area Networks) e WANs (Wide Area Networks). Pretende-se ainda que sejam capazes de analisar e avaliar o desempenho de vários tipos de sistemas e redes de comunicação.

Programa

Introdução às redes de comunicação de dados - conceitos e princípios básicos. Técnicas de transmissão e comunicação de dados. Controlo da ligação de dados: protocolos orientados ao carácter e ao bit; exemplos. Redes de comunicação de dados: tecnologias de comutação; serviços. Arquitecturas de redes: modelo OSI; arquitectura TCP/IP. LANs: topologias; protocolos de acesso; standards; análise de desempenho. A Internet: arquitectura; protocolos; aplicações.Redes e serviços públicos de comunicação de dados: X.25; Frame Relay; ATM; MPLS.

Bibliografia Obrigatória

Tanenbaum, Andrew S. 1944-; Computer Networks. ISBN: 0-13-038488-7
Stallings, William; Data and Computer Communications. ISBN: 0-13-243310-9
Larry Peterson, Bruce Davie; Computer Networks - A Systems Approach, Morgan Kaufmann, 2007. ISBN: 978-0-12-374013-7
Alberto Leon-Garcia, Indra Widjaja; Communication Networks – Fundamental Concepts and Key Arch, McGraw-Hill, 2004. ISBN: 978-0-07-246352-1

Bibliografia Complementar

Stevens, W. Richard; TCP/IP illustrated. ISBN: 0-201-63346-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são dedicadas à exposição da matéria do curso, incluindo resolução de problemas para ilustração e discussão de casos. Nas aulas teórico-práticas serão realizados dois trabalhos laboratoriais, consistindo no desenvolvimento de um protocolo de ligação de dados e de um protocolo de aplicação sobre TCP/IP, respectivamente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Primeiro Trabalho Laboratorial (demonstração e relatório) Trabalho escrito 32,00 2008-04-23
Segundo Trabalho Laboratorial (demonstração e relatório) Trabalho escrito 32,00 2008-06-06
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo teórico Estudo autónomo 40
Total: 40,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência e admissão a exame é requerida uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos dois trabalhos laboratoriais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final obtém-se a partir das classificaçãoes das duas componentes de avaliação afectadas dos respectivos pesos:
- os dois trabalhos a realizar nas aulas práticas laboratoriais têm o mesmo peso, sendo o peso global 40%;
- o exame tem um peso de 60%; inclui uma parte sem consulta, de índole teórica (peso: 1/3) e uma parte com consulta, consistindo na resolução de problemas de aplicação da matéria teórica (peso: 2/3).
A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de frequência na componente laboratorial e uma classificação mínima de 7 valores no exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estes alunos podem optar pela realização dos trabalhos laboratoriais, em condições idênticas às dos restantes alunos, ou por um trabalho individual realizado fora do período normal das aulas, de acordo com objectivos específicos propostos em cada caso.

Melhoria de classificação

A classificação da componente laboratorial não está sujeita a melhoria no ano lectivo em curso e é utilizada no cálculo da classificação final, quer no exame normal quer no de recurso. Apenas a componente relativa ao exame está sujeita a melhoria, de acordo com as normas gerais de avaliação.

Observações

Os alunos devem ter conhecimentos básicos de Telecomunicações e alguma experiência de programação em C.
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