Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC5173

Fundações e Estruturas de Suporte

Código: EC5173     Sigla: FES

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Estruturas
Instituição Responsável: Faculdade de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 49 Plano de Estudos EC a partir de 2003 5 3 6 -
P.E. dos Bacharéis de 2003 5 3 6 -
P.E. dos Bacharéis em Eng. Geo. de 2003 5 3 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Transmitir conhecimentos teóricos e práticos nas áreas da concepção e dimensionamento de fundações de edifícios e obras de arte, bem como de estruturas para suporte e contenção de maciços escavados ou aterrados.
No domínio da concepção, pretende-se apresentar uma abrangência, quer nas soluções de projecto e obra (sapatas, estacas, poços, muros de suporte, cortinas de contenção, etc.), quer nos terrenos (solos, rochas, solos & rochas).
Quanto ao dimensionamento e segurança, serão revistos os aspectos básicos da utilização dos parâmetros geológicos e geotécnicos dos maciços, discutida a sua variabilidade, controlo e conceitos de segurança. Os modelos de cálculo serão apresentados e utilizados pelos alunos na resolução de casos.
A interacção entre os terrenos e as estruturas será discutida com base em alguns casos de projecto.

Programa

Verificação da segurança. Parâmetros e variáveis geológicas. Métodos de dimensionamento pseudo-estatísticos, coeficientes parciais de segurança, regulamentos nacionais de segurança e euro-códigos. Métodos determinísticos.
Estados limites. Dimensionamento geotécnico e estrutural das fundações, interligação e interferências e sensibilidades.

Fundações
Concepção em função da tipologia e magnitude dos esforços a transmitir ao terreno. Eficiência e adaptação da solução aos esforços, processos construtivos, durabilidade requerida, e controlo da interferência na estrutura.

Fundações directas e maciços ou semi-profundas, em solos ou solos&rochas. Sapatas. Dimensionamento. Verificação da segurança relativamente à capacidade dos terrenos e aos assentamentos. Dimensionamento, esforços, códigos. Redução e controlo dos assentamentos limites. Durabilidade. Casos e problemas a resolver: sapata isolada, e ensoleiramentos, interferência entre terreno e estrutura.

Fundações indirectas ou profundas. Estacas. Materiais. Soluções e tecnologias construtivas. Efeitos atingidos e objectivos do uso de estacas. A eficiência e a tecnologia construtiva: estacas cravadas, moldadas com molde perdido ou recuperável, estacas executadas com suporte de lamas bentoníticas. A escolha da solução e o ambiente hidro-geológico. Cenários geológicos A, B, C.
Dimensionamento. Estados limites. Métodos empíricos, analíticos, correlações. Controlo e ensaios de recepção. Dimensionamento de maciços. Estacas isoladas e em conjunto. Casos de obra e de concepção. Micro-estacas e jet-grouting.
Problemas propostos: estaca isolada, maciço de estacas.

Estruturas de suporte

Impulsos activo, em repouso e passivo. Faseamento da escavação ou aterro, e mobilização dos impulsos. Muros e cortinas. Soluções construtivas. Cortinas de estacas, de paredes moldadas, de perfis metálicos, entivação e suporte por ancoragens.
Diagramas de impulsos. O efeito da água e o seu controlo. Eficiência e segurança das drenagens a longo termo.
Muros de gravidade, muros em L, muros de gabiões, verificação da segurança. Aterros e recomendações.
Cortinas para contenções. Paredes para suporte de terrenos em edifícios. Processos construtivos. Escolha da solução em face dos procedimentos construtivos e afectação de edifícios vizinhos.

Bibliografia Principal

Foundation Design- Conduto
Foundation Engineering Handbook - Wintercorn
Curso de Fundações - Feup / António Campos e Matos
Eurocódigo de fundações

Bibliografia Complementar

Foundations - Bowles
Mecânica dos Solos - Feup / Manuel Matos Fernandes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e aulas práticas. Nestas e para além dos exercícios propostos, os alunos desenvolverão 2 trabalhos para apresentação e discussão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Segue as regras da FEUP no que se refere a frequência às aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota= A + B + C

Observações

................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3.30 horas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:21:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias