O Comissariado Cultural da FEUP e a Porta-Jazz convidam toda a comunidade a assistir ao concerto de lançamento do Cd do projeto Dharma Bums do contrabaixista e compositor Gianni Narduzzi, que terá lugar no Auditório da FEUP, no próximo dia 2 de março (quarta-feira), às 21h30.
A formação é composta por Gianni Narduzzi (contrabaixo e composições), Gil Silva (trombone), Afonso Silva (saxofone alto), Joaquim Festas (guitarra), Miguel Meirinhos (piano). Gonçalo Ribeiro - bateria.
O acesso é gratuito (sujeito à lotação da sala), mediante levantamento antecipado de bilhete no Infodesk/FEUP.*
Dharma Bums é o projeto musical que exprime o universo sonoro criado pelo contrabaixista e compositor Gianni Narduzzi. O nome é uma homenagem ao homónimo livro de Jack Kerouac que tem como temática central a viagem física e interior e a busca de um lugar.
O interrogativo e a procura do lugar ideal representam o leit motif das histórias musicais que os músicos contam.
Reunindo elementos de música escrita e música improvisada dentro de um vasto campo de influências sonoras, assim como literárias e cinematográficas, a sonoridade da banda é inspirada nos quintetos clássicos de bebop e hardbop, com a diferença que ao piano substitui-se a guitarra, bem menos comum na tradição jazzística.
O universo musical de compositores e intérpretes mais recentes como Wayne Shorter ou Kurt Rosenwinkel e o mundo literário e as suas personagens são uma grande fonte de inspiração para muitas composições. Para além da componente escrita, a música vive e brilha da improvisação de cada um dos músicos, cujo desafio é encontrar o espaço musical para mostrar a sua voz. O projeto nasce em finais de 2019 sob o impulso do Gianni Narduzzi, contrabaixista e autor de todas as composições.
*Horário Infodesk/FEUP
Segunda a sexta-feira: 9h30-13h00 / 14h00-17h30
Dias de espetáculo: abertura da bilheteira uma hora antes do início do espetáculo.
Mais informações: ccultur@fe.up.pt