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Notícias

Inscrições em ano letivo 2019/20

De 23 de agosto a 2 de setembro de 2019 - prolongado até 4 de setembro de 2019

- LICENCIATURA
- MESTRADOS INTEGRADOS

- MESTRADOS
- PROGRAMAS DOUTORAIS
- ESTUDOS AVANÇADOS


A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar.

 A inscrição nas turmas não substitui a inscrição nas unidades curriculares.

Prazos

As inscrições são via WEB e decorrerão de 23 (a partir das 12h00) de agosto a 2 de setembro de 2019 - prolongado até 4 de setembro de 2019.

Para qualquer dúvida/problema poderá enviar e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º de estudante ou, nos dias 26 de agosto a 2 de setembro, das 10h00 às 13h00, dirigir-se à sala B 201 (edifício B, 2.º andar).

As inscrições realizadas fora deste prazo estão sujeitas ao pagamento de um emolumento de prática de atos fora de prazo, de acordo com a Tabela de Emolumentos da UP:

- De 3 a 09 de setembro: 22,00¤
- De 10 a 16 de setembro: 55,00¤

O pagamento do emolumento relativo à prática de atos fora de prazo poderá ser efetuado através de referências multibanco, que podem ser geradas na conta corrente de estudante, ou na Tesouraria da FEUP. Após a regularização do emolumento, poderá aceder ao sistema e inscrever-se em unidades curriculares.

Os estudantes de Programas Doutorais que se matricularam entre janeiro e junho deverão consultar o seguinte procedimento.

Informações importantes para a sua vida académica na FEUP

1. Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos, onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto.

2. Os estudantes que realizem exames na segunda chamada da época especial para conclusão do ciclo de estudos ou na época especial destinada a portadores de estatutos especiais, cujos períodos de exames coincidam com o primeiro semestre do ano letivo seguinte, dispõem de 10 dias úteis, contados a partir da data do lançamento da última classificação, para regularizarem/ajustarem a inscrição em unidades curriculares (ver condições de acesso a época especial de conclusão). Para tal, deverão apresentar nos Serviços Académicos boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos.
 
3. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular após a inscrição obrigatória a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.

4. Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional obtida no decurso do ano letivo anterior, terá de efetuar o pedido durante o período de inscrições (até 2 de setembro) na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento".
Para mais informação sobre creditação consulte o Espaço Informativo do Estudante.

5. Os estudantes que optem pelo regime:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos").
No ano de conclusão, o limite anual pode ir até 81 créditos ECTS e o limite semestral pode ir até 48 créditos ECTS nos casos em que, com a aprovação nesse limite, os estudantes possam concluir o ciclo de estudos. Para tal deverão em momento coincidente com o período de inscrição em unidades curriculares, ou aquando da inscrição em exames da época especial para conclusão do ciclo de estudos (decorrente da frequência da Dissertação em exclusividade) apresentar boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos.

Na FEUP, os estudantes poderão ainda inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em inscrição em mais de um ciclo de estudos/formação contínua (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP, exceto se estiver em conclusão).
Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

- a tempo parcial - de acordo com Deliberação do Conselho Geral de 12 de junho de 2019 as inscrições em regime de tempo parcial poderão verificar-se de acordo com o indicado na seguinte tabela:

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial
Até 18 créditos ECTS
Entre 19 e 37,5 créditos ECTS
Entre 38 e 40,5 créditos ECTS *
Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios
* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.

Na inscrição os estudantes podem inscrever-se a tempo parcial até um máximo de 37,5 ECTS anuais de um determinado ciclo de estudos (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto e Regras para inscrição a tempo integral/parcial).
Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

Excetuam-se do parágrafo anterior as inscrições em unidades curriculares relativas ao trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado no parágrafo anterior. Atendendo a que não é possível o fracionamento de ECTS, o limite de 37,5 ECTS poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivo relatório o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular.
Uma vez que o sistema não permite a inscrição a mais de 37,5 ECTS, deverá inscrever-se a tempo integral e entregar ou enviar por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt até 2 de setembro o formulário de Alteração do Regime de Estudos, sendo os Serviços Académicos a garantir a alteração do regime.

Poderão realizar excecionalmente inscrição em regime de tempo parcial os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir com uma inscrição até 40,5 ECTS e que optem pelo regime de frequência a tempo parcial (conforme deliberação do Conselho de Diretores de 06 de novembro de 2017). Nestes casos os estudantes após realizarem a inscrição em unidades curriculares até ao máximo de 37,5 ECTS deverão enviar e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt, até 2 de setembro, a solicitar a inscrição na unidade curricular em falta.

Para efeitos de cálculo da prescrição, a contabilização de inscrições a tempo parcial corresponderá sempre a meia inscrição (0,5 inscrição), independentemente do número de créditos em que o estudante se inscreve.

No que respeita à atribuição de bolsas de estudos SASUP, os estudantes têm que preencher os requisitos de elegibilidade previstos no artigo 5º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.

Durante o período de inscrição (até 2 de setembro) e de alterações às inscrições do 1.º semestre, os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 8 do Procedimento de Inscrição. Os trabalhadores-estudantes poderão ainda requerer a mudança do regime de tempo integral para tempo parcial no início do segundo semestre.

Aos cursos de Estudos Avançados não é aplicável o Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto.

6. Os estudantes de Mestrado Integrado para se inscreverem à Dissertação, no início do ano letivo, terão que dispor de créditos ECTS suficientes para nesse ano letivo se inscreverem à totalidade das unidades curriculares que têm pendentes para concluir o ciclo de estudos.

Para poderem aceder aos exames finais da época especial de conclusão de ciclo de estudos, os estudantes têm de ter obtido frequência às unidades curriculares a que requerem exame, segundo o descrito na respetiva ficha de cada unidade curricular.

IMPORTANTE: os estudantes de mestrado integrado que ingressam no 4º ano devem dar particular atenção à forma como realizam a inscrição no ano letivo: ao ingressarem mais tarde no 5º ano, não poderão obter frequência a Unidades Curriculares que ocorram no semestre da "Dissertação", dado que esta é realizada em regime de exclusividade.

7. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:

- Alterações a unidades curriculares do 1º semestre, do 2º semestre e anuais: 3 a 30 de setembro de 2019.
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: 27 de janeiro a 25 de fevereiro de 2020.

8. Os estudantes de mobilidade OUT não poderão inscrever-se às unidades curriculares da FEUP indicadas no seu compromisso de reconhecimento académico, nem às unidades curriculares do semestre em que se encontram em mobilidade (desta forma o seu nome não constará nas pautas).
Note-se, no entanto, que se mantém igualmente nestes casos o limite de ECTS indicado no ponto 5. 

9. Para informações sobre Necessidades Educativas Especiais consulte a página correspondente no sistema de informação.

10. Após realizar a inscrição em ano letivo, poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão, deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

11. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão.

12. Para mais informações sobre inscrições consulte a página correspondente no sistema de informação.

Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional

Regulamento do estatuto do estudante internacional - Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.

Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto -  Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro.

Anexo às Deliberações da reunião do Conselho Geral da UP de 13 de julho de 2018

Pagamento de Propinas

Regulamento de propinas da Universidade do Porto

Consultar valores para 2019/20

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

A primeira prestação de propinas e o seguro escolar têm de ser liquidados até 2 de setembro, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas na sua conta corrente (*), ou na Tesouraria da FEUP.

Os estudantes que se inscrevam em regime de tempo parcial deverão selecionar o plano de pagamento a tempo parcial (correspondente a 70% do valor da propina a tempo integral) e efetuar o pagamento da primeira prestação no prazo estabelecido. Posteriormente (após 30 de setembro) o plano pagamento e as restantes prestações serão ajustados, caso aplicável, para o valor a pagar pelo estudante tendo em conta o número de créditos a que se inscreveu.

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial Valor da propina a tempo parcial
Até 18 créditos ECTS 35% do valor a tempo integral
Entre 19 e 37,5 créditos ECTS 70% do valor a tempo integral
Entre 38 e 40,5 créditos ECTS * 80% do valor a tempo integral
Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios 50% do valor a tempo integral
* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, etc.).

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá de ser efetuado na Tesouraria da FEUP acompanhado dos seguintes elementos: nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir a fatura.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar os documentos previstos, na sala acima indicada, até ao final do prazo de inscrições, ou nos Serviços Académicos.

Procedimento de Inscrição - Como efetuar a inscrição on-line

Inscrição

1. Para efetuar a inscrição via Web deverá validar-se no SIGARRA com o seu login e password.

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia.

3. Após o acesso ao módulo de inscrições, deverá responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática. Só após ter respondido aos inquéritos é que pode efetuar a inscrição, devendo preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

4. Selecionar o regime de frequência (integral/parcial) e respectivo plano de pagamento.

5. Selecionar as unidades curriculares que irá frequentar.
Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, terá de selecioná-la na proposta de inscrição e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.

6. No final, terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco*.

7. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.


8. Na proposta de inscrição é apresentado um apontador nas opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre.
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.


* Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina ou seguro escolar) que pretende efetuar o pagamento.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (prestação de propina ou seguro escolar).
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.


Cartão da U.Porto

O pedido de cartão da U.Porto deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os seguintes passos:

1. Ter fotografia disponível no SIGARRA.
2. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão.
3. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, o estudante receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
4. Levantar o Cartão U.PORTO - no InfoDesk [Edifício A, Piso 0, Entrada da FEUP, 9:30-13:00 e 14:00-17:30] – Normalmente o cartão demora cerca de 2 semanas a ser produzido e estar disponível para entrega.





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