Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC3101

Materiais de Construção 1

Código: EC3101     Sigla: MC1

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais de Construção
Curso/CE Responsável: Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 281 Plano de Estudos EC a partir de 2003 3 3 5,5 -
P.E. dos Bacharéis em Eng. Geo. de 2003 3 3 5,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta disciplina pretende-se fornecer conhecimentos gerais acerca de diferentes tipos de materiais de construção, nomeadamente: aços; agregados; madeiras; cerâmicos, vidros e poliméricos.
Merecerão uma abordagem mais pormenorizada os aços e os agregados com vista à sua utilização em argamassas e betões.Conhecimento geral dos diferentes tipos de materiais de construção.
Características básicas e principais aplicações.

Programa

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Classificação e aplicações. Características e propriedades básicas. Experimentação como base de estudo. Ensaios de recepção e de investigação. Ensaios não destrutivos. Relatividade dos resultados.
MATERIAIS METÁLICOS: O aço. A principal aplicação em eng. Civil: as armaduras. História da produção do aço. Redução directa. Alto forno. Matérias primas do alto forno: tratamento e reacções no alto forno. Os subprodutos: Escórias, composição e aplicações. O produto gusa e propriedades. Afinação. Convertidor LD e a formação de aço. Produção actual de aço em mini-aciaria. Questões ambientais e a produção de aço. Vazamento contínuo e laminagem. Produto final e Homologação de produtos. Produção de aço na SN (Maia): a matéria prima sucata, parque de sucatas classificadas, transporte dos cestos, alimentação, forno elétrico de arco voltaico, fusão, lanças de oxigénio e de coque, sangria do aço e da escória, forno panela, afinação, vazamento contínuo, laminagem, produtos finais. Tratamentos dos aços. Tempcore. Os aços de pre-esforço – seu fabrico: Decapagem, fosfatação, trefilagem e estabilização.Especificação LNEC E452. Características e Ensaios. Ensaios mecânicos.Ensaio de tracção de um aço. Equipamento. Deformações e tensões para caracterizção de um aço. NP EN 10002. Tenacidade e resiliência. Indicadores de resistência e ductilidade. Ensaios de dureza –Tipos de ensaios de dureza: por risco, choque e penetração. Dureza Shore, Brinell, Meyers, Vickers e Rockwell.NP EN 10 003-1. REBAP e REAE. Ensaios de dobragem. NP173 e requisitos (REBAP, REAE e EC). Fadiga dos aços e ensaios. Fluência e relaxação e ensaios. Tipos de ensaios. Corrosão do aço. Reacções anódica e catódica. Consequências da corrosão. Tipos de corrosão – localizada ou por picadas, generalizada e sob tensão. Normalização dos aços - REBAP, REAE e EC e especificações do LNEC referente a varões para betão armado: E449, E450, E455 e E460.
MADEIRAS Generalidades. Uso da madeira - vantagens e desvantagens.Resinosas e folhosas. Espécies. Produção. Propriedades físicas e mecânicas das madeiras- Introdução. Normalização. Madeiras. Propriedades físicas: Humidade. Retracção. Massa volúmica. Dilatação térmica. Condutibilidade eléctrica e térmica. Inflamabilidade. Propriedades mecânicas das madeiras: Abordagem antiga relativa a provetes pequenos e sem defeitos. Abordagem actual. Provetes de dimensão estrutural e com defeitos. Normalização europeia.
AGREGADOS:Classificações.Propriedades: granulometria, mistura e fraccionamento, módulo de finura; forma das partículas; resistência mecânica – tensão de rotura da rocha-mãe, ensaios de esmagamento e de desgaste, ensaios sobre partículas individuais e ensaios comparativos; resistência à secagem-molhagem; resistência à congelação; propriedades térmicas.Ligação pasta de cimento/agregado. Reacções expansivas entre o cimento e o agregado.
Substâncias perniciosas no agregado: de origem orgânica; sais; partículas finas, moles, leves e friáveis. Determinações necessárias ao cálculo da composição do betão: massa volúmica das partículas, baridade, humidade e teor em água. Correcção da água de amassadura.
CERÂMICOS:Argilas: constituição; classificação; propriedades – plasticidade, resistência seca, acções térmicas, porosidade; impurezas.Fabrico de produtos cerâmicos: exploração das jazidas; tratamento da matéria prima; moldagem; secagem; queima.Produtos cerâmicos: tipos de produtos – classificação geral; materiais de argila – tijolos, telhas, manilhas e ladrilhos; materiais de louça – azulejos, aparelhos sanitários; materiais refractários; resistência da alvenaria de tijolos; deslocamento de ladrilhos e ajulezos.
VIDROS:Constituição. Propriedades. Classificação. Aplicações.
MATERIAIS POLIMÉRICOS:Polímeros constituintes. Estruturas. Funções. Propriedades físicas, mecânicas e hidráulicas. Ensaios de controlo das propriedades.

Bibliografia Obrigatória

M.Lurdes Lopes ; Materiais Poliméricos - Polímeros Constituintes, Estruturas, Funções e Propriedades, 2002
Coutinho, Joana de Sousa; Materiais de construção I
Joana de Sousa Coutinho; Materiais de construção: madeiras, FEUP, 1999
Coutinho, A. de Sousa; Fabrico e propriedades do betão. ISBN: 972-49-0326-5 (LNEC; 1998)
Bastos, A.M.S.T.,; Materiais de Construção 1: Aços, FEUP, 1998
Teles, M., ; Ensaios Tecnológicos dos Aços, FEUP, 1997
Petrucci, Eladio G. R.; Materiais de construção. ISBN: 85-250-0231-3 (1993)

Bibliografia Complementar

Sousa, Sérgio Augusto de; Ensaios mecânicos de materiais metálicos
Chiaverini, Vicente; Tecnologia mecânica
Soares, Pinto; Aços

Observações Bibliográficas

Slides de AÇOS e MADEIRAS em pdf nos contéudos da disciplina

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conceitos fundamentais ligados ao estudo dos materiais de construção e às suas aplicações práticas.
Realização, em laboratório, de ensaios específicos (normalizados) de aços, agregados e madeiras sensibilizando os alunos para as técnicas de caracterização experimental com vista à criteriosa escolha dos materiais nas diferentes aplicações em engenharia civil

Software

não tem

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

as gerais

Fórmula de cálculo da classificação final

classificação do exame final

Provas e trabalhos especiais

não tem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

exame

Melhoria de classificação

exame

Observações

................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2.30 horas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:25:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias