Código: | EEC0122 | Sigla: | GENE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Energia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 62 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 5 | - | 6 | 63 | 162 |
Plano de estudos oficial | 5 | - | 6 | 63 | 162 |
A disciplina visa dotar os alunos dos conceitos de Conservação da Energia e da Utilização Racional com especial incidência no caso da Energia Eléctrica, numa perspectiva de conhecimento de tecnologias disponíveis e de análise técnico-económica da viabilidade das acções, bem como do presente enquadramento legal em Portugal e na União Europeia.
Coerentes com os objetivos.
Bases de matemática financeira para a avaliação de projectos de racionalização energética. Juros compostos, actualização de capitais, capitalização de rendas. O Problema energético a nível nacional e internacional. Regulamentos nacionais sobre utilização racional de energia. Auditorias energéticas. Co-geração industrial: turbinas a gás, motores a gás, motores diesel, pilhas de combustível. Trigeração. Análise de casos reais. Análise de estudos técnico-económicos. Gestão de energia em edifícios: sector doméstico e sector de serviços. Gestão de energia na indústria. Tecnologias de controlo de ponta eléctrica.
Temas introdutórios: aulas dadas pelo Regente. Temas de desenvolvimento: aulas de discussão do tema introdutório lecionado na aula anterior, preparadas previamente de acordo com uma escala de distribuição de temas. Estas aulas incluem a apresentação e discussão de casos reais. Os alunos, a partir de tópicos dados pelo regente, deverão em cada tema fazer a recolha da sua própria bibliografia de referência. Não será fornecido material de estudo específico para além dos materiais distribuídos em cada aula.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Attendance (estimated) | Participação presencial | 56,00 | 40,00 | |
Miniteste | Teste | 3,00 | 40,00 | |
Poster | Trabalho escrito | 15,00 | 15,00 | |
Pergunta | Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 5,00 | 5,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Execução dos trabalhos fixados, nos prazos determinados, incluindo a presença nas aulas de discussão e o trabalho especial. Presença no mini-teste.
Trabalhos de preparação de apresentação e discussão de aulas - 8 valores.
Preparação de poster - 3 valores
Mini-teste - 8 valores
Trabalho especial antecedendo o mini-teste - 1 valor
A passagem na disciplina depende da obtenção de um mínimo de 5 valores (em oito) no mini-teste, e de 5 valores (em 11) no conjunto dos trabalhos e poster.
Nos casos especiais os alunos devem executar o mesmo tipo de trabalho que os alunos normais e a fórmula de avaliação e classificação é idêntica. Isto significa que os alunos em situações especiais não se podem furtar à execução dos trabalhos fixados nas datas determinadas. Para estes alunos, poderá ser permitida a realização da prova de mini-teste e trabalhos complementares numa época especial, que servirá para corrigir a nota global na proporção do peso respectivo na nota final.
Realização de um trabalho complementar especial fixado pelo docente