Sistemas de Eletrónica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Unidade Curricular (UC) é orientada ao projeto e centrada no estudo de métodos e arquiteturas para conceção de sistemas de engenharia baseados em eletrónica de potência.
A UC pretende dotar o estudante de competências que lhe permitam:
1. Analisar e avaliar criticamente as soluções tecnológicas existentes e os desenvolvimentos atuais no domínio dos sistemas de eletrónica, ao nível das topologias, dos métodos de controlo (hardware e software) e das características de funcionamento
2. Projetar e integrar subsistemas eletrónicos, analógicos e digitais, de sinal e de potência, considerando, nomeadamente:
i) os níveis de energia envolvidos nos diferentes subsistemas,
ii) o desempenho dos sistemas de controlo, e
iii) o cumprimento de normas aplicáveis no domínio
3. Incorporar no projeto conceitos de compatibilidade eletromagnética
Programa
1. Circuitos e sistemas de conversão estática de energia
1.1. Fontes de alimentação comutadas com isolamento
1.2. Conversores baseados em ressonância
1.3. Conversores multinível
1.4. Interface para a rede elétrica de conversores eletrónicos de potência
2. Compatibilidade eletromagnética
2.1. Diretiva europeia de compatibilidade eletromagnética
2.2. Emissão conduzida e radiada. Suscetibilidade. A compatibilidade eletromagnética em sistemas de eletrónica
2.3. Projeto de circuitos e sistemas. Filtragem, blindagem
3. Os Sistemas de Eletrónica e o ambiente
3.1. Diretivas WEEE, RoHS e EuP
Bibliografia Obrigatória
Mohan, Ned;
Power Electronics. ISBN: 0-471-30576-6
Tihanyi, László;
Electromagnetic compatibility in power electronics. ISBN: 0-7506-2379-9
Bibliografia Complementar
Directiva 2002/95/CE - RoHS, 2002
Directiva 2002/96/CE - REEE, 2002
Directiva 2004/108/CE - Compatibilidade Electromagnética, 2004
Directiva 2005/32/CE - EuP, 2005
EN 61000 - Electromagnetic Compatibility, IEC
Skvarenina, Timothy L. 340;
The^power electronics handbook. ISBN: 0-8493-7336-0
Bollen, Math H. J.;
Understanding power quality problems. ISBN: 0-7803-4713-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas compreendem:
1. Exposição das matérias da unidade curricular
2. Apresentação e discussão de exemplos
3. Análise coletiva do desenvolvimento dos trabalhos práticos
As aulas práticas são de acompanhamento relativas a:
1. Trabalhos de simulação
2. Trabalhos experimentais
Software
Matlab 6
Multisim
PSIM
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia energética > Sistemas da rede eléctrica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrónica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Trabalho de simulação |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2012-12-14 |
Trabalho experimental |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
|
2012-12-14 |
Apresentação dos trabalhos |
Trabalho escrito |
2,00 |
|
2012-12-14 |
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2013-02-08 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
42 |
2013-02-08 |
|
Total: |
42,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as Normas Gerais de Avaliação e obter um mínimo de 40% na classificação dos trabalhos práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de Avaliação:
1- Trabalho prático de simulação (TS)
2- Trabalho prático experimental (TP)
3- Exame (EX), sem consulta, com a duração de 2 h
Em qualquer caso, a classificação é individual. Os trabalhos são objeto de relatório escrito e de apresentação oral.
O trabalho de simulação pode ser individual ou de grupo. O TS avalia a capacidade de analisar, modelar e simular sistemas de conversão estática de energia e métodos de controlo, bem como a criatividade na formulação de hipóteses de soluções.
O trabalho experimental é feito em grupo. O TP avalia a capacidade de projetar, implementar, avaliar e analisar criticamente soluções, bem como avalia a capacidade de trabalho em grupo. A apresentação oral dos trabalhos avalia os diferentes aspetos de comunicar em público para uma audiência específica.
O EX avalia a capacidade de analisar o funcionamento de sistemas eletrónicos de conversão de energia baseados em diferentes topologias e métodos de controlo, bem como a amplitude e a solidez dos conhecimentos adquiridos e o rigor técnico-científico.
Cálculo da Classificação Final:
CF=0.2*TS+0.3*TP+0.5*EX
Todas as componentes são avaliadas entre 0 e 20 valores.
A aprovação na UC está condicionada a uma classificação mínima de 40% no exame.
Provas e trabalhos especiais
Não há.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não há. Os trabalhos práticos podem ser realizados fora do horário das aulas práticas, sendo obrigatórios para todos os estudantes inscritos (ordinários, TEs, DAs, Mils, ...).
Melhoria de classificação
Qualquer das partes pode ser melhorada, nas épocas a isso destinadas.
Observações
Pré-requisitos: conhecimentos suficientes de eletrónica de sinal e de potência, de processamento de sinal, e de teoria de controlo.