Sistemas de Eletrónica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Unidade Curricular (UC) é orientada ao projecto e centrada no estudo de métodos e arquitecturas para concepção de sistemas de engenharia baseados em Electrónica.
A UC pretende dotar o Estudante de competências que lhe permitam:
1. Avaliar criticamente as soluções tecnológicas e os desenvolvimentos actuais do estado da arte no domínio do projecto em Sistemas de Electrónica, em hardware e software
2. Projectar e integrar subsistemas electrónicos, analógicos e digitais, de sinal e de potência, com abordagem da propriedade da tecnologia para uma determinada solução, nomeadamente: i) tratar a energia envolvida no sistema, e ii) avaliar sistemas de controlo
3. Incorporar no projecto conceitos de Compatibilidade Electromagnética
4. Satisfazer Directivas Europeias no domínio dos Sistemas de Electrónica
Programa
1. Análise de circuitos e sistemas de conversão estática de energia:
1.1. Fontes de alimentação comutadas com isolamento
1.2. Conversores baseados em ressonância
1.3. Conversores multinível
2. Compatibilidade electromagnética
2.1. Directiva Europeia de Compatibilidade Electromagnética
2.2. Emissão conduzida e radiada. Susceptibilidade. A compatibilidade electromagnética em sistemas de electrónica
2.3. Projecto de circuitos e sistemas. Filtragem, blindagem
3. Os Sistemas de Electrónica e o Ambiente
3.1. Directivas WEEE, RoHS e EuP
Bibliografia Obrigatória
Mohan, Ned;
Power Electronics. ISBN: 0-471-30576-6
Tihanyi, László;
Electromagnetic compatibility in power electronics. ISBN: 0-7506-2379-9
Bibliografia Complementar
Directiva 2004/108/CE - Compatibilidade Electromagnética, 2004
EN 61000 - Electromagnetic Compatibility, IEC
Directiva 2002/96/CE - REEE, 2002
Directiva 2002/95/CE - RoHS, 2002
Directiva 2005/32/CE - EuP, 2005
Skvarenina, Timothy L. 340;
The^power electronics handbook. ISBN: 0-8493-7336-0
Bollen, Math H. J.;
Understanding power quality problems. ISBN: 0-7803-4713-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas compreendem:
1. Exposição das matérias da unidade curricular
2. Apresentação e discussão de exemplos
3. Análise colectiva do desenvolvimento dos trabalhos práticos
As aulas práticas são de acompanhamento relativas a:
1. Trabalhos de simulação
2. Trabalhos experimentais
Software
PSIM
Matlab 6
Multisim
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
72,00 |
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Trabalho de simulação |
Trabalho escrito |
15,00 |
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Trabalho experimental |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
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Apresentação dos trabalhos |
Trabalho escrito |
1,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
40 |
|
|
Total: |
40,00 |
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Obtenção de frequência
De acordo com as Normas Gerais de Avaliação e obter um mínimo de 40% na classificação dos trabalhos práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
1- Trabalho prático de simulação (TS)
2- Trabalho prático experimental (TP)
Os trabalhos podem ser realizados fora do horário das aulas práticas, sendo obrigatórios para todos os alunos inscritos (ordinários, TEs, DAs, Mils, ...).
3- Exame (EX), com consulta, com a duração de 2h
Cálculo da Classificação Final:
CF=0.2*TS+0.3*TP+0.5*EX
Provas e trabalhos especiais
Não há.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não há.
Melhoria de classificação
Qualquer das partes pode ser melhorada, nas épocas a isso destinadas.
Observações
Pré-requisitos: conhecimentos suficientes de electrónica de sinal e de potência, de processamento de sinal, de automação e controlo.
Para aquisição das competências associadas, os alunos devem fazer um trabalho individual e outro de grupo, um de simulação e outro experimental, sendo os trabalhos objecto de relatório escrito e de apresentação oral. A demonstração de competências adquiridas é feita através de avaliação de todos os itens referidos (relatórios e apresentações), bem como de exame final.