Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca  fevereiro a maio
Hoje é domingo
Você está em: Início > Cursos/CE > PDEEC > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Dados Gerais

Código Oficial: 5138
Sigla: PDEEC

Diplomas

  • Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (240 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Ajuda Multicritério à Decisão

PDEEC0069 - ECTS

Conferir aos estudantes as competências necessárias para abordarem problemas de decisão com critérios múltiplos e incertezas, e proporem e aplicarem metodologias de ajuda à decisão.

Análise, Classificação e Processamento de Sinal

PDEEC0008 - ECTS

Rever os conhecimentos e bases matemáticas de processamento de sinais numa perspectiva de uniformização.

Aprender os tópicos avançados de processamento de sinais de terceiro ciclo de estudos.

Aprender a combinar e aplicar os conhecimentos em projectos.

Aprender a avaliar as soluções.

Aprendizagem Computacional

PDEEC0049 - ECTS

Esta Unidade Curricular é dirigida a estudantes interessados em aprendizagem computacional. A aprendizagem computacional é uma disciplina base nas ciências da informação. Combina elementos de Matemática, Ciência dos Computadores e estatística. Tem aplicaçãoes em biologia, física, engenharia e qualquer outra área onde a previsão automática é necessária.

Esta Unidade Curricular tem por objectivo apresentar alguns dos tópicos centrais em aprendizagem computacional, dos fundamentais ao estado da arte. Será colocado especial ênfase nos conceitos teóricos e em exemplos práticos e projectos laboratoriais. Cada exercício será cuidadosamente escolhido para reforçar os conceitos explicados nas aulas teóricas e desenvolver e generalizá-los em diversas direcções.

Conversão de Potência

PDEEC0064 - ECTS

Analisar o funcionamento de conversores de potência de elevado desempenhp para diversas topologias e métodos de controlo. O objetivo é o estudante obter conhecimento na aplicação de conversores de potência como adaptadores da forma de onda da potência independentemente do domício de aplicação, ganhando capacidade para:

adotar/escolher uma toplogia para uma específica conversão de potência/energia;

Analisar fluxos de potência formas de onda de entrada e saída;

Controlar o funcionamento do conversor.

Estimação e Identificação

PDEEC0072 - ECTS - Adquirir bases teóricas que permitam compreender os problemas de estimação e identificação assim como os métodos que, hoje em dia, constituem o "state of the art" nesta área.
- Conhecer as diferentes abordagens ao problema da identificação de sistemas com ênfase nos  sistemas lineares.

Heurísticas e Metaheurísticas

PDEEC0070 - ECTS

Dotar os alunos do primeiro ano do doutoramento de uma visão alargada, mas ao mesmo profunda, dos métodos de otimização por pesquisa em espaços de soluções, que são aplicáveis na resolução de problemas de decisão em múltiplas áreas disciplinares, num enquadramento de apoio à decisão.

Inteligência Computacional e Sistemas de Potência

PDEEC0034 - ECTS This course aims at making students familiar with a number of tools pertaining to the domain of computatinal intelligence, which will be useful in dealing with power and energy system models in their research activity, in outher courses and in their profesional life.

The students having taken this course shall be able to develop models under the compytational intelligence paradigm, to programm algorithms and to discuss their results in terms of accuracy, effort and credibility.

Manipuladores Robóticos

PDEEC0052 - ECTS

Esta UC intitulada Manipuladores Robóticos tem como objetivo dar ao aluno a capacidade de compreender e aplicar os principais conceito assim como conhecer os mais recentes avanços neste campo. Para tal, há um livro de referência assim como uma lista de trabalhos de pesquisa que serão explorados. Os tópicos do curso são: Dinâmica de Corpos Rígidos, Representação de Rotações, Cinemática Direta e Inversa, Jacobiano, Planeamento de Trajetórias, Controlo Direto de Articulações e respetiva Dinâmica, Controlo Multivariável, Sensores Externos Avançados, Ensino Rápido e Interfaces de Programação.

Mercados e Regulação

PDEEC0001 - ECTS

Na UC Mercados e Regulação são analisados temas relevantes para empresas do setor elétrico e agentes reguladores no âmbito da implementação de mecanismos de mercado no setor. Pretende-se assim que os estudantes adquiram competências em áreas avançadas relacionadas com os mercados eletricidade, modelos de planeamento da expansão da geração e da transmissão em ambiente de mercado e estruturas tarifárias e estratégias de regulação adoptadas pelas entidades reguladoras. Assim, são abordados os modelos mais relevantes que têm sido adotados no âmbito da restruturação do setor, controlo de tensão e potência reativa no âmbito de um problema integrado de contratação de potência ativa e reativa e cálculo de preços nodais de energia ativa e reativa, a atuação de centrais hídricas em mercado como price takers e como price makers, o planeamento da expansão de sistemas produtores utilizando sistemas dinâmicos, o planeamento de sistemas de transmissão a longo prazo, as estratégias de regulação tarifária e a análise de Regulamento Tarifário em vigor em Portugal Continental como ilustração de diversos pontos referidos anteriormente e como exemplo de um sistema tarifário aditivo. Por outro lado, esta UC pretende igualmente contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas com a preparação e realização de apresentações orais, com a realização de análises bibliográficas e com a preparação de relatórios sobre temas selecionados, fomentando assim o trabalho autónomo dos alunos.

Métodos em Espaços Vetoriais

PDEEC0005 - ECTS Este é um curso avançado de análise funcional e otimização de dimensão infinita, com aplicações em estimação de mínimos quadrados, programação não-linear em espaços de Banach, otimização. O repertório de ferramentas analíticas em espaços lineares proporcionará aos estudantes a possibilidade de investigar novos conceitos teóricos nas especialidades de engenharia electrotecnica.

Plano de Tese

PDEEC0073 - ECTS Esta UC tem por objetivo que os alunos definam o âmbito e o tópico da seu tarbalho de doutoramento. Tipicamente, tal consiste em identificar o estado da arte e desenvolver um esboço do plano de investigação. Do trabalho desenvolvido no âmbito desta UC resultará o plano de tese que será submetido e sujeito a uma defesa oral.

Seminários

PDEEC0050 - ECTS

This course aims at providing Students with multidisciplinary background knowledge that is relevant to their activity as PhD Students and Researchers. Seminars offers the Students the opportunity to attend a number of training courses offered by FEUP under the program

Transferable Skills for Engineering (TSE)

https://paginas.fe.up.pt/~lea/competencias-transversais-e-transferiveis-para-doutorandos-e-pos-docs-da-feup-20182019/ (in Portuguese)

These courses (see in the program the list of courses available) can be attended by PDEEC PhD students aiming at:

  • additional training

or

  • credited in the PDEEC ‘Seminars’

 

The students need to complete 4.5 ECTS for the TSE courses. Together with the selected training courses on TSE the students need to carry out work equivalent to 3.0 ECTS with a supervisor or tutor in a topic of interest for the student future research work.

Sinais, Dinâmica e Controlo

PDEEC0002 - ECTS

- Ser capaz de dominar a modelização da rede, de cargas, de geradores síncronos convencionais e respetivos sistemas de excitação e de regulação de reserva primária de frequência (para turbinas a vapor e hídricas) e de sistemas de regulação de reserva secundária de frequência-potência, usualmente utilizada para efetuar estudos de análise transitória e dinâmica de SEE. - Ser capaz de usar software de simulação dinâmica para efetuar estudos sobre o comportamento transitório e dinâmico de sistemas elétricos. - Ser capaz de compreender os diversos fenómenos dinâmicos que podem ocorrer num sistema elétrico, que resultam da ocorrência de perturbações, que possam levar à perda de seguras do sistema. - Compreender a ação dos sistemas de regulação de reserva primária, secundária e terciária de frequência-potência, em sistemas elétricos interligados. - Saber caracterizar a natureza dos modos de oscilação que podem ocorrer num sistema elétrico, recorrendo a análise modal. - Estar familiarizado com os procedimentos de dimensionamento de estabilizadores (“Power System Stabilizers”) para amortecer modos de oscilação eletromecânicos. - Compreender ações de controlo de emergência como o deslastre de carga ativado pela frequência ou tensão (i.e., devido a quedas do valor da frequência ou condições de subtensão). - Ter conhecimento e compreender as metodologias necessárias para obter ferramentas de avaliação em tempo real da segurança dinâmica de sistemas elétricos, recorrendo a técnicas de aprendizagem automática.

Sistemas com Eventos Discretos

PDEEC0068 - ECTS Um quadro formal unificado para a modelização e análise de sistemas dinâmicos com eventos discretos e as principais ferramentas analíticas associadas são apresentadas e discutidas.
Questões de controlo serão endereçadas para a classe dos processos de Markov que são tratáveis por métodos analíticos mais tradicionais. Para sistemas mais gerais, métodos de simulação, de análise de sensitividade e técnicas construtivas de amostragem de realizações serão abordadas.
O espectro de tópicos é muito vasto e nem todos os items poderão ser tratados com a mesma intensidade. Isto permite focar em questões seleccionadas para servir melhor os interesses dos planos de investigação dos estudantes.
Domínio de métodos para a modelização, análise e síntese de sistemas com acontecimentos discretos.

Sistemas Embarcados de Tempo Real

PDEEC0078 - ECTS

Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo fornecer conhecimento aprofundado sobre o estado da arte na investigação sobre Escalonamento de Tempo-Real e Sistemas Operativos de Tempo-Real (RTOS), incluíndo uma breve introdução aos aspetos de especificação e modelação de Sistemas de Tempo-Real (STR).

As principais competências que os alunos deverão adquirir são:
- Capacidade de efetuar buscas de informação específica na área dos Sistemas de Tempo-Real
- Entendimento das especificidades dos RTOS e capacidade para os classificar
- Capacidade para identificar as situações em que os RTOS são particularmnete úteis
- Capacidade para relacionar e utilizar as ferramentas comuns para especificação e modelação de STR
- Capacidade para selecionar políticas de escalonamento de tempo-real e de aplicar as análises temporais associadas.

Espera-se que os estudantes desta UC adquiram as competências referidas acima e sejam capazes de identificar problemas atuais no domínio dos Sistemas de Tempo-Real, e de ter uma visão crítica sobre as soluções existentes na literatura.

Sistemas Embarcados Ubíquos

PDEEC0059 - ECTS

Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo fornecer conhecimento aprofundado sobre o estado da arte na investigação de Sistemas Embarcados Ubíquos (UES), cobrindo a utilização de plataformas com recursos computacionais e de comunicação muito limitados, a sua interligação em redes de sensores e atuadores (WSN / WSAN), e a sua integração na Internet-das-Coisas (IoT).

Espera-se que os estudantes desta UC adquiram as competências necessárias para identificar problemas atuais no domínio dos UES, baseados numa visão crítica das soluções existentes na literatura.

Sistemas Lineares

PDEEC0071 - ECTS Esta UC visa fornecer aos estudantes conhecimentos sólidos de teoria dos sistemas e controlo lineares, que permitam a análise e síntese de problemas de controlo usando métodos de espaço de estados.

Para além das competências científicas, pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de aprendizagem autónoma, bem como a sua capacidade analítica e o seu espírito crítico.

Tecnologias de Microelectrónica e Microelectromecânica

PDEEC0009 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver o conhecimento necessário para entender o estado da arte das tecnologias de semicondutores e sistemas MEMS, bem como as questões de integração de elementos mecânicos e eletrónicos. Será proposto um projeto, com âmbito abrangente e duração de um semestre, do desenho de um sensor e respectivos circuitos de leitura. Este processo requer a compreensão das técnicas de desenho analógico, assim como do fluxo de desenho utilizado na fabricação de dispositivos MEMS, oferecendo a visão integrada do desenho destes elementos. Os conceitos básicos e circuitos para redução de ruído global e interface entre o universo MEMS-analógico e o digital, tanto no nível do circuito como de metodologias de projeto, também são abordados para a compreensão dos aspectos fundamentais associados com a integração completa do sistema.

Tópicos Especiais

PDEEC0054 - ECTS

Tópicos Especiais é uma unidade curricular optativa oferecida nos dois semestres, embora os estudantes possam apenas frequentar uma das versões. A unidade curricular é oferecida em uma de duas formas:
1. Plano de estudos individual, num tópico não coberto pelo plano curricular existente, mas considerado relevante para a tese do estudante. Neste caso, os requisitos são definidos pelo professor que orienta o estudo individual.
2. Atividade de ensino, envolvendo os estudantes em atividades de ensino, em cursos do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP (DEEEC / FEUP). Os objetivos são os seguintes:
• Proporcionar aos estudantes do PDEEC a oportunidade de se envolverem em atividades de ensino em cursos de mestrado oferecidos pelo DEEC / FEUP;
• Criar oportunidades para o desenvolvimento de capacidades no desenvolvimento de plano cuuricular de uma unidade;
• Dar oportunidade de cooperação no planeamento de uma unidade curricular;
• Expôr os estudantes em atividades de ensino a nível laboratorial para um número restrito de estudantes de mestrado ou para um maior número de estudantes em 2 teórico-práticas ou teóricas.


Os requisitos nesta segunda forma são: :
• Preparação de trabalho laboraborial: definir as experiências; preparar a introdução teórica e elaborar o guião experimental (em pelo menos 4 trabalhos de laboratório);
• Atividade de ensno em aulas laboratoriais: acompanhar os estudantes nas aulas laboratoriais e participar na sua avaliação;
• Atividade de ensino em aulas teóricas ou teórico-práticas  no ensino de dois temas diferentes.


Instruções para inscrição nesta Unidade Curricular (UC):
• Inscrever-se na UC de Tópicos Especiais ;
• Interagir com a Comissão Científica do PDEEC para selecionar o supervisor ou o Professor da UC de um curso de Mestardo do DEEC / FEUP.
O estudante será avaliado pelo supervisor do estudo ou pelo professor da UC do mestrado, tendo em atenção  os requisitos referidos anteriormente.  

Arquiteturas de Sistemas de Processamento Digital de Sinal

PDEEC0018 - ECTS

Computação em Grelha

PDEEC0041 - ECTS

Objetivos:
Aquisição de conhecimentos para o desenvolvimento de software usando programação paralela e distribuída em infraestruturas de alto desempenho, 'cloud' e 'grid'. Construção de bases sólidas em arquiteturas paralelas, paralelização de algoritmos, modelos de programação, sincronização de processos e medidas de desempenho, por meio de desenvolvimento de programas e utilização de interfaces apropriadas para programação paralela. Caracterização do ambiente distribuído em 'grid' e especificação de modelos de desenvolvimento adequados. Caracterização de outros ambientes para a disponibilização de recursos de alto desempenho em ambiente internet, nomeadamente a 'cloud'.

Controlo Não Linear

PDEEC0027 - ECTS

The main goal of this course is to provide to the students a solid background in analysis and design of nonlinear control systems.

Controlo Ótimo

PDEEC0075 - ECTS Nesta unidade curricular faz-se uma introdução à teoria do controlo ótimo, considerando sistemas conduzidos por equações diferenciais ordinárias de variável vetorial. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre as questões fundamentais ligadas a esta teoria. Serão estudadas ferramentas analíticas associadas à formulação, análise e solução de problemas de controlo ótimo. Para problemas mais simples, tais ferramentas serão usadas para caracterizar completamente a solução ótima. O contacto com software conhecido e específico para este tipo de problemas permitirá o tratamento numérico de problemas mais complexos.

Gestão de Controlo de Redes

PDEEC0076 - ECTS

Plano de Tese

PDEEC0073 - ECTS Esta UC tem por objetivo que os alunos definam o âmbito e o tópico da seu tarbalho de doutoramento. Tipicamente, tal consiste em identificar o estado da arte e desenvolver um esboço do plano de investigação. Do trabalho desenvolvido no âmbito desta UC resultará o plano de tese que será submetido e sujeito a uma defesa oral.

Projeto Avançado de Sistemas de Microeletrónica

PDEEC0019 - ECTS A unidade curricular está organizado em quatro módulos que visam o desenvolvimento de competências para o projeto de sistemas microeletrónicos, utilizando ferramentas EDA comerciais (usadas na indústria). 

Os dois primeiros módulos abordam as atividades de "front-end" e "back-end" que compõem um fluxo de projeto completo. O primeiro módulo foca metodologias de projeto ao nível do sistema para transformar descrições de algoritmos em implementações de hardware, abordando a avaliação da sua qualidade, e explorando vários tipos de "trade-offs" (exploração do espaço de projeto). O segundo módulo concentra-se nas tarefas de "back-end" que conduzem a implementações físicas concretas.

Os outros dois módulos abordam aspetos importantes que afetam todas as fases do projeto de circuitos e do processo de integração. O módulo 3 aborda questões de sincronização e outros aspetos temporais que afetam globalmente todas as fases do projeto. O módulo 4 trata dos aspetos de sistema relacionados com projeto "power-aware", em particular com questões de modelação a alto nível e estimação de desempenho.

Reconhecimento e Análise de Imagem

PDEEC0040 - ECTS

Este curso graduado em Análise e Reconhecimento de Imagem tem como objectivo providenciar aos alunos a capacidade para compreenderem e aplicarem alguns dos mais recentes avanços no campo do Reconhecimento e Análise de Imagem, que está em rápida evolução. O curso é baseado num livro recomendado e num conjunto de artigos originais seleccionados de modo a permitirem aos alunos o seguimento dos avanços nos tópicos cobertos na unidade curricular. Os principais tópicos analisados permitirão aos alunos desenvolver capacidades e competências em segmentação de imagem, seguimento de objectos, alinhamento de imagens, reconhecimento de objectos e padrões. O curso foca-se no uso dos métodos e técnicas com potencial aplicação em inspecção visual, processamento de documentos, biometria e imagem biomédica.

Robótica Móvel

PDEEC0053 - ECTS

Esta UC (Robótica Móvel) tem como objetivo dar ao aluno a capacidade de compreender e aplicar os principais conceitos e recentes avanços nesse campo. Para tal, serão apresentados tópicos de vários livros de referência e de uma lista selecionada de publicações que permitem que os alunos seguirem os últimos avanços nos temas abordados. Os tópicos do curso são: Sensores e percepção, Localização, Modelos Dinâmicos, Geração de Trajetórias, Controlo de Movimento, Cooperação e Sistemas Multi-robô, Aplicações (futebol, ambientes domésticos ou industrias, ao ar livre, aéreas, subaquáticas, ...).

Seminários

PDEEC0050 - ECTS

This course aims at providing multidisciplinary transversal competences that are relevant to PhD Students and Researchers performance, by providing tools to articulate different types of skills and empowering the ability to transfer academic skills to non-academic contexts.

Seminars comprise two main activity types:

  1. Attending training courses offered by FEUP under the program Transferable Skills for Engineering (TSE) (4.5 ECTS);
  2. Report on a research subject proposed by a student supervisor or tutor in a topic of interest for the student future research work. (3 ECTS)

Courses offered by the TSE program:

  • MIC - Scientific research methodology (1.5 ECTS)
  • PECient - Publication and scientific writing (3 ECTS)
  • CCANE - Science Communication for non-experts (1.5 ECTS)
  • FP - Pedagogical training/basic teaching skills to teach in higher education (1.5 ECTS)
  • CATA – Assertive communication and presentation techniques (advanced module) (1.5 ECTS)
  • GTOP - Time management and personal organization (advanced module) (1.5 ECTS)
  • LaTeX (1.5 ECTS)
  • PICN - From intellectual property to Business creation (3 ECTS)

NB: Not all courses are offered in both semesters. The student should contact the Learning and Teaching Laboratory (LEA - Laboratório de Ensino Aprendizagem, in Portuguese) lea@fe.up.pt, to obtain further information.

The research work referred in point 2 should be validated by the student supervisor and by the Seminars coordinator.

The students need to complete 4.5 ECTS for the TSE courses. Together with the selected training courses on TSE the students need to carry out work equivalent to 3.0 ECTS with a supervisor or tutor in a topic of interest for the student future research work.

Sistemas de Comunicações Óticos Avançados

PDEEC0061 - ECTS Este curso tem como objectivo apresentar o estado da arte dos sistemas de comunicação ópticos, digitais e analógicos, apresentando os conceitos fundamentais necessários para o seu projecto. Será dada ênfase aos sistemas de alto débito com amplificação óptica e redes ópticas de futura geração (redes de transporte e de acesso), apresentando as soluções tecnológicas actuais para ultrapassar as limitações da fibra e dos dispositivos.

As competências a serem adquiridas pelos estudantes são:
- Compreensão das características específicas dos sistemas de transmissão por fibra óptica, as suas vantagens e limitações.
- Conhecimento orientado ao projecto de sistemas de comunicação ópticos
- Capacidade de procura de informação na investigação em sistemas ópticos avançados e de redes de futura geração
- Capacidade de análise, simulação e projecto deste tipo de sistemas

Os resultados da aprendizagem são a aquisição das competências orientada ao projecto bem como a capacidade de identificar tópicos relevantes de investigação em redes e sistemas ópticas de próxima geração.

Sistemas de Desenvolvimento de Hardware/Software

PDEEC0060 - ECTS

Aprender os processos, metodologias e boas práticas associadas ao desenvolvimento de sistemas digitais integrados combinando software executado em um ou mais CPUs convencionais com blocos de hardware dedicado construídos à medida para acelerar secções críticas de uma aplicação.

Adquirir a capacidade para analisar e avaliar o desempenho de uma aplicação computacional real, identificar os pontos críticos que condicionam o seu desempenho e desenvolver um sistema combinado hardware/software que permita melhorar o seu desempenho enquanto executado num sistema computacional convencional.

Sistemas Eletrónicos de Potência

PDEEC0066 - ECTS

 Aplicar o conhecimento, métodos e ferramentas desenvolvidos na Unidade Curricluar Conversão de Energia nos princupais dmínios de aplicação.

O estudante deve ser capaz de escolher o conversor de potência apropriado a partir dos requisitos funcionais e técnicos apresentados por uma aplicação bem como de projetar todo o sistema

Sistemas Embarcados Paralelos e Distribuídos

PDEEC0057 - ECTS

Sistemas Renováveis

PDEEC0012 - ECTS

Conhecer os diferentes sistemas de conversão de energia que exploram fontes de energias renováveis (hidríca, solar PV, eólica, energia das ondas). Conhecer as técnicas de controlo utilizadas na produção de eletricidade a partir da energia solar PV e eólica. Obter uma visão aprofundada sobre as técnicas de controlo utilizadas pelos sistemas de conversão de energia eólica, nomeadamente máquinas de indução, geradores duplamente alimentados e máquinas síncronas de velocidade variável ligadas à rede através de conversores eletrónicos. Conhecer e identificar os principais problemas para a operação e expansão do sistema eléctrico em resultado de uma integração na rede em larga escala de recursos renováveis.
Conhecer diferentes tecnologias para sistemas de armazenamento de energia elétrica e estratégias para a operação combinada com produção renovável variável no tempo.
Identificação de requisitos técnicos para unidades de conversão de energia elétrica a ligar às redes.
Conhecer tecnologias para sistemas de transmissão em corrente contínua e suas formas de operação e controlo.

Software Fiável e Concorrente

PDEEC0058 - ECTS

Proporcionar um início à atividade de investigação na Sistemas Críticos ("Safety-Critical Computing Systems"). Abordar noções ligadas à cultura da Segurança, fundamentais para o ciclo de vida de desenvolvimento de Sistemas Críticos. Os principais tópicos abordados incluem: a) Uma abordagem de todas as fases da vida de um sistema de segurança crítica, desde a sua conceção e especificação, até à sua certificação, instalação, manutenção e desativação; b) Informação sobre como avaliar as implicações de segurança de projetos e determinar as medidas necessárias para desenvolver sistemas para atender às necessidades de segurança; c) Quais as técnicas disponíveis para abordar os aspetos de segurança crítica em sistemas computacionais e as metodologias que podem ser utilizadas para melhorar a sua fiabilidade.

Técnicas de Otimização

PDEEC0045 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é criar competências para criação de modelos para problemas de otimização combinatória e para a sua resolução através de técnicas exatas.

Teoria da Informação

PDEEC0065 - ECTS O objectivo principal da unidade curricular de Teoria da Informação é expor conceitos fundamentais relacionados com teoria da informação.
Os estudantes devem ser capazes de aplicar a teoria na resolução de problemas práticos próximos da realidade dos sistemas de comunicação. Em particular, os estudantes devem ser capazes de fazer a caracterização estatística de uma fonte de informação, de um canal sem memória, e determinar os seus limites fundamentais. Posteriormente devem ser capazes de implementar em software algoritmos de compressão e codificação apropriados a cada caso.

Tópicos Especiais

PDEEC0054 - ECTS

OBJETIVOS

Tópicos Especiais é uma UC oferecida nos dois semestres do PDEEC, mas os estudantes podem frequentá-la apenas uma vez. A UC consiste em dois tipos de atividades alternativas:

  1. Plano de Estudos Individual (PEI) sobre um tópico científico não abordado nas UCs oferecidas pelo PDEEC mas considerado relevante para a tese do estudante. PEI deve ser orientado por um professor ou investigador doutorado. O resultado final de PEI deverá ser um documento que relate o trabalho original desenvolvido pelo estudante durante este estudo. No contexto deste estudo não será permitida a apresentação de trabalhos em co-autoria.

  2. Atividade de Ensino (AE) em UCs oferecidas no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP (DEEC / FEUP). Para esta atividade, o estudante deverá contactar um professor interessado em orientar a sua atividade de ensino numa UC em curso. AE requer que o aluno: a) crie ou melhore trabalhos laboratoriais/práticos, incluindo montagem de experiências, preparação da base teórica dos trabalhos e elaboração dos guiões; b) lecione aulas laboratoriais ou práticas, incluindo assistência às aulas laboratoriais/práticas, acompanhamento dos estudantes e ajuda ao professor nas atividades de avaliação; c) lecione pelo menos um módulo teórico na aula teórica, que pode ser central ou complementar ao currículo da UC e relacionado com os objetivos de aprendizagem da UC. O resultado final de AE é um documento que relate as atividades de ensino realizadas pelo estudante durante esta atividade, incluindo uma cópia do material produzido pelo estudante.

A UC de Tópicos Especiais será avaliada pelo orientador selecionado tomando em consideração os requisitos mencionados acima.


PROCESSO


O aluno deve:

  • Inscrever-se na UC de Tópicos Especiais;
  • Se necessário, contactar a Comissão Científica do PDEEC para definir o orientador de PEI ou identificar o professor da UC de AE;
  • Submeter a proposta de trabalho (até 2 páginas A4) no site da UC (moodle);
  • Aguardar pela confirmação do professor de Tópicos Especiais;
  • Realizar PEI ou AE;
  • Submeter o relatório final no site da UC (moodle)


DATAS IMPORTANTES

  • 15 de março de 2020 - Estudante submete proposta de trabalho no moodle.
  • 22 de março de 2020 - Professor envia comentários.
  • 21 de junho de 2020 - Estudante submete relatório final no moodle.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2020-03-29 às 17:05:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais