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Notícias

Inscrições em Ano Letivo 2024/2025

De 12 de agosto a 02 de setembro de 2024 - PRAZO PROLONGADO ATÉ 05 DE SETEMBRO

LICENCIATURAS
MESTRADOS
PROGRAMAS DOUTORAIS
ESTUDOS AVANÇADOS

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar, incorrendo a partir desse momento no pagamento da propina anual aplicável à respetiva inscrição, a qual pode ser paga de uma só vez, no ato de matrícula/inscrição, ou em dez prestações mensais. Para informações sobre propinas consultar o Regulamento de Propinas da Universidade do Porto.

A inscrição nas turmas não substitui a inscrição nas unidades curriculares.

A gestão de turmas e dos horários dos ciclos de estudo/cursos (regime das aulas presenciais e/ou à distância) é da responsabilidade dos Secretariados/Direção dos ciclos de estudo/cursos, pelo que sugerimos que os estudantes contactem o secretariado/direção do seu ciclo de estudos/curso (ver contactos na página do ciclo de estudos/curso).


Prazos

As inscrições são realizadas via WEB e decorrerão de 12 de agosto (início 15:00 - hora de Portugal Continental) a 02 de setembro de 2024. PRAZO PROLONGADO ATÉ AO DIA 05 DE SETEMBRO.

Para qualquer dúvida/problema deverá preferencialmente enviar e-mail para ingresso@fe.up.pt, indicando o n.º de estudante, ou contactar os Serviços Académicos da FEUP.

As inscrições realizadas fora deste prazo estão sujeitas ao pagamento de um emolumento de prática de atos fora de prazo, de acordo com a Tabela de Emolumentos da UP:
* Datas alteradas na sequência do prolongamento do prazo de inscrição. 
- De 09 a 13 de setembro: 22,00¤
- De 16 a 20 de setembro: 55,00¤

O pagamento do emolumento relativo à prática de atos fora de prazo poderá ser efetuado através de um dos meios de pagamento disponíveis na sua conta corrente (referências multibanco, MBWay ou cartão de crédito Visa ou Mastercard) ou na Tesouraria da FEUP. Após a regularização do emolumento poderá aceder ao sistema e inscrever-se em unidades curriculares.

A alteração à inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:

- Alterações a unidades curriculares do 1.º e 2.º semestres e Anual: de 6 a 30 de setembro de 2024 (Data de início alterada na sequência do prolongamento do prazo de inscrição)
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: de 3 a 24 de fevereiro de 2025.

Os estudantes de Programas Doutorais cuja matrícula ocorreu no segundo semestre deverão consultar o seguinte procedimento, para efetuar a inscrição. De notar que se aplicam os prazos acima indicados para a realização da inscrição. 


Informações importantes para a sua vida académica na FEUP

1. Os estudantes que realizem exames na época especial para conclusão do ciclo de estudos ou na época especial destinada a portadores de estatutos especiais dispõem de 10 dias úteis, contados a partir da data do lançamento da última classificação, para regularizarem/ajustarem a inscrição em unidades curriculares.

2. Os estudantes podem optar por inscrição a tempo integral ou a tempo parcial de acordo com informação disponível na página de Matrículas/Inscrições 2024/2025.

Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto

Regras para inscrição a tempo integral/parcial

Aos cursos de Estudos Avançados não é aplicável o Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto.

3. São elegíveis para inscrição à Dissertação os estudantes que, no início do ano letivo, tenham créditos suficientes para se inscrever a todas as unidades curriculares em falta para concluir o ciclo de estudos nesse ano escolar, de acordo com as regras em vigor de inscrição em ano letivo. Para mais informação, consulte as Normas para o funcionamento das Dissertações de Mestrado.

Para poderem aceder aos exames finais da época especial de conclusão de ciclo de estudos, os estudantes, além de terem que estar inscritos nas respetivas unidades curriculares, têm de cumprir as restantes condições estabelecidas.

4. Os estudantes de mobilidade OUT não poderão inscrever-se às unidades curriculares da FEUP indicadas no seu compromisso de reconhecimento académico, nem às unidades curriculares do semestre em que se encontram em mobilidade.

Note-se, no entanto, que se mantém igualmente nestes casos o limite de ECTS indicado na página de Matrículas/Inscrições 2024/2025.

5. Após realizar a inscrição poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

6. Poderá consultar nos seguintes links informação sobre:

Matrículas/Inscrições
Bolsas e Incentivos
Necessidades Educativas Especiais
Estatutos Especiais
Certificação
Creditação

7. Informação aplicável apenas a estudantes de transição no ano 2024/2025:

Informações gerais
Guia Passo a Passo do Processo de Transição dos Mestrados Integrados Para os Novos Ciclos de Estudos
Como consultar no SIGARRA informação sobre o meu processo de transição
- Se tem dúvidas sobre o funcionamento do processo de ensino e aprendizagem, poderá consultar a lista de perguntas frequentes.


Pagamento de propinas e taxas

Regulamento de Propinas da Universidade do Porto

Valores de propinas para 2024/2025

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

A primeira prestação de propina e seguro escolar terá de ser liquidada no ato/dia que efetuar a inscrição, através de um dos meios de pagamento à disposição (referências multibanco, MBWay ou cartão de crédito Visa ou Mastercard). Estes meios de pagamento estão disponíveis na sua conta corrente (ver "Procedimento para pagamento de débitos em falta").

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro e na impossibilidade de utilização de um dos meios acima identificados, excecionalmente, poderá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo. Neste caso, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
nome do ordenante e nome do estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, etc.).

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa deverá enviar um e-mail, solicitando esclarecimento sobre este assunto, para tesouraria@fe.up.pt.

Por fim, note que não é possível efetuar o pagamento de propinas e seguro escolar através de PayPal.

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, no processo de inscrição deverá selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de enviar, até ao final do prazo de inscrições, um e-mail para ingresso@fe.up.pt com os documentos previstos.


Procedimento de Inscrição - Como efetuar a inscrição on-line

1. Para efetuar a inscrição via Web deverá validar-se no SIGARRA com o seu login e password.

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia, ou aceder desde já a https://sigarra.up.pt/feup/pt/ins_geral.inscricao

3. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares, deverá selecionar o regime de frequência (integral/parcial), bem como efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas e o n.º de prestações, e deverá responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática.

Deverá preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

Caso no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso esteja prevista a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de selecioná-la e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.

Para os ciclos de estudos Mestrado em Engenharia de Materiais (M.EMAT), Mestrado em Engenharia do Ambiente (M.EA), Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (M.EMG), Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC) e Mestrado em Inteligência Artificial (M.IA), em alguns grupos de opção não será possível escolher as unidades curriculares na proposta de inscrição.
Assim, terá de selecionar a inscrição em unidades curriculares não discriminadas, selecionando na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "Incluir unidade curricular não discriminada". Desta forma, reserva em cada grupo de opção créditos para unidades curriculares opcionais em que se aplique esta funcionalidade. Depois de incluir o número de créditos que pretende reservar por unidade curricular, deverá adicionar a linha à tabela. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular não discriminada, deverá repetir o procedimento adicionando linhas à tabela.

Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.

A inscrição em ano letivo/unidades curriculares não dispensa a escolha de turmas e horários, e vice-versa. 

4. No final, terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente, onde poderá efetuar o pagamento da primeira prestação de propinas e do seguro escolar. A primeira prestação de propinas terá de ser paga no ato/dia da inscrição, data a partir da qual acrescerá juros de mora.

5. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.

6. Na proposta de inscrição é apresentado um apontador nas opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de dedicação", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre. Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.
Caso tenha realizado a sua matrícula/inscrição há mais de 30 dias, não irá conseguir proceder à alteração do regime. Nesse caso, deverá enviar um e-mail para ingresso@fe.up.pt, solicitando assistência. 


Procedimento para pagamento de débitos em falta

1. Clicar na imagem  associada ao valor (prestação de propina ou seguro escolar) que pretende efetuar o pagamento.
2. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina, ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Efetuar Pagamento", sendo reencaminhado para o portal de pagamentos da UP.
3. No portal de pagamentos da UP deverá escolher o método de pagamento que pretende usar e proceder de acordo com as instruções do método escolhido até o pagamento ser efetuado com sucesso.

 

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