Clube de Leitura  Vamos a Livros
Você está em: Início > Notícias > Faculdade de Engenharia vai ajudar a reabilitar fluvial do rio Ceira

Faculdade de Engenharia vai ajudar a reabilitar fluvial do rio Ceira

Projeto vai decorrer até 2023 e envolve várias entidades num esforço para preservar e dotar o rio Ceira de mecanismos que aumentem a sua resiliência.

imagem

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é uma das entidades parcerias do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas”, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa preservar e dotar o rio Ceira de mecanismos que aumentem a sua resiliência.

A decorrer até 2023, este projeto prevê um investimento de 2,6 milhões de euros – integralmente financiado pelo programa europeu EEA Grants – em intervenções nos concelhos de Arganil, Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra. Estas têm como objetivo valorizar os recursos hídricos da bacia do rio Ceira, requalificar infraestruturas hidráulicas ao longo do seu percurso, recuperar infraestruturas socioculturais e reabilitar ecossistemas ribeirinhos.

Neste esforço coletivo vão estar envolvidas várias entidades. À APA e à FEUP juntam-se ainda os Municípios de Arganil, Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra e a Direção Norueguesa para a Proteção Civil (DSB – Nowergian Directorate for Civil Protection), representada na sessão de apresentação do projeto pelo embaixador da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg.

Neste momento, a intervenção da Faculdade de Engenharia passa pelo desenvolvimento de um modelo hidrológico da bacia para previsão e alerta de cheias e, em simultâneo, na participação ativa no processo de planeamento da ampliação da rede de monitorização hidrológica da bacia, a executar no âmbito do projeto.

De acordo com Rodrigo Maia, professor da secção de Hidráulica do Departamento de Engenharia Civil da FEUP que lidera a equipa de investigação, o projeto irá contribuir para o “melhoramento da monitorização e controlo das situações de cheia na cidade de Coimbra e nas zonas a jusante desta”, para além de contribuir para a implementação do Plano estratégico de reabilitação de rios da Região Hidrográfica do Centro (RH4), desenvolvido pela APA-ARH do Centro, também com a colaboração da FEUP.

Ainda no âmbito desta colaboração, a equipa de investigação da FEUP elaborou já um estudo objetivando a reabilitação fluvial do rio Ceira, contemplando obras hidráulicas em 8 troços fluviais ao longo do rio, e cuja execução se encontra em fase de concurso. O projeto objetiva melhorar a gestão do escoamento atentos os diversos usos e situações de escoamento, de estiagem e/ou seca às grandes cheias, e inclui obras de reperfilamento do leito e margens, estabilização de margens e reabilitação de açudes.

Para promover a conectividade fluvial, o projeto incluiu também a provisão de um dispositivo de passagem para peixes num açude existente e a reabilitar.

As atividades realizadas assumem uma especial relevância no contexto da mitigação do efeito das alterações climáticas, sendo que se prevê um aumento da frequência de ocorrência de fenómenos hidrológicos extremos no território da intervenção. A correspondente análise e decorrências vai ser também analisadas no âmbito do estudo em desenvolvimento pela FEUP.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-25 às 18:22:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais