Você está em: Início > Notícias > IX Semana da Reabilitação Urbana

IX Semana da Reabilitação Urbana

23 a 25 de novembro 2021 I Congressos da Alfândega do Porto

imagem

A celebrar a sua IX edição, a Semana da Reabilitação Urbana está de regresso à cidade do Porto, em formato presencial, de 23 a 25 de novembro.

Em estreia no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, vai contar com o apoio da Câmara Municipal do Porto, das Associações do setor da construção e do imobiliário, das Ordens Profissionais e ainda, este ano, com o apoio institucional da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) através do Departamento de Engenharia Civil.

Mantendo o seu caráter multidisciplinar, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta uma ampla programação que integra conferências, workshops e seminários. Ao todo são 12 sessões plenárias, a decorrer na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e a que acrescem três seminários jurídicos e vários workshops, envolvendo mais de 100 oradores ao longo de três dias.

Entre os temas centrais da edição deste ano, destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, as novas formas de viver, com destaque para o senior housing, mas também as dinâmicas de mercados tão importantes para a cidade, e para o país, como são os escritórios e o turismo.

No âmbito do programa do evento, a FEUP integra a organização e participação do debate “Desafio da industrialização e os custos na construção”, através da intervenção de Vasco Peixoto de Freitas, Professor no Departamento de Engenharia Civil da FEUP.

No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estará também de forma muito premente o tema da sustentabilidade com foco, nomeadamente, no impacto da mobilidade verde e no desafio que representam os edifícios NZEB, bem como nos apoios públicos à descarbonização. E ainda vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling) na construção, mas também na agilização dos processos de licenciamento, e ainda os desafios da industrialização da construção numa abordagem partilhada entre profissionais de Portugal e Espanha.

Os eventos da Semana da Reabilitação Urbana mantêm a sua filosofia de acesso livre, dirigindo-se a todos os stakeholders da cidade e da indústria do imobiliário, mas também à Academia e, sobretudo, à cidade e a todos os que nela habitam ou trabalham.

A Semana da Reabilitação Urbana afirma-se já como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado e realizando edições anuais em Lisboa e no Porto.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.

Programa completo e mais informações no site oficial do evento e em RE Portugal.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 08:05:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias